6 de dezembro de 2022

O que é b-learning e e-learning? Diferenças e qual escolher

Assim como em diversas outras áreas, a tecnologia também trouxe muitos avanços e impactos positivos para a educação, que revolucionaram o processo de aprendizagem. 

Nesse contexto, saber o que é b-learning e o que é e-learning é muito importante para quem se interessa, especialmente, pelo ensino a distância. 

De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), até 2022, a expectativa é que o número de matrículas no ensino a distância supere, pela primeira vez, o ensino presencial

Com uma previsão como essa, quem não está inteirado sobre todas as alternativas para o ensino a distância está dormindo no ponto. 

Afinal, apesar de a essência do EAD ser o uso da tecnologia a favor da aprendizagem, existem diferentes metodologias pelas quais você pode optar para basear o seu curso ou treinamento online. 

Por isso, se você não sabe o que é b-learning e e-learning, chegou a hora de entender a definição, como funciona e quais as vantagens de duas das maiores metodologias EAD.

Continue sua leitura e descubra tudo sobre o assunto! 

O que é b-learning?

O blended learning ou b-learning, como é conhecido, é uma das metodologias EAD mais promissoras por contemplar tanto o ensino a distância quanto o presencial

Na prática, um curso ou treinamento b-learning apresenta ambas as modalidades de ensino, atuando de forma complementar para garantir um melhor desempenho dos alunos e mantê-los engajados nas atividades remotas. 

Desse modo, podemos entender o b-learning como uma metodologia de ensino híbrido, que combina ambas as práticas pedagógicas. 

Assim, o aluno terá momentos de encontro presencial com o professor (e outros alunos, em alguns casos) para realizar algumas atividades, enquanto outras, serão passadas de forma online.

Os treinamentos ou cursos que seguem a metodologia b-learning podem tanto mesclar ambas as práticas, como manter a maior parte do ensino presencial ou digitalmente. 

Afinal, o que é b-learning não está relacionado à quantidade de atividades realizadas em cada uma das modalidades, mas desde que elas estejam associadas, mesmo que em pequenos detalhes, já pode ser considerado um ensino híbrido.

Assim, o b-learning pode ter um foco maior no presencial ou a distância:

  • presencial: conteúdo disponibilizado em uma plataforma EAD, mas com encontros presenciais para discussão, realização de atividades e avaliações presencialmente; 
  • a distância: aulas, atividades, trabalhos e fóruns de discussão acontecem a distância, por meio de uma plataforma EAD. Encontros presenciais para avaliações ou apresentações. 

Quais as vantagens do ensino híbrido?

Depois de entender o que é b-learning, certamente já deu para identificar alguns dos benefícios que a metodologia pode proporcionar para os alunos e professores, certo?

A verdade é que o b-learning é uma modalidade completa: proporciona a interação presencial para complementar o ensino online, e vice-versa. 

E como consequência, podemos observar alunos mais engajados e motivados a prosseguir e se comprometer com os estudos. 

Além disso, outras vantagens que podemos perceber são:

  • oferecer a oportunidade de um contato mais próximo de professores e tutores;
  • estimular o comprometimento dos alunos com os encontros presenciais;
  • favorecer a resolução de atividades e tirar dúvidas de forma presencial;
  • permitir que o aluno potencialize os estudos com ambas as modalidades. 

E o que é e-learning? 

Agora que você sabe o que é b-learning, chegou a hora de entender o que é o e-learning, a metodologia de ensino a distância projetada para valer US$325 bilhões em 2025, segundo o portal TheEducators.

Se no blended learning o destaque é o ensino híbrido e a oportunidade de mesclar as aulas presenciais com o universo virtual, no e-learning temos um aprendizado totalmente eletrônico. 

Assim, o curso ou treinamento pautado no e-learning oferece única e exclusivamente as ferramentas digitais como apoio para o ensino. 

Isso significa que, desde as atividades ao contato com o professor, tudo acontece a distância, em um processo de autoaprendizagem, por meio de uma plataforma EAD. 

Aí, na plataforma escolhida, o professor pode utilizar dos recursos disponibilizados para simular um ambiente de sala de aula.

Quais as vantagens do ensino eletrônico? 

Assim como o b-learning oferece muitas vantagens, o mesmo acontece com o e-learning. Nesse caso, podemos citar como os principais benefícios do uso da metodologia, os seguintes aspectos: 

  • acesso prático, fácil e de qualquer lugar aos conteúdos e materiais disponibilizados;
  • comparado à educação presencial, o EAD pode ser muito mais econômico, especialmente para os treinamentos corporativos, por exemplo;
  • as aulas e materiais extras pode ser acessados por muitos alunos de diferentes locais ao mesmo tempo;
  • maior atualização e distribuição de conteúdo pelos professores;
  • permite avaliação individual de cada aluno.

Afinal, qual a melhor metodologia? B-learning ou e-learning? 

Depois de compreender o que é b-learning, e-learning e todas as suas vantagens, você pode estar se perguntando qual a melhor metodologia para usar em seu curso ou treinamento online

Como pudemos ver, apesar de ambas serem metodologias EAD, elas se diferem em um único e muito relevante aspecto: o contato presencial entre os alunos e professores. 

Isso não significa, porém, que o b-learning é melhor que o ensino essencialmente a distância. Muito pelo contrário, a melhor metodologia irá depender do curso que está sendo oferecido e do seu público-alvo.

Para um curso livre, por exemplo, o e-learning e as funcionalidades oferecidas pela plataforma EAD escolhida podem ser o suficiente para repassar o conhecimento e garantir a aprendizagem. 

Já para um curso que exige prática constante ou que possui pontos muito técnicos, que pode ser mais difícil realizar a distância, o modelo híbrido pode ser uma boa alternativa.

O importante, independentemente da metodologia escolhida, é garantir que as ferramentas e funcionalidades utilizadas auxiliarão o processo de aprendizagem dos seus alunos, promovendo interações, engajamento e motivando toda a turma. 

No vídeo abaixo, veja Jessie Woolley-Wilson, CEO da DreamBox Learning, falando sobre a combinação da tecnologia e aprendizagem, e todas as vantagens que o modelo de ensino EAD pode proporcionar para a educação.

https://youtu.be/o0TbaHimigw

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.