8 de dezembro de 2022

Casa gatificada: 6 dicas para ter um ambiente agradável para o gato

Você sabe o que é uma casa gatificada? Esse termo se refere a ter um ambiente mais divertido e adaptado para os gatos. Isso em razão de que oferecer essa possibilidade aos bichanos é importante, já que, apesar de adaptáveis, eles são aventureiros por natureza.

Nesse sentido, há diversas maneiras de transformar o espaço, seja com nichos em paredes e pontes para eles brincarem e, até mesmo, com acessórios pet, como tocas e comedouros. Contudo, alguns cuidados são necessários para aliar diversão à segurança

Portanto, se você é pet lovers e deseja transformar a sua casa em um paraíso para o seu gato, você está no lugar certo! Nesse artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas, falar dos benefícios, cuidados e, claro, dar dicas para ter uma casa gatificada. Acompanhe! 

Afinal, o que é uma casa gatificada? 

Ter uma casa gatificada é fazer com que o ambiente esteja adaptado ao gato. Isso quer dizer que o espaço deve contar com uma estrutura que ofereça ao bichano, a possibilidade de agir conforme o seu instinto, que é de brincar, escalar, caçar e dormir.

Também conhecido como verticalização, o termo gatificação foi criado pelo especialista em comportamento dos gatos e também escritor, Jackson Galaxy. Segundo ele, a proposta é criar um território ampliado, dividido e propício para felinos e humanos.

Sendo assim, gatificar o ambiente é oferecer brinquedos, nichos para gatos, tocas, espaços separados para comer e fazer suas necessidades. Além de estimular os seus instintos, essa também é uma forma de gastar energia acumulada. 

Isso garante a felicidade do animal, promovendo qualidade de vida e, ainda, uma casa mais organizada, evitando que eles usem os móveis da casa para essas finalidades. Mas será que é mesmo importante ter uma casa gatificada? Sim e explicaremos o porquê agora! 

Importância da gatificação para os gatos

A gatificação é importante tanto para os gatos quanto para os seus donos. Isso se deve ao fato de que um ambiente que proporciona uma boa estrutura para os bichanos, atende às necessidades de ambos, ao mesmo tempo. 

Além disso, adicionar acessórios e fazer algumas modificações no espaço é essencial para os animais que vivem somente dentro de casa. Nesse sentido, vamos listar, a seguir, alguns benefícios da gatificação. São eles: 

  • estimula o enriquecimento ambiental do local onde ele vive;
  • sacia os instintos que não podem ficar reprimidos;
  • gasta energia escalando lugares mais altos;
  • delimita os locais onde eles podem se alimentar e fazer suas necessidades;
  • funciona como uma espécie de parque de diversão;
  • é uma excelente maneira dos gatos se exercitarem, evitando a sobrepeso;
  • ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse. 

6 dicas para ter uma casa gatificada 

Ao pensar em uma casa, é necessário pensar em locais para o gato brincar, distrair-se, exercitar-se, arranhar, alimentar-se, fazer as necessidades e, claro, ter o seu momento de descanso. 

Pensando nisso, trouxemos as melhores ideias para que você consiga estruturar o ambiente fazendo com que o bichano expresse seus instintos. Portanto, aqui estão 6 dicas para você aplicar na sua casa. Confira!

Instale nichos e pontes 

Os nichos talvez sejam o retrato de uma casa gatificada. Isso porque, eles possuem várias funcionalidades quando o assunto é ter um espaço confortável e, ao mesmo tempo, divertido para os gatos. Por isso, instale nichos com, pelo menos, duas aberturas e pontes entre eles.  

Deixe arranhadores no ambiente

Os gatos estão sempre arranhando algo, já que essa é uma forma de alongar, desestressar e, também, de marcar território. O bichano precisa de algo específico, evitando que ele arranhe os móveis da casa ou algum outro objeto. Por isso, é importante ter arranhadores em casa.

Uma casa gatificada com toca para gatos

Assim como os nichos, as tocas para gato são sinônimo de descanso e de brincadeiras e, também, podem fazer parte de uma casa gatificada. Contudo, é importante optar por aquelas que são fáceis para os gatos entrarem e saírem; é simples de higienizar e guardar. 

Posicione comedouros em locais separados

Você pode até pensar que uma casa gatificada serve somente para o gato brincar e se exercitar. Contudo, faz parte da gatificação ter um local separado para que eles façam a sua alimentação. Nesse sentido, compre comedouros e os posicione em locais diferentes. 

Tenha caixa de areia como marcador de território

Outro ponto importante é colocar caixas de areia para que funcionem como marcadores de cheiros, principalmente se o seu gato vive em um apartamento. Isso porque, essa é uma forma de sinalizar que aquele local é um território seu e que ele pode se sentir seguro. 

Invista em redes de descanso para gatos 

Instalar uma rede de descanso entre cadeiras ou prateleiras é uma excelente maneira de proporcionar bem-estar ao gato, visando o seu momento de descanso e, também, de entretenimento. Para isso, basta colocar alguns acessórios dentro da rede para ele brincar.

Cuidados ao gatificar o ambiente

Mesmo com tantos benefícios e possibilidades é preciso ter cuidado ao planejar uma casa gatificada. Sendo assim, é importante estar atento a alguns fatores antes de sair modificando o ambiente. 

Nesse sentido, é importante lembrar que, geralmente, os gatos se sentem mais felizes quando estão perto de seus donos. Alguns podem ser mais apegados, ponto que precisa ser considerado. Por isso, opte por ambientes em que você costuma passar mais tempo.

Além disso, dependendo de onde você mora, não se esqueça de colocar telas de proteção na janela. Isso porque, dependendo de onde um nicho estiver localizado, pode facilitar a fuga ou até mesmo causar algum acidente.  

Conclusão

Agora que você já sabe o que é uma casa gatificada e como transformá-la em um ambiente que garante diversão e segurança para os gatos, escolha os melhores acessórios no seu pet shop favorito e monte uma estrutura bem legal para o bichano. 

Dessa forma você organiza a sua casa e, ainda, ajuda o seu animal de estimação a se sentir mais feliz, proporcionando a ele mais saúde e conforto no seu lar.