Conheça o novo e grande sucesso da música brasileira.
João Fernando Gomes Valério é um jovem de apenas 19 anos, mas que já aponta como uma das maiores revelações musicais neste ano. Natural da cidade de Serrita, em Pernambuco, João Gomes (seu nome artístico) iniciou sua carreira na música como cantor de coral e, hoje, possui um enorme número de seguidores e fãs espalhados pelo país, de acordo com dados da pesquisa realizada pela Decode, empresa de aquisição de clientes e consulting do grupo BTG Pactual, em vários sites e aplicativos de streaming, como o Spotify.
O estilo escolhido por ele é o piseiro e o forró de vaquejada, bastante popular no Brasil pelo ritmo descontraído e gostoso de dançar. Segundo ele, suas maiores influências musicais são os cantores Belchior e Cartola.
Só para começar a mostrar os números que o cantor tem alcançado, o rapaz tem 1,3 milhões de seguidores no TikTok (dados de 23/08/2021) e seus vídeos alcançaram 774,8 milhões de visualizações. Entre as músicas mais famosas da plataforma, estão: Meu Pedaço de Pecado (93.8k vídeos com o som), Se For Amor (88.7k vídeos com o som), Aquelas Coisas (27.3k vídeos com o som) e Eu Tenho a Senha (14.7k vídeos com o som).
Mas, não para por aí. A Decode também levantou informações sobre o grande sucesso de João Gomes – e contra dados não há argumento, parafraseando o dito popular.
Desde o dia 28/06/2021, a música “Meu Pedaço de Pecado” ocupa o Top 3 das músicas mais tocadas todos os dias no Spotify Brasil e, na primeira quinzena de agosto, essa e mais duas de suas músicas, Aquelas Coisas e Se For Amor, se mantiveram entre as Top 5 (dados extraídos do site do Spotify).
O Youtube aponta que João Gomes teve um crescimento de 10.340% no volume de seguidores no site entre os meses de maio (15.900) e agosto (1.660.000) deste ano e seu canal no Youtube possui 13 vídeos publicados que somam mais de 445 milhões de views. É ou não é um fenômeno?
Só nos últimos 30 dias, seus vídeos tiveram 236.278 milhões de views, o que equivale ao incrível número de 91 plays por segundo. O mais visto foi com a canção “Se For Amor”, gravada ao vivo de Fortaleza com Vitor Fernandes e que chegou ao TOP 1, como a mais tocada no Youtube.
Segundo a Decode, o volume de buscas pelo nome do cantor no Youtube cresceu 10.722% de maio a julho de 2021. Veja os números:
- Abril – 9.000
- Maio – 30.200 (+236%)
- Junho – 170.510 (+465%)
- Julho – 974.010 (+471%)
O Google Trends mostrou que, a partir do dia 5 de junho, as buscas por João Gomes ultrapassaram o volume de buscas por “Anitta” e, na primeira semana de agosto, elas já superavam Anitta em 1.150%.
As buscas no Google alcançaram os 6 dígitos em julho deste ano, 1.057.590, um montante bem maior que as 61.700 feitas no mês de maio. E João Gomes não suplantou apenas a cantora Anitta em relação à quantidade de buscas no site. Ele também superou, desde julho de 2021, Maiara e Maraísa (por 1.195%), Barões da pisadinha (por 614%), Jorge e Mateus (por 614%), Justin Bieber (por 242%). Marília Mendonça (por 194%), Gustavo Lima (por 98%) e Juliette Freire (por 44%).
Agora, vamos ver o que a Decode encontrou no Instagram, na Apple Music e no Twitter.
No Instagram, os seguidores cresceram 1.981% nos últimos três meses (julho a agosto), sendo que, em maio de 2021, o número era de 266.627 seguidores e, em agosto, já havia subido para 5.548.125 seguidores.
Na Apple Music, a música “Meu Pedaço de Pecado” é a #1, a mais ouvida da plataforma, e o cantor está em #1 e #5 dos Top 5 mais ouvidos atualmente.
E, no Twitter, a presença de suas músicas em menções na rede também impressiona. As principais são:
- Aquelas Coisas – presente em 55% das menções.
- Meu Pedaço de Pecado – presente em 20% das menções.
- Se For Amor – presente em 12% das menções.
- Mete um Block Nele – presente em 8% das menções.
- Tô Sem Você – presente em 4% das menções.
- Que Nem Vovô – presente em 1% das menções.
Se você gosta de um bom piseiro e um forró de vaquejada, vale a pena conferir o que esse jovem cantor tem de bom em seu repertório.
A Decode, empresa de client acquisition e consulting analytics pertencente ao grupo BTG Pactual, foi criada em fevereiro de 2019 e atualmente com mais de 100 colaboradores. Voltada para o mercado B2B, sua maior frente é a de aquisição de clientes, trabalhando com empresas como Banco Pan, BTG+, BTG Digital, Embracon, OdontoCompany, entre outros, e também oferece tecnologia para apurar tendências de mercado e desenvolver produtos e serviços de excelência para melhor experiência das pessoas, além de estudos para compreender fenômenos sociais e o comportamento do consumidor.