8 de dezembro de 2022

7 benefícios de trabalhar em um escritório de coworking

Esta semana tive a honra de testar as instalações do Beework, um escritório de coworking incrível em Ribeirão Preto que realmente me impressionou e que recomendo a todos aqueles que desejam um espaço de trabalho compartilhado, profissional e obviamente múltiplo. discutiremos abaixo.

Hoje o coworking é realmente uma grande oportunidade para muitas pessoas que precisam de um espaço de trabalho, mas que buscam otimizar tempo, dinheiro e obviamente têm todos os benefícios (e alguns extras) de ter um escritório.

Mas você pode estar se perguntando …

E o que é coworking?

O Coworking é uma filosofia de trabalho que permite aos profissionais, sejam eles autônomos, empresários ou áreas de negócio, terem um espaço de trabalho compartilhado para o desenvolvimento de projetos ou trabalhos.

Atualmente na América Latina este movimento está crescendo e como muitos de vocês sabem, morando no Brasil, tive a oportunidade de aproveitar a experiência de usar este espaço graças aos meus amigos da Beework e pude experimentar muitos benefícios.

Benefícios de trabalhar em um escritório de coworking

Segundo a definição da Beework, o coworking é a evolução dos espaços de trabalho tradicionais, com um formato totalmente inovador, dinâmico e flexível, que permite partilhar os espaços com outros profissionais e outras empresas, bem como ter um espaço de trabalho próprio, de forma profissional e ambiente abrangente, gerando oportunidades de negócios.

Então, pela minha experiência hoje em dia, esses são os maiores benefícios que posso destacar e espero que eles motivam você a considerar trabalhar em um escritório de coworking.

Benefício nº 1 – Eficiência de custos

Os custos operacionais são reduzidos em até 30% ao ano, já que o compartilhamento de serviços permite maximizar seu uso de forma eficiente.

Um exemplo claro é a internet. Por ser um espaço compartilhado, você pode aproveitar as vantagens de velocidades realmente altas sem ter que cobrir 100% dessa conexão sozinho.

Sem falar de outras vantagens como poder usufruir da cozinha, salas de reuniões, ter tudo limpo e arrumado, luz e outros detalhes.

No meu caso como freelancer, um escritório de coworking me ajuda muito a otimizar custos que, de outra forma, teria que enfrentar individualmente.

Benefício nº 2 – Flexibilidade

Outra vantagem de trabalhar em um espaço compartilhado é que você paga pelo espaço que precisa, podendo aumentar de acordo com o ritmo de crescimento do seu negócio.

Por exemplo, no Beework, pode-se começar a usar apenas áreas mistas e, em seguida, passar a ter uma mesa pessoal ou se quiser mudar para escritórios privados com 2, 3, 4 ou mais mesas.

Ao contrário de um escritório tradicional que pode ser grande demais para uma pessoa, aqui é possível continuar crescendo no mesmo lugar. Além do mais, essa é uma grande vantagem, pois, se o negócio crescer, não há necessidade de se deslocar, mudar de endereço ou qualquer outra coisa.

Benefício nº 3 – Comunidade

Os escritórios de coworking não são apenas um espaço de trabalho, baseiam-se num ambiente colaborativo, que ajuda os seus membros durante o trabalho.

Não é incomum que nesses tipos de espaços, alguém esteja repentinamente na cozinha ou em uma área mista e de repente comece a falar com outra pessoa e eles acabem gerando negócios.

É precisamente essa cultura ou filosofia de coworking que gera que esses tipos de modelos de trabalho muitas vezes se tornam mais do que apenas ambientes de trabalho e se tornam ambientes de negócios.

Nas palavras de Jose Luna (Gerente Geral da Beework) eles se definem como um Smart Coworking:

«O nosso modelo de Smart Coworking gera um ambiente colaborativo que permite às empresas e trabalhadores independentes estreitar os laços e construírem pontes entre o espírito empresarial e o freelancer, gerando escala empresarial. Este modelo e o entusiasmo que existe no local, predispõe à criação de negócios inteligentes, ampliando as redes de trabalho devido à diversidade de setores e estilos de trabalho. «

Benefício nº 4 – Serviços

Com base na minha experiência, outro dos grandes benefícios que pude usufruir de alguns serviços está relacionado com o primeiro ponto que discuti neste artigo e que é a otimização de custos.

Durante esta semana que estive na Beework, vi serviços que são cobertos por estes tipos de espaços que são realmente muito importantes:

  • Internet de alta velocidade
  • Serviço de recepção
  • Horário de acesso amplo
  • Suporte de TI
  • Sala de reuniões
  • Estacionamento
  • Segurança
  • Café Lounge
  • Gerente de escritório (uma pessoa atenta a tudo)
  • Limpeza
  • Endereço Fiscal

Em resumo, sendo um espaço compartilhado, a divisão de custos se traduz em muitos serviços que podem ser usados, o que seria realmente quase impossível de assumir por conta própria (pior se você for um empresário)

Benefício # 5 – Menos estresse

Atenção a esse detalhe que não é menor.

Começar ou trabalhar realmente em um escritório de coworking reduz o estresse.

Por quê?

Simples. Você não precisa se preocupar em pagar por luz, internet, água, se tudo está limpo, segurança etc. Você vem, trabalha e vai. De resto, já existe um responsável.

Benefício #6 – Ambiente

A verdade é que hoje em dia existem muitos escritórios de coworking distintos, uns bem modernos, outros com um estilo mais hipster ou até casas que foram recondicionadas para criar um ambiente “caseiro”.

No meu caso, e o que pude constatar no Beework é que o ambiente (abaixo tem uma galeria de imagens) é muito profissional, com certos espaços mistos e descontraídos, mas que mantém aquele toque de um escritório profissional que é agradável.

Gosto particularmente do design de estilo industrial que o local possui, da decoração, do mobiliário e obviamente da distribuição correta dos espaços mais sociais, como a cozinha ou zona mista.

 

Benefício nº 7 – Motivação

Como freelancer, meu escritório costuma ser minha casa, a rua, um café ou um restaurante. A verdade é que não posso reclamar, é muito confortável não depender de um local ou ter essa liberdade, mas tem um grande problema: desmotiva e distrai.

Trabalhar em casa, por exemplo, faz com que muitos de vocês se distraiam, percam tempo e até mudem seus horários.

Trabalhar em um café é um tópico e tanto. Há ótimos dias em que tudo está indo bem e outros em que você tem um monte de mulheres que não param de gritar por horas ao seu lado.

Mas em um escritório de coworking as coisas são diferentes. Na verdade, é estar em um escritório, você vê outras pessoas trabalhando, há um ambiente propício e, obviamente, as distrações são mínimas.