8 de outubro de 2024

Como evitar desperdício e manter a qualidade dos alimentos em casa

Confira dicas para acabar de vez com o desperdício de alimentos em casa

O desperdício de alimentos é um problema antigo, que ainda continua acontecendo. Você sabia que 14% dos alimentos produzidos no mundo são perdidos antes mesmo de chegar aos mercados?

Só aqui no Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 30% dos alimentos produzidos são desperdiçados, o que nos faz entrar para a lista dos países com maior índice de desperdício. Esses desperdícios não se encontram apenas na cadeia produtiva, ele também está presente nas residências dos brasileiros.

Por isso, é importante tomar as medidas necessárias para reduzir esse problema e aproveitar melhor os alimentos, como planejar as refeições, manter seu freezer espaçoso sempre limpo para conservar melhor os alimentos e fazer uma armazenagem correta.

Segredos para evitar o desperdício de alimentos

Para muitos brasileiros, muita comida à mesa é sinônimo de fartura e abundância, além disso, a comida fresca, feita no mesmo dia, é muito valorizada. Assim, é importante rever os hábitos de consumo e se planejar melhor para evitar jogar comida fora, ato que gera prejuízo para o meio ambiente, a sociedade e a economia individual.

Planeje bem as compras da semana

A maioria dos brasileiros não têm o costume de planejar as compras da semana nem de fazer um cardápio semanal. O jeitinho brasileiro tende a deixar as coisas acontecerem. E quando falamos em reduzir o desperdício, isso não é produtivo.

Para começar: faça um cardápio das refeições da semana. Isso vai te ajudar a saber o que precisa comprar de comida para evitar gastar com itens a mais. Assim, você planeja suas compras semanais, especialmente com os alimentos que perdem mais rápido, como frutas, legumes e verduras.

Leve e conserve os alimentos de forma adequada

Você sabia que a forma como você guarda os alimentos influencia na durabilidade deles? Um dos principais segredos para reduzir o desperdício é a higienização e conservação correta.

Por isso, antes de guardar o que você comprou, lave as frutas, legumes e verduras em água corrente. Em seguida, é preciso deixá-los de molho por 15 minutos em uma solução com um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária para eliminar os micro-organismos.

Prepare as refeições e congele

Se você gosta de praticidade e facilidade, o caminho é tirar um dia para preparar as refeições de uma vez só e fazer o congelamento. O segredo é ter disciplina e organização para tirar um dia e fazer o preparo.

Essa prática permite que você organize a sua alimentação e evita o desperdício, pois todos os alimentos comprados serão utilizados, já que as refeições serão preparadas na medida certa e congeladas em quantidade exata para consumo.

Aproveite os alimentos imperfeitos

Sabe aquela banana que está um pouco mais madura? Ela pode não ser tão atrativa para o consumo, mas não precisa ser descartada. Você pode usá-la para fazer um delicioso bolo de banana que nem precisa da adição de açúcar, pois ela já vai acrescentar o doce natural.

Com certeza os alimentos frescos são mais atrativos. Ainda assim, não precisa descartar um alimento só porque sua aparência está menos convidativa. Saiba identificar os sinais de uma fruta, legume ou verdura estragados daqueles que estão apenas mais maduros e não deixe com que fiquem muito tempo guardados.

Reaproveite as sobras

Sabe aquele restinho de arroz ou de carne moída que ficou no fundo da panela e você não quer comer no almoço? Então, essa sobra pode ser reaproveitada na preparação de uma nova comida.

Com certeza você já comeu um mexidão e sabe que o restinho de arroz pode ser misturado com o feijão e o frango que sobrou para formar um prato novo e evitar o desperdício.