26 de abril de 2024

4 tendências em indústria B2B que você precisa saber

Nos últimos anos, as indústrias B2B passaram por grandes mudanças, principalmente quando falamos de tecnologias e de comunicação. Tanto a forma de executar os processos quanto a prospecção industrial atraindo novos clientes, foram completamente modificadas, ganhando um tom bem diferente daquele que já estávamos acostumados. 

Além disso, o mercado do B2B passa por uma boa alta em relação aos seus serviços e produtos,sendo cada vez mais fundamental dentro do nosso dia a dia. Consequentemente, a concorrência aumenta, tornando cada vez mais comum, uma alta disputa pela concorrência, fazendo com que seja fundamental, ficar cada vez mais de olho no mercado. 

Por este motivo, separamos 4 tendências em indústrias B2B que você precisa saber e que vão te ajudar a ter um certo destaque da concorrência, pronto? Então vamos lá!

  1. Utilize marketing de conteúdo interativo

A produção de conteúdos sempre foi considerada algo primordial na hora da comunicação entre o mercado B2B, e é claro que ele segue como uma das grandes tendências dentro de qualquer indústria. 

A produção de conteúdos faz com que você tenha uma proximidade muito maior entre você e seus potenciais consumidores, afinal, o tema marketing para indústria não esteve tão em alta como nos dias de hoje. 

Você consegue atrair mais pessoas, se comunicar com clientes antigos, gerar autoridade e reconhecimento, tudo através da produção de conteúdos originais e que se destaquem da concorrência. Também é importante apostar em um certo grau de interatividade dentro do seu conteúdo. 

Lives, vídeos e redes sociais, por exemplo, ajudam a gerar um certo engajamento com seu público, e fazer com que, cada vez mais, o relacionamento entre empresas fique algo mais próximo e solidificado. 

  1. Comunicação personalizada e pesquisa por voz

Dentro da área B2B, a segmentação é um dos pontos chaves para conseguir alcançar o público certo, afinal, grande parte dos produtos e serviços ofertados por uma indústria são mais direcionados e específicos do que o normal. 

Isso faz com que seja praticamente obrigatório, montar uma comunicação totalmente personalizada, que você se comunique e alcance o público de maneira certa e mais incisiva. Monte um cronograma abordando uma comunicação mais direta, e trate cada cliente de forma única. 

Outro ponto que também ajuda é a pesquisa por voz. Adote ferramentas para que as pessoas possam achar a sua indústria ou navegar pelo seu site, totalmente com comando de voz, gerando praticidade e eficiência. 

  1. Inteligência Artificial e chatbots

A inteligência artificial já não é mais uma novidade para ninguém que trabalha dentro do setor industrial, afinal ela já faz parte do cotidiano de quem atua neste segmento. Através dela, você consegue otimizar e automatizar diversos processos da sua indústria, ajudando em inúmeras áreas dentro da sua empresa. 

A produção, gerenciamento de estoque, atendimento, e até mesmo vendas, todos são impactados de maneira positiva pelas IAs, fazendo com que todos os colaboradores possam usufruir ao máximo dessa tecnologia. 

Já os chatbots, que podem até certo ponto, serem considerados descendentes da IA, também são muito importantes dentro do processo geral, eles colaboram com atendimentos mais precisos e fazem com que, seus clientes possam ser recepcionados da melhor forma possível. 

  1. Experiência do cliente e omnichannel

A preocupação com a experiência do cliente nunca foi um tema tão em alta no universo B2B como está sendo atualmente, então, é preciso sempre se preocupar em como seus consumidores irão reagir ao comprarem seus produtos e serviços de sua indústria. 

É fundamental priorizar essa experiência, trazendo por exemplo, uma plataforma de divulgação mais competente e variável, como o uso da estratégia omnichannel. Isso faz com que sua indústria não se limite apenas a ter um site,e consiga explorar diversos outros recursos. 

Blogs, redes sociais, e-mail marketing, atendimento por telefone, whatsapp, enfim, o omnichannel faz com que você esteja presente em todos os canais de atendimento possíveis, aumentando o contato com seus consumidores e melhorando a experiência deles em relação a sua indústria. 

Agora conte para a gente nos comentários abaixo, o que você achou das 4 tendências em indústrias B2B que separamos no texto de hoje, acha que alguma se encaixa no seu negócio? Compartilhe com seus amigos caso tenha curtido o texto, até a próxima. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.