Comércio digital, recorde de vendas, atendimento ao consumidor: conheça as tendências para o evento.
A Black Friday é uma das datas mais conhecidas do varejo no Brasil e no mundo. Pensada para ser uma forma de alavancar as vendas, ela oferece preços mais acessíveis ao público. E a Black Friday Brasil 2021 não será diferente.
Este ano, o evento será no dia 26 de novembro e, como sempre, é muito esperado pelo público, vendedores e empresários. A grande tendência, que deve permanecer na Black Friday 2021, é a presença do e-commerce em alta escala.
De acordo com o relatório Black Friday 2021, a facilidade e comodidade de comprar sem sair de casa, somada ao medo relativo à crise sanitária, aumentou a busca pelo comércio digital. Segundo a pesquisa, na Black Friday 2021, mais de 55% das pessoas irão optar por comprar em lojas virtuais e quase 15% devem buscar ofertas em aplicativos.
Se a Black Friday 2020 foi marcada como a mais digital da história, a de 2021 tem tudo para superá-la. A pesquisa de preços se torna mais fácil com a tecnologia e, além disso, os consumidores podem escolher com mais calma e conferir as ofertas ao longo do dia.
Bitrix24
Com Bitrix24 https://br24.io você tem todas as ferramentas essenciais para o seu negócio em uma só plataforma totalmente integrada aos melhores crms do mercado em 2022
Tendências de mercado para a Black Friday 2021
Esquenta Black Friday
Uma das principais tendências esperadas este ano é a chamada “Esquenta Black Friday”. A ideia é promover ações promocionais na semana do evento ou até mesmo durante todo o mês de novembro.
Novo comportamento do consumidor
Diferentemente do que aconteceu em 2020, em que grande parte das pessoas comprou apenas itens necessários, como alimentos, cosméticos e objetos para o home office, por exemplo, 2021 tende a ser um ano com mais variabilidade.
De acordo com uma pesquisa realizada pela rede Méliuz, 64% dos entrevistados revelaram que pretendem comprar itens de desejo, ou seja, produtos considerados “sonhos de consumo”, como eletrônicos, roupas e eletrodomésticos.
Descontos e incentivos
Uma das abordagens que devem estar em pauta na Black Friday 2021 é o formato do desconto. Preços mais baixos, dinheiro de volta por meio de cashback ou cupons? O estudo feito pela Méliuz afirmou que para 60,7% das pessoas, o preço ainda é o critério fundamental. Em seguida os incentivos, com 13,4% dos entrevistados.
Vale lembrar que o frete grátis é uma grande motivação na hora das compras. 12,6% dos respondentes afirmam se preocupar com isso. Mais: as formas de pagamento sem juros e a possibilidade de parcelamento também estão em alta.
Comprando para presentear
Outro cenário possível na Black Friday 2021 é o aumento das compras para presentear. Muitas pessoas utilizam a data para adquirir presentes comemorativos, como os de Natal.
De acordo com o estudo da Conversion, cerca de 86% dos entrevistados afirmaram que vão usar a data para se adiantar com as festividades. Entre os itens mais visados estão: celulares e eletrônicos, moda e acessórios, casa e decoração e cosméticos.
Foco no consumidor
Este é um fator que sempre está em alta, mas que se tornou ainda mais importante com o aumento da concorrência no e-commerce.
Com o amadurecimento do comprador digital, o cliente está cada vez mais exigente. Por isso, é importante proporcionar uma boa experiência ao consumidor, seja através do aplicativo, site ou do atendimento presencial.
Quanto gastar?
Para finalizar, vale destacar que em 2021 as pessoas pretendem gastar mais na Black Friday. De acordo com a Revista Exame, no ano passado os brasileiros gastaram, em média, R$ 679. Com isso, os valores absolutos bateram o recorde de R$ 3,1 bilhões, somente na sexta-feira.
A pesquisa da Méliuz mostrou que quase 25% dos consumidores pretendem gastar de R$ 1.000 a R$ 2.999 e mais de 10% querem gastar acima de R$3.000. Ou seja, a Black Friday 2021 tende a ser um novo recorde, representando um verdadeiro sucesso para o comércio, sobretudo o digital.