7 de julho de 2022

Falta de desejo feminino: o que fazer e quais as causas

Você sabe quais as causas e o que fazer com a falta de desejo feminino? A libido pertence ao instinto humano que pode ficar mais ou menos intenso durante alguns períodos da nossa vida. No público feminino, por exemplo, quem controla esse apetite é o estrogênio.

Nesse sentido, estudos mostram que essa ausência de desejo sexual é comum entre as mulheres e, geralmente, as causas estão ligadas a aspectos psicológicos, ou até mesmo ao uso de medicamentos. Por isso, é essencial investigar os motivos.

Além disso, o desejo pode se intensificar no período fértil e reduzir na menopausa. Contudo, há algumas atitudes que podem ser tomadas para aumentar o desejo feminino, entre elas, conhecer o próprio corpo com a ajuda de produtos encontrados em boutique erótica

Por isso, preparamos esse artigo com 7 dicas do que fazer na falta de desejo feminino. Além disso, vamos mostrar o que pode causar a diminuição da líbido. Boa leitura!

O que causa a falta de desejo feminino?

Antes de mostrar o que fazer com a falta de desejo feminino, vamos mostrar quais podem ser os motivos por trás disso. De toda forma, ela acontece devido às alterações nos níveis dos hormônios, que tem o objetivo de controlar o desejo sexual.

Isso pode ser duradouro ou apenas temporário. Porém, estão ligadas às situações do cotidiano. Nesse sentido, veja quais as causas da diminuição do desejo nas melhores:

  • Ansiedade, estresse, e depressão, prejudicam o ânimo e o humor. Sendo assim, as alterações emocionais, geram, de maneira temporária, falta de desejo feminino;
  • A tensão causada por problemas no relacionamento pode diminuir a atração pelo parceiro. Nesse sentido, a libido fica prejudicada;
  • A frustração ocasionada devido a impotência sexual, com a falta ou a dificuldade de manter uma ereção, também pode motivar a falta de desejo feminino;
  • A redução da libido também está relacionada a algum trauma emocional que a mulher tenha vivido, como um abuso, que esteja ligado a algum tipo de relação sexual;
  • A dificuldade de ficar excitada ou ter um orgasmo, ou mesmo o desconforto durante uma relação sexual geram falta de desejo feminino;
  • Por fim, o descontrole dos hormônios sexuais femininos com a chegada da menopausa, e o uso de medicamentos como antidepressivos, anticoncepcionais e ansiolíticos, interferem na libido.  

Falta de desejo feminino: o que fazer em 7 dicas

Saber o que fazer na falta de desejo feminino é essencial para a mulher. Isso porque, na maior parte das vezes, ele está conectado ao bem-estar do corpo e também da mente. Sendo assim, é preciso melhorar a saúde, contribuindo para o aumento do desejo feminino. 

Fazer exercício físico

É do senso comum que, para melhorar a disposição e o condicionamento físico, praticar atividades físicas é essencial. Além disso, a prática aumenta a autoestima da mulher, assim como contribui para a irrigação e lubrificação das partes genitais.

Ainda nesse sentido, endorfina e adrenalina são liberados, proporcionando ainda mais energia, bem-estar e, principalmente, prazer. Por isso, o exercício físico é tão importante, em qualquer fase da vida da mulher.

Trabalhar os músculos pélvicos

O exercício de Kegel tem a finalidade de melhorar o tônus dos músculos pélvicos. Além disso, ele deixa mais alto o colo do útero, assim como expande o canal vaginal. Desse modo, o incômodo com o pênis é menor.

Para isso, basta relaxar e contrair o músculo que está situado dentro da vagina, o que intensifica o volume de sangue que chega até lá. Da mesma forma, as técnicas de Pompoarismo podem ajudar, já que tem o objetivo de melhorar o apetite sexual.

O que fazer na falta de desejo feminino: conheça o seu corpo

Uma excelente dica, que ainda pode ser um tabu quando o assunto é o que fazer na falta de desejo feminino, é se tocar. Nesse sentido, a masturbação precisa ser uma prática frequente, já que contribui para que a mulher conheça o próprio corpo.

Isso porque ela saberá onde está localizado o seu clitóris, assim como os locais que, são tocados, proporcionam prazer. Nesse sentido, além do seu momento íntimo, ela poderá conduzir o parceiro durante a relação, atingindo o orgasmo de forma mais fácil.

A masturbação ajuda a mulher a se conhecer, permitindo identificar a localização do clitóris, o que é muito importante para orientar o parceiro para a estimular, de forma a chegar mais facilmente ao orgasmo.

Começar a comer alimentos afrodisíacos

Existem certos tipos de alimentos que ajudam na produção hormonal, assim como contribuem para o aperfeiçoamento da circulação do sangue, beneficiando o contato no momento da relação. Entre eles, estão o açafrão, a pimenta e o gengibre.

Vale lembrar que, para que surtam efeito, é necessário que eles sejam ingeridos todos os dias, inclusive em todas as refeições. Contudo, há alguns suplementos ou chás que também podem ajudar a aquecer os momentos íntimos.

Aumentar a lubrificação íntima

A lubrificação íntima faz toda a diferença na hora do contato íntimo. Nesse sentido, a falta dela também pode ocasionar a falta do desejo feminino. Para inverter essa situação, busque por bons lubrificantes em boutiques eróticas. Mas lembre-se, eles precisam ser à base de água.

Faça isso antes e também durante a relação sexual. Dessa forma, aquele atrito causado pelo contato de pele com pele, que muitas vezes pode ser um incômodo, diminuirá.

Tomar sol para fortalecer os ossos

Outra dica para quem está buscando respostas sobre o que fazer na falta de desejo feminino é se lembrar de tomar sol nas horas corretas. Isso se deve ao fato de que a luz solar que irradia logo cedo, e no fim da tarde não causam problemas de saúde.

Nesse sentido, os benefícios são muitos. Além de fortalecer os ossos a partir do ganho da vitamina, há um aumento da produção hormonal, assim como interfere, positivamente, na autoestima da mulher.

Dedicar tempo ao relacionamento

Geralmente, quando uma mulher está feliz com seu parceiro, consequentemente o interesse por ele, tanto sentimental, como sexualmente, é maior. Sendo assim, é importante dedicar um tempo para o relacionamento.

Para isso, tentem ficar mais tempo juntos. Isso pode ser feito escolhendo um filme que vocês gostem, um carinho, uma conversa, ou mesmo sair para se divertir ou somente passear. Dessa forma, a mulher se sentirá valorizada e desejada, e a vontade de fazer sexo aumentará.

Conclusão

Se você chegou até aqui porque queria saber o que fazer na falta de desejo feminino, esperamos que nossas dicas ajudem você ou a sua parceira a recuperar a libido. Isso porque, como visto, ela está ligada diretamente com o bem-estar da mulher. 

De toda forma, não deixe de conversar com o seu ginecologista e também com um psicólogo sobre o assunto. Esses profissionais podem ajudar, também, a retomar o desejo sexual.