7 de dezembro de 2022

Aplicativos que talvez você não conheça

Você já imaginou viver sem seu celular? Pois é, mas se formos pensar, esse é um dispositivo relativamente novo, nos anos 90, por exemplo, era raro quem tinha um celular. O fato é que hoje, o raro é alguém não estar sempre com um celular em mãos.

E, vamos combinar que ele trouxe muitas facilidades para o nosso dia a dia, desde a possibilidade de realizar pesquisas, pagar contas, tirar fotos, filmar, assistir filmes e novelas, pedir comida, solicitar uma corrida, organizar tarefas, assistir aulas, realizar videoconferências, aprender novos idiomas, enfim… e isso tudo, graças aos aplicativos!

Então, com os celulares chegaram aplicativos, que são softwares desenvolvidos exclusivamente para dispositivos móveis, para todos os fins, facilitando muito nosso dia a dia.

Mas, por outro lado, são tantos aplicativos surgindo diariamente que fica difícil conhecer todos. Por isso mesmo, resolvemos mostrar aqui alguns bem interessantes e que podem trazer ainda mais praticidade à nossa vida e que talvez você ainda não conheça. Confira!

1. Moovit – transportes públicos

Disponível para Android, iOS e Windows Phone, Moovit é uma excelente opção para quem precisa se locomover pela cidade de ônibus, trem ou metrô.  Seja por motivos econômicos, políticos ou de saúde, o aplicativo terá acesso à informações sobre transporte público e rotas, até para quem prefere ir a pé ou de bicicleta. Basta digitar o seu destino e poderá conhecer suas opções de transporte público que servem para você. Por ter em seu banco de dados várias cidades brasileiras e inúmeros lugares ao redor do mundo, isso faz de Moovit uma ótima opção também para quem vai viajar.

2. Duolingo – para aprender línguas

Quer aprender novos idiomas, mas não tem tempo ou dinheiro para fazer um cursinho, então, Duolingo pode ser o que precisa. Se trata de uma plataforma, disponível para Android e iOS, onde é possível aprender novas línguas como inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e até esperanto, com muitos exercícios para ajudar a escrever, ouvir e falar nesses idiomas. Basta se cadastrar e escolher o idioma que pretende aprender, sendo possível, inclusive, definir metas diárias. E se quiser, ainda pode fazer um teste de nivelamento para saber em que nível está, para que não precise começar do zero. 

3. Kekanto – mostra lugares próximos

Vai viajar, conhecer uma cidade nova e gostaria de descobrir lugares próximos à você? Então, o aplicativo Kekanto pode ser uma ótima opção. Disponível para Android e iOS, o aplicativo indica lugares, hotéis, cafés, bares, livrarias, baladas, cinemas, entre outros, se baseando em sua localização. Por ser integrado com o Google Maps, ele inclui também a avaliação dos locais, até com os comentários dos usuários e o horário de funcionamento dos estabelecimentos.

4.Moves – seguir nossos passos

Disponível para Android e iOS, Moves é um aplicativo projetado para seguir, literalmente, os seus passos, muito interessante, principalmente, quando você visita outras cidades. Moves registra os caminhos percorridos, contando a quantidade de passos dados e a quilometragem. No final do dia, é possível visualizar um relatório completo sobre as suas andanças. E a mesmo acontece ao longo de uma semana ou de um mês, oferecendo uma forma diferente e divertida de medir os caminhos que percorreu.

5. Conversor de unidades

Disponível apenas para Android, esse aplicativo promete resolver um problema que só lembramos quando estamos em meio a ele, que é o de converter medidas, entre outros. Pois bem, o Conversor de Unidades faz a conversão de praticamente qualquer medida, incluindo peso, temperatura, moeda, comprimento, área, entre outras unidades. E mais, o aplicativo também oferece calculadora, fuso horário mundial, cronômetro e realizar alguns cálculos matemáticos como equações, juros, perímetro e proporção.

6. 52 Semanas – Desafio para economizar

Disponível para Android e iOS,  esse aplicativo é perfeito para quem precisa economizar mas não consegue. Pois bem, 52 semanas vai te dar uma forcinha nessa tarefa! A proposta do aplicativo é bem interessante, pois você começa economizando um valor, por exemplo, R$1,00 na primeira semana, daí em diante, deve guardar o valor referente ao valor inicial multiplicado pela semana, ou seja, na segunda semana, seria R$ 2,00 e assim por diante. E o aplicativo é quem faz as contas, sendo necessário, apenas, colocar o valor que se deseja como inicial. Sem dúvida, um ótimo aplicativo para quem não consegue desenvolver o hábito de poupar.

7. Splitwise – ajuda a dividir contas

Disponível para Android e iOS, esse aplicativo é voltado para quem volta e meia sai com amigos e fica todo enrolado na hora de dividir a conta. Pois é, na verdade, seja em uma viagem, festa de família ou as contas de um apartamento compartilhado, quem nunca se enrolou, não é mesmo? Basta cadastrar as despesas e os participantes, o aplicativo faz o resto, ele divide os valores automaticamente, sem dor de cabeça!

8. NutraBem – ajuda a controlar o que comemos

Quer emagrecer ou controlar o peso? Então, NutraBem pode ser o que precisa. Disponível para Android e iOS,  ele é voltado para o controle e perda de peso, permitindo simular as refeições antes do consumo para ajudar nas decisões alimentares. E mais, ele oferece uma tabela com os grupos de alimentos que possuem equivalência nutricional, ajudando na hora de ter que substituir um ou outro alimento. E não é só isso, o aplicativo tem uma funcionalidade bem interessante de fazer o acompanhamento semanal do consumo, por grupos de alimentos, apontando as tendências a desequilíbrio, permitindo identificar hábitos prejudiciais.

9. Flush – mostra banheiros próximos

Quem nunca se viu apertado para ir no banheiro que atire a primeira pedra! Disponível para Android e iOS, Flush promete resolver esse problema. Logo na tela inicial do aplicativo aparece um mapa com indicações de banheiros próximos a você, incluindo aqueles dentro de estabelecimentos, como restaurantes e shoppings. Já, em”Near Me”, o aplicativo mostra os que estão mais próximos. Vale saber que as indicações são feitas pelos próprios usuários, e você também pode ajudar com informações, indicando o endereço, se é gratuito e se possui acesso para pessoas com deficiência.

10. Preço do Gás – permite pedir gás a qualquer hora

Mas em qual app para pedir gás? Já pensou estragar uma reunião de família, ou amigos, porque ao preparar a refeição descobriu que o gás acabou? Então, O Aplicativo Preço do gás é, justamente, para fazer com que pedir gás não seja mais um bicho de sete cabeças. Podendo pedir a qualquer hora, de diferentes revendedores, marcas, enfim, tudo em um só lugar, trazendo informações sobre o melhor preço disponível, a entrega mais rápida, forma que prefere pagar (pessoalmente) e ainda podendo acompanhar o status do pedido. É ou não bem mais prático?

E é isso, esses são só alguns, dos muitos, aplicativos que surgem a cada dia e que, com certeza, valem a pena ter em nossos celulares!