27 de março de 2024

3 maneiras de aumentar a satisfação do cliente

O que você precisa fazer para deixar seus clientes satisfeitos? Estas três formas lhe permitirão aumentar a sua satisfação e, consequentemente, o seu volume de vendas.

Adquirir um novo cliente custa de seis a oito vezes mais do que manter um existente e motivá-lo a fazer outra compra. Por esse motivo, a satisfação do cliente deve ser a principal prioridade para o varejista online.

Então, como agradar seus clientes? Neste artigo, mostramos três métodos para deixar seus clientes satisfeitos e aumentar seu faturamento.

1- Atender as expectativas do cliente

Existem vários motivos pelos quais um cliente pode estar insatisfeito com sua loja: um produto insatisfatório, um pacote que foi entregue com atraso ou (na pior das hipóteses) não chegou. Existem muitas causas potenciais.

Embora esses contratempos sejam inevitáveis, eles podem ser evitados. Ao navegar na oferta da sua própria loja ou da concorrência, você descobrirá que as descrições dos produtos geralmente são incompletas e as fotos são escassas. Os clientes compram às cegas e esperam que tudo dê certo.

Se eles ficarem desapontados, eles devolverão o produto. Isso significa que você tem que arcar com o custo da devolução e o cliente fica insatisfeito. Exatamente o oposto do que deveria ser.

Para aumentar a satisfação do cliente (e reduzir o número de retornos), invista na forma como seus produtos são apresentados. Descrições abrangentes e fotos melhores garantirão que seus clientes saibam exatamente o que estão pedindo.

2- Pequenos gestos – grande importância

Já pensou em cada compra enviar um bilhete com uma mensagem  “Obrigado pela sua compra”?

Esses pequenos gestos criam um efeito “uau” para os clientes, o que é tão raro no setor de comércio eletrônico. Eles também aumentam a chance de sua loja se tornar famosa

Se você escrever uma nota de agradecimento, adicionar um produto gratuito, responder educadamente a uma reclamação em vez de um clichê ou oferecer um serviço de presente gratuito, pequenos gestos geralmente tornarão seu cliente um fã fiel de sua loja.

Pense em como você pode fazer o cliente pensar “Uau!” Ao abrir o pacote. ou pelo menos ficou satisfeito – claro, sem custos e tempo adicionais.

Na maioria das vezes, são as pequenas coisas que tornam a loja online acima do nível da concorrência e aumentam a satisfação do cliente.

3- Facilite a vida do seu cliente sempre que puder

Quão difícil é para o cliente se encontrar em sua loja online, quanto tempo leva para fazer um pedido?

A frustração é um dos fatores mais desencorajadores no setor de comércio eletrônico. Se você deseja que um cliente em potencial realmente compre algo de você, é necessário simplificá-lo o máximo possível.

Isso significa botões de Call to Action claramente visíveis, um processo de pedido descomplicado e a possibilidade de obter respostas a quaisquer perguntas de forma rápida e fácil.

Como varejista on-line, você se sente apegado à sua loja e, portanto, não consegue ver certas coisas – em alguns casos, você pode não conseguir ver o que está errado e o que faz com que você perca clientes.

Seguindo essas dicas você pode, além de aumentar as suas vendas, se tornar uma referência na internet, que quando alguém digitar no Google o serviço que você presta, seja ele “loja de roupas em Belo Horizonte” ou “desentupidora capao redondo” o nome da sua empresa aparecerá na primeira página.

O importante é sempre pensar no cliente em primeiro lugar!