7 de julho de 2022

eNotas lança e-book para explicar termos e novidades tecnológicas do merca

Material gratuito torna conceitos, como NFTs, criptomoedas, metaverso e blockchain, mais acessíveis ao empreendedor

Belo Horizonte, junho de 2022 — O rápido avanço da tecnologia vem acompanhado de diversos conceitos que propõem mudanças na forma como agimos e até mesmo trabalhamos. Pesquisa realizada pela Edelman Intelligence aponta que a expansão da tecnologia é temida por boa parte da população mundial, sendo que 47% das pessoas no mundo acham que a inovação tecnológica está acontecendo rápido demais e ameaça seus empregos.

A melhor maneira de se tranquilizar quanto ao receio expressado por essa parcela da população é se informando, é o que acredita Christophe Trevisani, CEO da eNotas, única solução tecnológica do mercado que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil.

“Vemos com cada vez mais frequência, termos como NFT, Metaverso e Blockchain tomar conta das discussões que envolvem o mercado de trabalho. Estes termos estão atrelados a novidades que podem representar uma revolução na forma como trabalhamos e agimos em sociedade, por isso que devemos não só nos informar, mas também tornar o conhecimento sobre essas novidades cada vez mais acessível”, comenta o executivo.

Seguindo essa linha de raciocínio, a startup mineira elaborou o e-book gratuíto ‘NFT, metaverso, cripto: o guia dos termos que você PRECISA saber para ter um negócio preparado para o futuro!’, que tem o intuito de informar empreendedores sobre os conceitos e as novidades cada vez mais presentes no mercado.

“O material que preparamos contém definições simples sobre os principais termos que estão sendo ditos na mídia por empreendedores”, comenta Trevisani. Confira abaixo, quatro definições extraídas do e-book.

Criptomoedas

As criptomoedas são um tipo de dinheiro totalmente digital e descentralizado, ou seja, não é emitido por nenhum governo, e basicamente só existe no mundo digital, tal qual um e-mail. É possível enviar o valor de um lugar A ao B sem precisar de um meio físico para isso.

Recentemente, as criptomoedas ficaram famosas no mundo todo, sendo muito faladas nas redes sociais. Isso aconteceu após o destaque de uma criptomoeda específica, o Bitcoin. O ativo é a primeira moeda digital do mundo, e é negociado na internet em uma rede própria, o blockchain: um banco de dados no qual são registradas todas as transações entre os participantes da rede.

Hoje, já existe um mercado de criptomoedas consolidado, no qual muitas pessoas investem, e o processo de compra desta moeda é simples: basta abrir uma conta em uma corretora de moedas virtuais e começar a negociar.

Contudo, é importante pesquisar sobre as empresas disponíveis no mercado, certificar-se de que são confiáveis, conferir as avaliações dos clientes e entender as tarifas cobradas, afinal as moedas digitais são um investimento financeiro e, assim como o dinheiro físico, devem ser operadas com cautela e segurança.

Blockchain

O blockchain é um livro contábil que todos podem acessar e não pode ser mudado. Ele foi criado para registrar transações e rastrear ativos, seja em movimentações entre empresas ou pessoas. Os ativos incluem itens tangíveis, como mercadorias físicas, e intangíveis, como propriedades intelectuais e obras de artes.

O sistema está diretamente ligado ao Bitcoin e surgiu para que a moeda pudesse existir, sendo rastreada com segurança, no entanto, hoje a quantidade e as possibilidades de uso do blockchain já ultrapassaram as criptomoedas.NFTs

Assim como o blockchain e as criptomoedas, os NFTs são ativos digitais. Ou seja, são recursos intangíveis, que constituem o patrimônio de uma empresa ou indivíduo. Eles não são mercadorias físicas, mas sim bens imateriais que podem ser de propriedade exclusiva.

Os NFTs, são tokens não fungíveis, e a sigla representa o termo em inglês “non-fungible tokens”. Essa tecnologia garante que um ativo digital se torne propriedade de um comprador, tornando-a exclusiva.

Token, em inglês, significa símbolo. Portanto, os tokens simbolizam um item do mundo digital, como uma imagem. Eles são armazenados pela tecnologia blockchain, que falamos acima.

Já “fungíveis” significa que esses itens podem ser substituídos por outros do mesmo tipo, como notas de dinheiro, por exemplo. Mesmo podendo ser substituído, o item mantém seu

valor. Então, um token não fungível é um bem único e insubstituível.

Metaverso

O metaverso corresponde a um ambiente virtual imersivo, com aspectos semelhantes ao do mundo real. A ideia é permitir o convívio de pessoas de diferentes localidades por meio de avatares de uma forma interativa.

Ao usar ferramentas como os óculos de realidade virtual, será possível entrar num mundo digital e ter experiências parecidas com as da vida real. Será possível visitar lugares no mundo virtual como lojas, boates, casas, tudo que o mundo real tem a oferecer.

Uma pesquisa realizada pela Gartner, empresa de consultoria que desenvolve tecnologias relacionadas a introspecção, aponta que cerca de 30% das empresas do mundo tenham produtos e serviços prontos para o metaverso até 2026.

Além de produzir conteúdos didáticos que auxiliam os empreendedores, a e-Notas tem como propósito oferecer mais liberdade a todas as companhias que querem focar exclusivamente em seus negócios enquanto a eNotas cuida da emissão de notas fiscais. A empresa tem conquistado notoriedade no mercado com uma solução que integra o processo de emissão das NF-e com Prefeituras e Secretarias da Fazenda, disponibilizando três produtos para diferentes tipos de clientes: “eNotas Emissor”, “eNotas Gateway – Emissão” e “e-Notas Gateway – Consulta”.

Sobre a eNotas

A eNotas é a única solução tecnológica do mercado que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil, sem o cliente precisar se preocupar com as várias regras de emissão que variam entre as prefeituras. Oferece três produtos: “eNotas Emissor”, plataforma voltada para quem vende online e precisa automatizar suas próprias NF-e conectado a um meio de pagamento online e/ou plataforma EAD; “eNotas Gateway – Emissão”, plataforma que emite NFS-e, NF-e e NFC-e e fornece um canal único de comunicação com a Sefaz de cada estado e mais de 1.300 prefeituras; “eNotas Gateway – Consulta”, plataforma para consultar e monitorar NFS-e e NF-e tomadas e prestadas da empresa em tempo “quase” real. A eNotas cuida das notas fiscais para que seus parceiros possam cuidar do próprio negócio.

NF-e: Nota fiscal de Produto (Comércio/eCommerce)

NFS-e: Nota fiscal de Serviço (Prestadores de serviço em geral)

NFC-e/CF-e (SAT/MFe): Nota fiscal de Consumidor – Cupom fiscal (Varejo em geral)