7 de julho de 2022

Como cuidar do sorriso após os 30 anos?

Dentista explica que alinhadores ortodônticos podem ajudar na busca por um novo sorriso; famosos exibem resultados e despertam interesse da sociedade

Nos últimos anos, celebridades e figuras públicas passaram a exibir novos sorrisos que se tornaram desejo para muitas pessoas, tanto jovens como adultos. A origem da mudança está no uso dos alinhadores que oferecem eficácia no tratamento e praticidade no dia a dia, além de esteticamente agradáveis por serem transparentes.

O sorriso sempre foi conhecido como o “cartão de visitas”, pois, é a primeira impressão que as pessoas costumam reparar no outro. Além disso, é considerado a característica física mais atraente, na frente dos olhos, cabelo e corpo, de acordo com uma pesquisa da American Dental Association (ADA).

Conforme o tempo passa, assim como qualquer parte do corpo humano, os dentes também envelhecem e, após os 30 anos, é normal que comecem a “apinhar”, ou seja, entortar.

“Esse movimento natural se chama apinhamento, como as rugas da boca. Ao longo dos anos, a mastigação e a deglutição “empurram” os dentes para frente, gerando um acúmulo de forças nos dentes anteriores inferiores, que faz com que eles entortam. Além disso, as pessoas mais velhas, geralmente, têm algum grau de perda do osso que suporta os dentes, o que permite que eles se movimentam com mais facilidade”, explica Fernando Buranello, dentista e sócio da Esthetic Aligner.

Mesmo as pessoas que tinham um sorriso perfeito quando mais jovens, seja naturalmente ou por terem feito um tratamento ortodôntico, o sorriso pode ser alterado por esse movimento natural da arcada dentária.

Como os alinhadores mudam o sorriso dos adultos?

Fernando Buranello explica o motivo pelo qual, após os 30 anos, o sorriso pode sofrer alterações: “Isso ocorre porque os dentes não estão ligados ao osso de maneira rígida. Na verdade, o dente é fixado ao osso por meio de um ligamento que contém fibras e células, que permitem a movimentação do dente e a remodelação óssea ao seu redor quando submetido a certas forças”, completa.

Por conta dessa busca de melhora na qualidade de vida, estética e autoestima, adultos procuram cada vez mais os tratamentos ortodônticos em busca do sorriso perfeito. De acordo com a Associação Paulista de Ortodontia, entre o total de pacientes que utilizam os alinhadores ortodônticos, quase 50% têm 30 anos ou mais.

A ex-BBB Amanda Djehdian, é uma das pacientes que aderiu aos alinhadores para cuidar da saúde bucal e manter um bonito sorriso no seu dia a dia. Durante todo o tratamento, ela não teve impacto visual negativo em sua imagem, trabalhando e exibindo a mudança em suas redes sociais.

A preferência pelos alinhadores dentários é conquistada por serem discretos, confortáveis e higiênicos, características essenciais para o público adulto. Segundo doutor Fernando, os principais benefícios do tratamento dental com o uso de alinhadores são:

  • Precisão do tratamento: Estimativa de tempo é feita logo nas primeiras consultas através de um software 3D que simula a evolução do tratamento;
  • Velocidade do tratamento: O tempo médio do tratamento dos alinhadores é de 18 meses, com variações dependendo do caso individual de cada paciente;
  • Digitalização: Todo o tratamento é planejado de forma digital, e o paciente pode acompanhar diretamente na tela do celular;
  • Custo: Valores atuais já são equiparáveis ao preço de tratamento ortodônticos tradicionais, como os aparelhos fixos.

A busca por beleza e bem-estar

Cada vez mais o conceito de beleza também está relacionado ao de saúde. Tratamentos podem aliviar a tensão do dia a dia, fortalecem o sistema imunológico e elevam a autoestima individual. O bem-estar da visão estética é uma parte importante do bom estado geral da saúde.

Além de outros benefícios da estética, doenças físicas e emocionais podem ser aliviadas. Pesquisas indicam que 70% das doenças estão associadas ao estresse físico, mental e emocional.

“Estar feliz consigo mesmo é um dos melhores tratamentos para a saúde. O sorriso é parte importante deste processo, e procurar um especialista é sempre fundamental para atingir o objetivo que se deseja “, finaliza o doutor Fernando.

Sobre a Esthetic Aligner

A Esthetic Aligner é a empresa nacional líder em alinhadores. Desde 2008, desenvolve alinhadores e soluções ortodônticas, ajudando as pessoas a corrigir seus dentes com alinhadores transparentes, que trazem mais conforto em relação aos aparelhos fixos tradicionais. Para mais informações, acesse estheticaligner.com.br

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →