6 de dezembro de 2022

HBO Max exibe sorteio dos grupos para a Champions League e traz curiosidades da primeira edição do torneio

A primeira UEFA CHAMPIONS LEAGUE a gente nunca esquece! E para mostrar total conexão com o público local é lançada a campanha “HBO Max: A Casa do Torcedor Roxo da Champions”. O conceito reforça a paixão do brasileiro pelo “futebol arte” e o espetáculo que a Champions League proporciona. São os melhores times do mundo, com grandes jogadores – muitos deles brasileiros. Só a HBO Max transmitirá todas as partidas da UEFA CHAMPIONS LEAGUE, dando ao seu torcedor roxo o melhor do futebol mundial.

Ainda para celebrar a primeira vez que a principal competição do futebol mundial será exibida na HBO Max, junto da transmissão do sorteio, que acontece em 26/08, a partir das 12h30, nós separamos algumas curiosidades sobre como começou o campeonato, que ainda nem tinha este nome, era Taça dos Clubes Campeões Europeus, para os nossos torcedores roxos se inteirarem e curtirem no máximo. Veja a seguir:

Você já ouviu falar de Gabriel Hanot e Jacques Ferran?

Eles foram os fundadores do campeonato que hoje chamamos de Champions League. Além de franceses, Gabriel e Jacques tinham algo em comum: ambos eram jornalistas. Gabriel até jogou na seleção francesa de Futebol, mas decidiu abandonar o futebol e começar o jornalismo após um acidente. Na carreira de jornalista, ele conheceu Jacques Ferran que o ajudou a estabelecer a UEFA. Jacques quem escreveu o regulamento original do torneio. Gabriel Hanot morreu em 1968, e Jacques Ferran em 2019. Fica o grande legado.

A primeira edição aconteceu em 1955

Ainda sob o nome de Taça dos Clubes Campeões Europeus, o campeonato começou em 1955 e se estendeu até 1956. A primeira partida foi realizada no dia 4 de setembro de 1955, entre Sporting (de Portugal) e Partizan (da antiga Iugoslávia). O resultado foi o empate de 3 a 3. Show de gols!

Apenas 16 equipes disputaram a primeira edição

Se hoje tem fase para ver quem vai entrar, e até sorteio de chaves para organizar as partidas entre os times, fica difícil imaginar que um dia a Champions League teve apenas 16 equipes disputando a taça. No total, foram apenas duas rodadas classificatórias, com quatro jogos cada, antes de chegar nas quartas de final.

Os 16 clubes participantes da primeira edição foram: Milan (Itália), AGF Aarhus (Dinamarca), Anderlecht (Bélgica), Djurgården (Suécia), Gwardia Warszawa (Polônia), Hibernian (Escócia), Partizan (Iugoslávia), PSV Eindhoven (Holanda), Rapid Wien (Áustria), Real Madrid (Espanha), Rot-Weiss Essen (Alemanha Ocidental), Saarbrücken (Sarre, um protetorado criado em 1947 e reanexado à Alemanha em 1957), Servette (Suíça), Sporting (Portugal), Stade de Reims (França) e Vörös Lobogó (Hungria).

Os artilheiros

O primeiro gol na história do campeonato foi marcado por João Baptista Martins, do clube português Sporting. Ironicamente, o artilheiro com mais gols dessa edição foi Milutinović, do time da hoje inexistente Iugoslávia que abriu o campeonato junto com o Sporting – ele fez 8 gols. Na sequência, vem Palotás, do time da Hungria, e Glovacki, do time francês, ambos com 6 gols.

Real Madrid: o primeiro time vencedor da história da Champions

Fazendo história desde a primeira edição, o Real Madrid foi o primeiro vencedor do campeonato. Com o técnico José Villalong, o time espanhol venceu de virada por 4 a 3 o time francês Reims, que jogava em casa, no estádio Parc des Princes, em Paris. Hoje o Real Madrid é o clube com mais títulos na Champions League, somando 13 vitórias.

Na primeira edição da competição somam-se 131 gols feitos em 29 jogos. Dá para acreditar? Dia 26 de agosto, a HBO Max transmite o sorteio de chaves que distribuirá os 32 times que disputarão a edição 2021/2022 da Champions League. O campeonato prevê mais de 120 jogos, e todos serão exibidos ao vivo na HBO Max, sem custo adicional.

Junte-se à conversa e siga @HBOMaxBR nas redes sociais

Sobre a HBO Max®

HBO Max™ é a plataforma de streaming direto para o consumidor da WarnerMedia que oferece a melhor qualidade em entretenimento. HBO Max apresenta a mais ampla variedade de histórias para todas as audiências de marcas icônicas como HBO, Warner Bros., DC, Cartoon Network e muito mais. A plataforma de streaming foi inicialmente lançada nos Estados Unidos em maio de 2020. O lançamento global da HBO Max se iniciou em 39 mercados da América Latina e Caribe e a plataforma chegará à Europa, mais adiante este ano e no próximo, quando os serviços de streaming da marca HBO começarem a ser substituídos.