3 de março de 2024

4 receitas rápidas para preparar e comer à tarde

Alimentos ricos em fibras e vitaminas ajudam a manter a saúde e aliviar a fome

Quem aí nunca deu uma leve escapada do trabalho no meio da tarde para ir à padaria levante a mão. Pães e outros produtos para confeitaria são algumas das coisas mais gostosas para fazer um lanchinho e dar uma pausa na correria do dia. Com muitas pessoas trabalhando de forma remota, esse momento passou a ser ainda mais especial. 

Mesmo para quem mantém a rotina de trabalho em escritórios ou fora de casa, o lanche da tarde pode ser adaptado. Algumas receitas podem ser preparadas em poucos minutos, com ingredientes comuns que temos em casa e às vezes dispensam o uso de fogão, microondas ou forno.

A seguir você confere um pouco sobre os melhores tipos de alimentos para matar a fome no meio do dia, de forma saudável. No final, separamos quatro receitas que, além de deliciosas, são superpráticas, versáteis e contribuem para manter a dieta mais saudável no dia a dia.

Alimentos mais indicados para o lanche durante o dia

Manter uma alimentação equilibrada é um desafio se considerarmos uma rotina cheia. Nem sempre é possível comer de três em três horas, como é recomendado por especialistas, muito menos consumir alimentos frescos, como legumes, verduras e frutas. 

O ideal é que as principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar) contenham os nutrientes básicos, reforçadas por lanches. Nesse aspecto, investir em alimentos ricos em proteínas, fibras, com baixo teor de gorduras e açúcares é o mais assertivo para compor lanches feitos à tarde.

Dicas para acertar no lanche da tarde

Na rotina de uma pessoa comum é pouco provável que ela carregue na bolsa um pacote com castanhas. Se você é uma pessoa que sai de casa de manhã com a marmita preparada, saiba que é bem simples adicionar um lanche saudável e saboroso para comer à tarde, como você pode conferir nas receitas abaixo.

1. Panqueca de banana e aveia

As panquecas permitem diversos modos de preparo, com ingredientes que vão desde fatias de queijo até leite vegetal. Essa receita exige apenas meia banana madura amassada, farinha de aveia ou aveia em flocos, água, canela e uma pitada de sal. Misture todos os ingredientes até formar a massa, asse numa frigideira e recheie como preferir.

2. Bruschetta light

Essa receita necessita do preparo em um forno, mas pode ser reaquecida em um microondas após o preparo. A base da bruschetta é uma fatia de pão com casca rígida, azeite, molho de tomate e recheio. Nossa sugestão é trocar o molho por pedaços de tomate cereja, uma fatia de queijo magro de sua preferência e folhas de manjericão. 

3. Tapioca com frutas

A tapioca é um alimento tipicamente brasileiro que pode ser consumido de inúmeras maneiras. No lanche da tarde, a tapioca pode substituir o pão tradicional e, por ser tão versátil, combina com recheios doces e salgados. Nesse caso, a sugestão é adicionar pedaços de frutas, como banana, morango, manga, kiwi e maçã, com uma pequena colher de mel ou iogurte natural.

4. Creme de abacate com torradas

O abacate é uma fruta com alto teor calórico, mas que oferece diversos benefícios para a saúde. Essa receita pode ser preparada como doce ou salgada, conforme sua preferência. Adicione três colheres de abacate maduro em uma tigela, amasse, adicione mel ou adoçante, se preferir a versão doce, e iogurte natural, para deixar o creme mais suave. 

Recheie torradas de sua preferência e complete-as com pedaços de frutas, como manga ou mamão, que contrastam com o sabor do abacate. Essa receita, além de saborosa e saudável para ser consumida no lanche da tarde, pode ser servida como canapés para receber amigos em casa em qualquer ocasião.