Industrial, moderna, compacta, rústica: não importa o estilo da sua cozinha, algumas regras são valiosas para equipá-la corretamente
Equipar a cozinha nova com eletrodomésticos é uma tarefa gostosa, mas, ao mesmo tempo, trabalhosa. Por um lado, há toda aquela empolgação para escolher aparelhos que combinem com o estilo da sua cozinha, criando uma estética agradável no cômodo. Por outro lado, com tantas opções disponíveis, é normal ficar um pouco perdido sobre qual escolha fazer.
Afinal, como saber se a melhor opção para sua cozinha é um cooktop ou um fogão? O micro-ondas que você planeja comprar combina com a decoração do ambiente? E o que você deve observar ao escolher a geladeira inverse dos seus sonhos? Neste texto, entenda quais são os critérios mais importantes que devem guiar a sua escolha.
Qualidade e durabilidade
Você certamente vai querer o que há de melhor para a sua casa, correto? Independentemente do estilo da sua cozinha, você quer ter a certeza de que bons aparelhos estarão disponíveis para você na sua rotina. Portanto, procure sempre priorizar a aquisição de aparelhos de marcas reconhecidas e confiáveis, conhecidas por adotar as normas de segurança e qualidade na fabricação dos seus aparelhos.
Lembre-se também de verificar se os equipamentos têm garantia e se há a possibilidade recorrer à assistência técnica, caso seja necessário fazer manutenção ou reparos nos seus aparelhos.
A durabilidade é igualmente importante. Dependendo da rotina da casa ou do tamanho da família, algumas cozinhas serão mais utilizadas do que outras. Desse modo, é importante contar com aparelhos que consigam acompanhar esse uso intensificado e sejam resistentes. Priorizar compras de equipamentos de qualidade é fundamental para evitar reparos constantes e substituições prematuras de peças ou de todo o eletrodoméstico.
Facilidade de limpeza
Muita gente defende que cozinhar é uma atividade prazerosa e relaxante. Porém, mesmo nesses casos, não há como negar que também é algo desgastante. Afinal, além de preparar os alimentos, ainda é preciso fazer a limpeza depois que tudo estiver pronto. Mesmo que sua casa tenha uma lava-louças para dar conta da bagunça, ainda é preciso higienizar os eletrodomésticos regularmente.
Nesse sentido, o ideal é adquirir equipamentos que sejam fáceis de limpar, apresentando superfícies lisas e resistentes a manchas e corrosão. É válido checar se o eletrodoméstico tem algum componente removível, o que facilita a limpeza. Equipamentos fáceis de limpar agilizam esse processo no dia a dia e minimizam o risco da contaminação de alimentos, sendo um ganho para todos.
Eficiência energética
Ninguém quer que a conta de luz fique mais cara por causa dos eletrodomésticos da cozinha, não é mesmo? Se estiver em dúvida sobre dois eletrodomésticos que tenham chamado a sua atenção, procure priorizar aquele que tem uma eficiência energética melhor, prestando atenção na etiqueta energética do aparelho, que apresenta o nível de eficiência.
Os aparelhos que tiverem maior eficiência irão consumir menos energia e água, o que pode resultar em uma grande economia para o seu bolso, sobretudo a longo prazo. Além de ser benéfico para a sua saúde financeira, essa decisão também é boa para a preservação do meio ambiente, uma vez que contribui para a redução da emissão de gases poluentes.
Custo-benefício
E claro, é sempre importante levar em conta um dos princípios de qualquer compra: avaliar o custo-benefício. O eletrodoméstico mais caro nem sempre será a melhor escolha para a sua cozinha. Dependendo de como é o seu uso no dia a dia, não há necessidade de comprar um aparelho repleto de funcionalidades que você não irá utilizar.
Sempre dê prioridade para a qualidade, a durabilidade, o desempenho e os recursos que você precisa na sua rotina. Faça o comparativo de preços e orçamentos em diferentes lojas e fornecedores, não se esquecendo de contabilizar os gastos com manutenção e reposição de peças. Assim, será possível encontrar o aparelho que representa o melhor investimento a longo prazo.