27 de março de 2024

O que você deve saber ao iniciar uma loja online

Você já se perguntou como fazer para iniciar uma loja online? Hoje em dia é simples e barato, basta ter um domínio próprio, comprar espaço no servidor e escolher um dos muitos sistemas para gerir uma loja virtual.

A automatização de programas de comércio eletrônico permite que você gerencie facilmente vendas, estoque ou contatos com clientes. 

Do lado técnico, fazer uma loja online é relativamente tranquilo.  Em primeiro lugar, devemos nos concentrar em apresentar os produtos à loja (fotos, descrições e preços), determinar os custos e detalhes de envio e desenvolver o regulamento da loja.

 Uma boa estratégia de marketing precisa ter um plano de negócios bem feito. Portanto, você precisa avaliar cuidadosamente a lucratividade planejada da loja, pensar no tipo de variedades, política de preços e muitos outros componentes do plano de negócios.

Estratégia de marketing de uma loja online 

Uma estratégia profissional de marketing de loja online deve ser bem pensada e elaborada. A principal tarefa é desenvolver uma seleção de produtos que a loja online vai vender. Se o seu e-commerce também vai oferecer serviços, eles também devem ser bem planejados.

A sua oferta deve ser competitiva, não necessariamente em termos de preço, mas pode distinguir-se pela qualidade, nível de serviço ou rapidez de implementação. Também deve se destacar com algo que os outros não oferecem. Pense em como sua loja pode se destacar da concorrência. 

Análise da concorrência

A estratégia de marketing de uma loja online deve começar pela análise dos concorrentes. Pense na vantagem da sua oferta sobre a da concorrência De que maneira você pode ser melhor do que o que já existe no mercado? Sua ideia é facilmente copiada pelos concorrentes? Você oferece algo inovador? 

Análise de mercado

Este mercado está se desenvolvendo e a demanda pelo serviço ou produto está crescendo? Está sujeito a alterações? Do que eles são dependentes? É uma indústria sazonal? Você vai operar em escala local, regional, nacional ou internacional? Quais são os custos de entrar no mercado neste contexto? Quais barreiras você terá que superar?

 E outra pergunta essencial: qual é o seu público-alvo? Quais necessidades sua oferta atende? Pense em quantos leads você planeja ter. 

Tente responder a essas perguntas de forma verdadeira e confiável.

Venda e promoção

Você conhece o mercado, concorrentes, clientes e sua oferta. 

Precisa escolher se deseja administrar uma loja física ao mesmo tempo. Fazer as duas pode ser mais difícil, mas pode facilitar para aquelas pessoas que preferem retirar os produtos na loja.

Escolher uma opção de loja online é mais barato e pode ser uma boa proposta, principalmente para quem está iniciando sua aventura de negócios com o e-commerce. 

Torne o seu caminho de vendas o mais simples possível para o cliente. Facilite para ele fazer compras através da opção de pagamento rápido.

Desenvolva formas rápidas e convenientes de entrega de produtos para os clientes. Lembre-se dos regulamentos da loja e da possibilidade de devolução de mercadorias, bem como garantias e reclamações. 

Desenvolva bem a estratégia de marketing que vai seguir. Marketing 1.0 vale a pena? Ou vai apostar em fazer anúncios nas redes sociais para alcançar o seu público? 

Se estiver na dúvida sobre qual caminho seguir, vale a pena contratar uma agência especializada que pode lhe dar suporte para que não coloque dinheiro fora, principalmente quando estiver no início!