Em crianças, tenha cuidado especial ao usar óleos essenciais. Não são recomendados, entre outros óleos ricos em 1,8-cineol e mentol, pois podem causar problemas nos sistemas nervoso, respiratório e erupções cutâneas.
Além disso, é proibido usar óleo de gaultéria ou bétula açucarada (Betula lenta) em crianças devido à presença de salicilatos, risco de desenvolver uma síndrome de Reye muito perigosa. Óleos contendo fenóis (cravo, canela, tomilho, orégano) irritam muito a pele e, quando borrifados em um ambiente, seu cheiro pode ser irritante.
É melhor evitar óleos em crianças com menos de 3 meses (também deve-se ter em conta se o parto foi pontual). Você pode possivelmente considerar o uso de hidrolatos (de boa qualidade, realmente produzidos no processo de destilação) e diluí-los adicionalmente para que o cheiro não seja muito intenso.
A difusão de óleos essenciais no quarto de uma criança pequena
A maneira mais segura é aplicar óleos essenciais em uma tigela com água quente. Você deve começar com uma pequena quantidade de óleos, no início mesmo com 1 gota. Você também pode dar o óleo em um pomander de feltro colocado em um guarda-roupa ou em outro local inacessível para a criança.
Em quartos de crianças mais velhas, você também pode usar aromatizadores de tomada, difusores de água ou outros tipos de difusores (também na ausência de crianças e, em seguida, ventilar bem o ambiente).
Uma forma conveniente de aromaterapia infantil é usar 1 gota de óleo essencial na cabine de duche: aplique uma gota do óleo na parede da cabine, a uma altura inacessível às crianças. A água quente do chuveiro irá liberar o poder do óleo.
Massagem para bebês com óleos essenciais
O segundo método suave de usar óleos essenciais em crianças é a massagem. Para isso, diluímos os óleos essenciais no óleo base, mas é necessário escolher os óleos e suas concentrações conforme a idade da criança.
O óleo de amêndoa funciona muito bem como óleo base para crianças, mas você também pode usar outros óleos, como óleo de semente de papoula, óleo de argan, óleo de coco fracionado ou óleo de jojoba. Tudo depende das preferências e reações da criança em relação aos cheiros.
Deve-se ficar atento para saber se, por exemplo, um determinado óleo, como o de hortelã-pimenta, tem um bom efeito na pele da criança, o que é especialmente importante no caso da dermatite atópica (DA), frequente em crianças.
Quanto óleo essencial ou mistura de óleos essenciais pode ser usada para massagear um bebê? As recomendações dos aromaterapeutas podem variar consideravelmente.
Geralmente, os aromaterapeutas usam concentrações mais baixas. Abaixo está uma proposta: para 2 colheres de sopa de óleo básico, damos:
- 1 gota de óleo essencial (2 semanas a 2 meses);
- 2 gotas de oe (3-6 meses);
- 3 gotas de oe (7 meses-2 anos);
- a 6 gotas de oe (3-5 anos).
É recomendado uma abordagem suave semelhante (1 gota para cada 15 ml de óleo base ou 1-2 gotas no banho para uma criança de até 1 ano de idade, e então a cada 5 anos você pode aumentar em 1-2 gotas). Use concentrações de 0,1% a 5% em crianças de 3 meses a 15 anos.
Recomenda-se até concentrações de até 33% para certos óleos em certas doenças. Obviamente, trata-se apenas de óleos essenciais selecionados permitidos em crianças. Informações detalhadas abaixo.
Óleos essenciais e a idade da criança
As recomendações de segurança e a ordem em que os óleos são introduzidos variam entre os especialistas. As recomendações mais universais são as que fornecem concentrações específicas para uma determinada idade e para todos os óleos que não possuem recomendações de segurança específicas.
Muitos desses óleos irão se sobrepor aos óleos seguros para gravidez e lactação. No entanto, as próprias concentrações serão inicialmente mais baixas do que as permitidas durante a gravidez.
Sugere-se a introdução de óleos a partir das 2 semanas de idade! Os primeiros óleos a serem introduzidos são tangerinas (casca), camomila (romana e alemã) e lavanda.
Observe que não deve ser confundido com o híbrido de lavanda, ou seja, a lavanda. Ele contém eucaliptol e cânfora – ingredientes definitivamente não recomendados para crianças pequenas.
Depois, a partir dos 3 meses, pode-se introduzir o óleo essencial de sementes de coentro, gerânio e árvore do chá. Os óleos permitidos a partir dos 7 anos incluem: óleo de incenso (Boswellia carteri), laranja doce, ravensara (note, não deve ser confundido com ravintsara) e quimiotipo de tomilho linalol. A partir dos três anos, a lista se estende a cerca de 20 óleos essenciais.