8 de dezembro de 2022

Tecnologia emergente: saiba quais podem causar impactos no mundo

Antes de mais nada, você sabe o que permeia o tema tecnologia emergente? Primeiramente, você precisa saber que esses novos conceitos tecnológicos são aqueles que podem transformar a nossa interação com o mundo por meios digitais.

Assim, é preciso entender que boa parte desses avanços têm relação com o outsourcing de TI. Isso porque é por meio dessa metodologia que é possível compreender e aprimorar ambientes tecnológicos em qualquer perspectiva.

Por isso, para abordar o tema, temos que imaginar quais serão as tecnologias que estarão presentes em um futuro não tão próximo, mas que são possíveis de se fazer.

Por isso, se você quer se aprofundar sobre o tema e saber quais são as tendências na área da tecnologia para os próximos anos, fique por aqui. Isso porque este é o artigo certo para você. Boa leitura.

O que é tecnologia emergente?

De antemão, as tecnologias emergentes são aquelas que têm verdadeiro potencial para estarem presentes em um cenário próximo ou distante. 

Por isso, devemos entender que elas se relacionam com a maneira que serão aplicadas no mundo corporativo. Ou seja: sua importância perpassa em como elas serão utilizadas em empresas das mais diversas áreas.

Sendo assim, sua finalidade visa transformar a maneira como interagimos com o dia a dia e torná-lo ainda mais automatizado e funcional.

Vale ressaltar que esses novos cenários tecnológicos podem enquadrar-se em diversas categorias. Por isso, entenda: essas tecnologias têm essa nomenclatura por ainda não poderem ser utilizadas no dia a dia.

Dito isso, podemos concluir que elas são necessárias porque será por meio dessas modalidades futurísticas que será possível romper barreiras nunca antes ultrapassadas. 

Por fim, isso é importante para incentivar o funcionamento pleno das inovações no mercado. 

Quais tecnologias emergentes são mais impactantes em 2022?

Sobretudo, existem tecnologias que eram emergentes e agora são uma realidade em empresas e no dia a dia das pessoas. Também citaremos algumas que estão para chegar e que prometem alterar a forma que interagimos com o mundo.

Alguns anos atrás, era impensável que a existência deste tipo de tecnologia um dia fosse implementada. No entanto, conheça abaixo algumas que já são utilizadas.

Espaços inteligentes

Os espaços inteligentes já são uma realidade em algumas modalidades de negócio no Brasil. Este conceito perpassa por objetos que são capazes de tornar o dia a dia das pessoas mais funcional. Obviamente, estamos falando de objetos tecnológicos.

Assim, objetos inteligentes são imprescindíveis para tornar a experiência de uma pessoa dentro de um comércio, por exemplo, ainda mais rápida e ágil.

Um exemplo, nesse contexto, é a integração de objetos inteligentes em um ambiente que você já deve estar familiarizado: o cartão com chip, que permite o pagamento por aproximação.

IA Generativa

Você já deve ter ouvido falar que o futuro passa pela criação e interação de ambientes totalmente integrados à Inteligência Artificial (IA). No entanto, algumas tecnologias desse padrão já são utilizadas e uma delas é a IA Generativa.

Esse mecanismo robótico é capaz de aprender dados, através de programação, com o fim de confeccionar algum tipo de artefatos ou até mesmo fazer uma criação.

Sobretudo, a maneira de interação humana com este tipo de tecnologia perpassa pela demanda a ela atribuída.

No entanto, ainda que esta tecnologia já seja uma realidade, ela é pouco utilizada. De acordo com pesquisas, apenas 1% dos dados gerados por empresas são oriundos de uma IA Generativa.

Ainda assim, é importante se preparar. Isso porque esta deve ser cada vez mais presente no nosso dia a dia.

Criptografía homomórfica

Antes de mais nada, a estimativa para que a Criptografia homomórfica  esteja totalmente integrada ao mercado é de 3 a 6 anos. 

O conceito desta tecnologia emergente se liga à interpretação de dados criptografados, de maneira que eles são analisados e alterados nem que isso passe pela mão de terceiros.

Ou seja, estamos falando de um conceito que trará ainda mais segurança ao mercado, protegendo dados e deixando-os disponíveis apenas para aqueles responsáveis por eles.

Tecnologia emergente de gráficos

Essa tecnologia já pode ser percebida em alguns cenários da área comercial. Isso porque ela elenca e interpreta conjuntos de dados variados. 

Ademais, sua importância envolve a interpretação de relacionamento de organizações empresariais, pessoas e transações. Isso porque este tipo de análise se faz por meio de um enorme volume de dados.

Metaverso

Este, possivelmente, deve ser o termo mais conhecido por você dentre os supracitados. Isso pelo fato de que já deve ter escutado a palavra “metaverso” em alguns filmes da atualidade. 

Principalmente, o metaverso já está presente em áreas do mercado imobiliário, por exemplo. Essa tecnologia diz respeito à maneira que a pessoa interage com um ambiente de forma digital.

Ou seja, ainda que permeia o tema do mercado imobiliário, você pode ver como uma edificação estará completa antes mesmo de ser construída. Com isso, é possível vislumbrar como o seu tão sonhado apartamento ficará após ser construído.

Como a tecnologia emergente pode impactar os negócios?

A tecnologia emergente pode impactar em todos os cenários de forma positiva e inteligente. Isso porque ela, em qualquer contexto, é capaz de tornar processos automatizados e mais eficazes. 

Vale destacar que muitos empreendedores já entenderam o quão benéfico essas tecnologias podem ser no dia a dia empresarial e já tem investido neste tipo de material. Isso caracteriza e torna possível que uma marca se diferencia de outras no mercado.

Afinal de contas, quem não se sente preso e aficionado com cenários digitais e tecnológicos? Por isso, a dica é: antecipe-se e invista o quanto antes para que o seu negócio seja um pioneiro nesse contexto de modernidade. 

Conclusão

Por fim, podemos concluir que tecnologias emergentes, ainda que algumas estejam distantes de serem implementadas, serão imprescindíveis no dia a dia e no mercado. Por isso, vale a pena estar atento a todo e qualquer tipo de novidade neste sentido.

Por isso, principalmente se você é um gestor da área profissional e entusiasta do tema, vale a pena investir em tecnologias emergentes que já estão dando as caras no mercado.