5 de julho de 2022

Como funciona e o que é o mercado financeiro?

Envolvendo desde sua conta bancária até o valor que você vai pagar no combustível, o ramo econômico pode ser complexo para muitas pessoas.

Mesmo ainda não sendo tão difundido de forma  consciente no dia a dia de muitos brasileiros, o mercado financeiro é de extrema importância para boa parte das atividades nacionais e internacionais.

Tendo uma estruturação complexa, o mundo das finanças pode assustar quem não entende sobre informações sobre o mercado financeiro. Porém, de forma resumida, podemos dizer que se trata de todo o universo que engloba operações de compra e venda de ativos, caminhando desde títulos bancários até participações de grandes empresas.

Quem define o valor de cada ativo?

Uma das maiores dúvidas, quando entramos no tema financeiro, é “quem é o tomador de decisões quando se trata de valores?”. A realidade é que não existe uma pessoa específica que define a valoração ou redução de determinada ação e, sim, o mercado como um todo.

Levando em consideração diversos fatores, uma ação pode subir ou descer. Seja por uma concorrente que vem se desenvolvendo mais no mercado, a mudança de tomadores de decisões dentro da corporação ou até mesmo fatores externos, como a situação do mercado em certa região.

Não é possível definir uma regra para um ativo aumentar seu custo de mercado, pois realmente se enquadram muitas questões, mas especialistas da área, através de estudos, conseguem presumir se é hora de comprar ou vender a ação de uma empresa, por exemplo.

Qual a função do mercado financeiro?

Com intuito de unir tomadores de recursos e investidores, o mercado financeiro pode ser visto como um grande comércio de ativos. Assim como acontece quando você busca uma nova roupa e vai até uma loja do ramo, um investidor busca as empresas que mais lhe interessam para fazer aportes financeiros.

De um lado temos grandes empresas que buscam aumentar seu valor em caixa e assim seguir crescendo, de outro, pessoas dispostas a aplicar seu dinheiro em novos investimentos. O resultado disso, quando bem estruturado, é o aumento do valor de mercado por parte da empresa e o lucro para quem investiu.

Qual a importância do mercado para não investidores?

Caminhando em diversos momentos da vida de muitas pessoas, o mercado financeiro tem grande importância para a sociedade, pois ele está presente desde o momento que você solicita uma abertura de conta bancária, até o aumento dos preços em bens de consumo, como alimentos e combustíveis.

Mesmo que hoje você não seja um investidor, tem participação dentro da economia, desde o trabalho que você exerce, até mesmo com o dinheiro que você deixa em sua conta corrente. A não ser que você guarde seu dinheiro embaixo do colchão, as instituições bancárias fazem uso de todo dinheiro que você deixa com eles, comprando e vendendo ativos.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →