4 de julho de 2022

Taninoplastia: o que você precisa saber sobre esse procedimento

Você já ouviu falar sobre taninoplastia? Trata-se, em linhas gerais, de um procedimento que alisa as madeixas do seu cabelo sem prejudicar os fios, como ocorre, por exemplo, em progressivas comuns que, até hoje, são muito recorrentes nos salões de beleza.

Normalmente, a taninoplastia consegue fazer com que os fios tenham uma aparência lisa mais natural e costuma ter a duração de 6 meses, principalmente se a cliente tomar os cuidados necessários exigidos pelo procedimento. 

Se você sonha com um cabelo liso, a taninoplastia é o procedimento ideal para que você realize esse desejo sem prejudicar os fios. Entretanto, deve ser feito por um profissional qualificado em uma clínica de estética.

 Ainda mais se você é o tipo de mulher camaleão que gosta de, com frequência, transformar o próprio visual.

Afinal, o que é taninoplastia?

Como explicamos anteriormente, a taninoplastia é uma excelente opção para alisar o próprio cabelo, mas sem agredi-lo da mesma forma que a progressiva comum agride. Além disso, é mais benéfico do que a chapinha.

A taninoplastia é feita em diversos salões de beleza especializados e somente recebe esse nome por conta do ácido tanino, que é um composto vegetal retirado de algumas espécies de árvores. 

Abaixo, saiba o que o ácido tanino faz no cabelo, para quem a taninoplastia é indicada, o tempo de duração exato do procedimento, seus benefícios, as diferenças principais entre a taninoplastia e o tratamento com progressiva e muito mais!

O que o tanino faz no cabelo?

O ácido tanino atua no alisamento, hidratação e fortalecimento dos fios capilares, garantindo, para as suas madeixas, uma impressão de um liso mais natural e menos prejudicial, também.

Quando aplicado, o produto não impermeabiliza a fibra, e é por conta disso que os seus benefícios podem ser percebidos. Além disso, a taninoplastia permite que o cabelo receba hidratação e nutrição, para que ele esteja sempre forte e brilhoso.

O uso do ácido tanino faz com que as propriedades do produto penetrem o interior das moléculas capilares, deixando o cabelo mais liso e maleável. Com ele, aquela impressão de que você acabou de fazer uma progressiva não existe!

Quem pode fazer um tratamento de taninoplastia capilar?

A taninoplastia capilar pode ser feita por qualquer pessoa que tenha o cabelo saudável. Uma forma de fazer o teste, antes de ir ao salão de beleza é encher um copo de água, puxar um fio do seu cabelo e, em seguida, colocá-lo no recipiente. 

A reação do seu fio de cabelo indicará se ele precisa de hidratação, nutrição ou, ainda, de um cronograma capilar. Depois de cuidar do seu cabelo, então, procure o seu profissional cabeleireiro de confiança e solicite o tratamento de taninoplastia capilar.

As clientes que mais se beneficiam deste tratamento são as mulheres que sofrem com o efeito do frizz. Com a taninoplastia capilar, esse problema desaparece rapidamente e a mulher, então, pode se sentir ainda mais poderosa com o próprio cabelo.

Quanto tempo dura o efeito da taninoplastia capilar?

Como dissemos no início deste post, o efeito da taninoplastia capilar costuma durar cerca de seis meses. Entretanto, para isso, algumas condições devem ser observadas pelo profissional e também pela cliente, no salão de beleza.

O tempo mínimo de duração da taninoplastia capilar é de 2 meses, principalmente na primeira aplicação. A partir desta, as próximas “sessões” com o ácido tanino serão mais espaçadas, pois o procedimento tende a durar mais tempo.

A duração depende de alguns fatores, como: espessura dos fios, aplicação correta do produto, manutenção e, também, lavagem. Para fazê-la durar mais, consulte as regras de cuidados exigidos pela taninoplastia diretamente com o seu cabeleireiro.

Benefícios da taninoplastia

Como dissemos anteriormente neste post, a taninoplastia é talvez a melhor maneira de deixar o seu cabelo liso e conservá-lo de forma saudável, sem o uso de tantos produtos químicos ou aplicação de chapinha, escova e similares.

Entre os principais benefícios da taninoplastia, podemos destacar:

  • alisamento com aparência natural: a taninoplastia alisa diretamente a fibra capilar, conferindo um visual bastante natural para as suas madeixas e, o melhor, sem agredir seu cabelo;
  • não possui formol em sua composição: o ácido tanino é um composto natural, que não precisa de outro produto químico combinado para fazer efeito. Então, com a taninoplastia, você pode dar adeus ao formol;
  • elimina o frizz: como dissemos anteriormente, a taninoplastia é super indicada para clientes que possuem os cabelos mais secos e com muito frizz. Com a técnica, o seu cabelo ficará macio e você não terá que se arrumar no espelho diversas vezes!;
  • trata ao passo que alisa: o ácido tanino é excelente para conferir maciez, suavidade e brilho ao seu cabelo. Então, ao mesmo tempo em que você aproveita o hair liso, você também o trata;
  • não impermeabiliza os fios: essa técnica de alisamento também possui a vantagem de não impermeabilizar os fios do seu cabelo. Por isso, depois de fazer o procedimento e tomar banho, você pode lavá-lo e hidratá-lo como preferir.

E aí, já ficou convencida a adotar a taninoplastia para alisar as madeixas?

Como fazer a taninoplastia?

Caso você tenha ficado convencida a fazer uma taninoplastia, esse post te explicará como o procedimento funciona. Confira, abaixo, um passo a passo básico sobre o uso do ácido tanino no cabelo.

  • Lave os cabelos, dando atenção especial ao couro cabeludo, que deve ser limpo suavemente, sem movimentos bruscos, para evitar qualquer surgimento de feridas no local.
  • Seque todos os fios com uma toalha bem seca, garantindo que toda a água seja absorvida. Isso facilitará a aplicação do produto ácido tanino, que dá nome à taninoplastia.
  • Passe o produto em toda a extensão do seu cabelo, evitando o couro cabeludo, uma vez que este pode ter alguma reação alérgica prejudicial por conta da aplicação do produto.
  • Deixe o produto agir de 40 minutos a 1 hora e, assim que você completar esse ciclo temporal, enxágue novamente o seu cabelo, eliminando todo o ácido tanino anteriormente aplicado.
  • Escove o seu cabelo e pranche, vagarosamente, mecha por mecha. O recomendado é que você faça isso por, pelo menos, 20 vezes em cada uma das mechas. Logo você verá o resultado incrível!
  • Logo depois, enxágue novamente o seu cabelo e aplique a máscara hidratante de sua preferência, para dar aquele up inicial e, assim, garantir um visual maravilhoso aos seus fios.
  • Seque o seu cabelo e curta o resultado!

Lembre-se, sempre, de procurar um cabeleireiro confiável para realizar esse procedimento, que deve, preferencialmente, ser feito em um salão de beleza. Não tente fazer sozinha, principalmente se for a primeira vez!

Qual a diferença entre taninoplastia e progressiva?

A principal diferença está na segurança oferecida na taninoplastia em comparação à progressiva. Enquanto a taninoplastia é, quando feita da maneira correta, benéfica para os fios, a progressiva tende a ser muito mais agressiva.

Isso ocorre, principalmente, por conta do formol, utilizado na maioria dos procedimentos progressivos. Com o ácido tanino, o cabelo tende a ficar muito mais saudável, porque é um composto natural.

Além disso, a taninoplastia costuma durar mais tempo do que a progressiva que, normalmente, chega à duração de três meses. Entretanto, lembre-se: a primeira é, sempre, muito mais segura! 

Conclusão

E então, conseguiu aprender um pouco mais sobre o que é taninoplastia, seus principais benefícios e características? Trata-se de um procedimento inovador e que vem conquistando cada vez mais mulheres.

Se você está, portanto, pensando em fazer uma taninoplastia, procure agora mesmo o seu cabeleireiro de confiança e converse sobre o procedimento. Certamente ele conseguirá te instruir da melhor forma!