8 de dezembro de 2022

App para consultar placa: saiba como acompanhar informações do veículo de forma fácil

Você conhece o app para consultar placa?

O app para consultar placa surgiu para facilitar a vida de muitos motoristas que desejam saber informações sobre algum veículo. Porém, o que muitos não sabem é que há mais de uma opção disponível no mercado.

Esses aplicativos são bastante úteis para quem deseja comprar um carro seminovo. Por isso, se você não utiliza o aluguel de carros e pretende realizar a compra de um veículo seminovo, deve compreender a eficiência dessa ferramenta.

Com a funcionalidade do aplicativo você consegue conferir todas as informações do veículo que pretende comprar. Assim, evita transtornos como por exemplo a aquisição de um veículo com multa.

Quer saber mais sobre o app para consultar placa? Acompanhe esse artigo completo com todas as informações necessárias sobre o assunto!

App para consultar placa: entenda o que é possível descobrir 

Primeiro, não tem mistério para consultar a placa por meio do aplicativo. Se você tiver o número da placa é possível acompanhar todas as informações do veículo. 

Com a consulta é possível encontrar as informações técnicas e gerais sobre o carro, histórico de roubo ou furto, dentre outros dados. Sendo assim, confira abaixo alguns dados úteis.

Informações técnicas e gerais sobre o carro

Com o número da placa em mãos, você terá acesso às informações gerais do veículo que deseja. Entre esses dados gerais estão: ano de fabricação, marca, ano e modelo do carro, segmento, tipo de combustível, estado e município do carro.

Assim, você consegue analisar se a descrição que o proprietário passou está realmente de acordo com os dados do veículo.

No entanto, além da possibilidade de conferir as informações gerais, você também pode conferir os dados técnicos do veículo. Entre eles estão: tipo de veículo, número de motor e caixa de câmbio, cilindradas e a potência. 

Por meio desses dados é possível analisar as necessidades de manutenção que o veículo possui.

Histórico de roubo ou furto 

Uma das principais utilidades do app para consultar a placa é dar a possibilidade de saber se os veículos possuem histórico de roubo ou furto.

Com essas informações você evita situações de fraudes. Até porque, é fundamental você saber que um veículo com histórico de furto possui um valor menor de mercado.

Débitos e restrições no DETRAN

Outra praticidade que você tem ao utilizar o app para consultar a placa é essa. Por meio de uma consulta simples você pode conferir os débitos e restrições do veículo no DETRAN.

Em relação aos débitos, você pode consultar informações sobre pendência de IPVA, DPVAT, licenciamento, multas e dentre outros débitos.

No caso das restrições, é possível ter acesso a dados como restrições judiciais, administrativas, tributárias e entre outras informações. 

Vale destacar que é importante conferir todos esses detalhes para não ter dores de cabeça no futuro, como por exemplo multas antigas.

Débitos no RENAINF

Também existe a possibilidade de checar os débitos no Registro Nacional de Infrações de Trânsito

Você precisa entender que o RENAINF é um órgão que não envolve somente as infrações feitas dentro do estado que o veículo possui registro. Ela abrange todo território nacional.

É possível conferir se existe alguma pendência e conferir o histórico de infrações do veículo. No entanto, vale ressaltar que por meio da consulta da placa do veículo, você não consegue ter certeza se os valores de infrações foram pagos ou não. 

Diante desse detalhe, é necessário confirmar o status de cada registro com o órgão que autuou a infração.

Veja como descobrir restrições de roubo ou furto com app para consultar placa

Quer saber se o veículo já sofreu furto ou roubo? Uma dica nossa é baixar o aplicativo Sinesp Cidadão.

Esse aplicativo foi feito pelo Ministério da Justiça e permite que qualquer pessoa realize uma consulta para saber a situação de um veículo. Ao utilizar o app, você consegue verificar se o veículo também já sofreu clonagem.

Esse aplicativo está disponível de forma gratuita para aparelhos celulares com sistema Android e também IOS. 

Com o Sinesp Cidadão você terá um aplicativo que vai te livrar de dores de cabeça futuras, como por exemplo a compra de um veículo irregular. No entanto, é preciso compreender como funciona esse processo de consulta.

Siga o passo a passo para consulta

  • Seção de Consultas: Primeiro você deve entrar na seção de consultas do aplicativo, depois deve abrir e clicar em “Veículo”. A ferramenta vai pedir o login da conta Gov.br;
  • Permissão: Depois que você realizar o login, o aplicativo vai solicitar permissão. Clique em “Permitir localização” para seguir. Essa ação é para ter acesso ao aplicativo por completo;
  • Confira a placa do veículo: clique em “Veículos” mais uma vez e coloque o número da placa. Depois clique em “Buscar veículo”. Você também pode escolher a alternativa “Placa Mercosul”;
  • Acesse todas as informações: Por fim, você terá acesso a todas as informações sobre o carro. Se o carro estiver sem restrição, o aplicativo vai mostrar a mensagem “Sem registro ou alerta de roubo ou furto”. Entretanto, caso tenha algum problema, a tela vai exibir a mensagem “veículo roubado”.

Vale ressaltar que há possibilidade de consultar a situação de qualquer carro. A plataforma possui informações unificadas sobre a segurança de todos os estados e municípios do Brasil

App para consultar placa: veja 3 dicas disponíveis no mercado 

Há uma série de app para consultar a placa, no entanto, é necessário você ter atenção no aplicativo que vai escolher para fazer sua conferência. Principalmente para você ter a segurança de compartilhar os dados da placa do veículo.

Sendo assim, separamos 3 dicas de aplicativos para você consultar a placa do veículo de forma segura e tranquila. Confira!

Consulta Placa Multa e Fipe

Esse aplicativo está disponível no Google Play. Ele funciona da seguinte maneira: Você coloca os dados do veículo correspondente, a plataforma coleta os dados e gera todas as informações que você está em busca.

Consultar Placas de Veículos

Essa também é outra alternativa para consultar a placa de algum veículo de forma simples e eficaz. Nesse aplicativo você também pode conferir qual é o valor do carro na tabela FIPE

Nele é possível encontrar informações sobre restrições e multas de carros, motos e caminhões. Além disso, você ainda tem a possibilidade de pesquisar placas tradicionais e placas mercosul.

Como Consultar placas de Veículo –  App Gringo

Outra opção de app para consultar a placa é o aplicativo da Gringo. No app você consegue verificar itens do veículo como licenciamento, IPVA, multa, cor original, modelo, restrição entre outros dados.

Além disso, no aplicativo você tem a possibilidade de consultar os pontos da sua CNH.

Conclusão

Vai comprar um carro seminovo? lembre-se de usar o app para consultar a placa do veículo antes de finalizar a aquisição.

Como você viu durante a leitura do conteúdo, os aplicativos para consultar a placa de um veículo oferecem uma série de vantagens. 

Sendo assim, guarde todas as informações que você adquiriu no nosso conteúdo. Dessa maneira você terá todas as dicas necessárias para iniciar a consulta do seu futuro veículo. 

Com esses detalhes e informações em mãos, vai evitar transtornos para regularizar pendências do antigo proprietário.