14 de julho de 2024

Como renovar carteira de habilitação: entenda o processo

Você sabe como renovar carteira de habilitação e quais são os requisitos para fazer a sua renovação? Em resumo, o processo é feito para garantir que os condutores mantenham o direito de dirigir.

Assim, além de realizar alguns exames, como toxicológico em casos de categoria C, D e E, é necessário passar por alguns procedimentos.

Isto é, para renovar a carteira de habilitação, é possível fazer a solicitação de duas formas: presencial ou pela internet. Além disso, o condutor ainda deve realizar os agendamentos.

Mas para te ajudar a entender, separamos tudo que você precisa saber. Confira!

Como renovar carteira de habilitação: tipos de solicitação

Antes de mais nada, para entender como renovar carteira de habilitação, é preciso saber como fazer a solicitação. Isto é, o primeiro passo para renovar é justamente o pedido de renovação.

Dessa maneira, com a data de vencimento da sua habilitação se aproximando, o ideal é começar a organizar para não deixar nada passar.

Sendo assim, uma boa forma de começar é entender quais são os tipos de solicitação da renovação da carteira de habilitação. Confira a seguir.

Solicitação online

Primeiramente, uma das formas mais práticas de realizar a solicitação da renovação da carteira de motorista é fazer o processo online. Para isso, é necessário verificar o site do Detran do seu Estado.

Em seguida, após acessar, procure pela opção “Renovar a Carteira Nacional de Habilitação” e faça a solicitação.

Logo após, é necessário preencher o formulário de dados, com CPF, data de nascimento, município de residência e data da sua primeira habilitação.

Com o formulário preenchido, você pode fazer o download da DAE – Documento de Arrecadação Estadual

Inclusive, há um prazo estabelecido para pagamento do documento. Todos os condutores devem efetuar o pagamento, bem como do Exame Médico.

Depois do pagamento, o condutor deve agendar a data e horário para a realização dos exames. O DAE indicará o local.

Guarde o comprovante do pagamento e compareça ao exame médico. Em geral, o exame é pago pelo próprio condutor. 

Solicitação presencial

A outra forma de fazer a solicitação de renovação da carteira de habilitação é presencialmente. Ou seja, basta se dirigir até o Detran do seu Estado e fazer o pedido de renovação.

Assim, vá até o Departamento Estadual de Trânsito ou Ciretran. Atualize sua foto, impressão digital e assinatura no próprio local.

Em seguida, a pessoa deverá realizar o pagamento da taxa emitida. O valor varia entre todos os Estados. Para as categorias C, D ou E também é necessário realizar o Exame Toxicológico.

Além disso, para essas e demais categorias, também é necessário passar pelo Exame Médico, comparecendo na data e local informados.

Como renovar carteira de habilitação: agendamento de exames

Um ponto importante de quem deseja entender como renovar carteira de habilitação é o agendamento de exames.

Como já destacamos, em todas as categorias é necessário realizar o Exame Médico. Em resumo, esse é um dos principais requisitos para renovar a CNH. De modo geral, é preciso realizar o agendamento de data e horário.

Além disso, o exame deve ser efetuado em clínica e com profissional credenciado pelo departamento de trânsito estadual. Em caso de agendamento presencial, é preciso agendar o exame diretamente no Detran.

No entanto, quem realiza o pedido pela internet pode agendar as datas online. O requisito deve ser cumprido para quem renovará. Caso contrário, você não pode renovar e sofrerá multas por CNH atrasada.

Assim, o mesmo vale para o Exame Toxicológico, necessário para quem possui uma habilitação a partir da categoria C. Em suma, o exame é obrigatório para qualquer atualização nas habilitações dessas categorias.

Desse modo, o resultado laboratorial é entregue para comprovar que o condutor não realizou o uso de nenhuma substância. Isso, por sua vez, é necessário para garantir uma maior segurança no trânsito.

Requisitos para renovar

Agora que você já sabe quais os tipos de solicitação e exames necessários, o próximo passo é saber como renovar carteira de habilitação. Confira a seguir o que é necessário para realizar o processo.

CNH vencida ou a 30 dias do vencimento

Primeiramente, o principal requisito para renovar a carteira de habilitação é ter o documento vencido. Além disso, também é permitido realizar a solicitação de renovação antes do vencimento.

No entanto, é preciso que o documento esteja a 30 dias da data de vencimento. Assim, dentro desse período o condutor pode iniciar o processo de renovação.

CNH em situação regular

Outro requisito para quem deseja saber como renovar habilitação é que o documento não pode estar cassado ou suspenso.

Isto é, para realizar a renovação, o condutor não pode estar passando por processos judiciais ou administrativos que tenham cassado ou suspendido a CNH.

Ou seja, o direito de dirigir do motorista não pode ter sido revogado de nenhuma forma para conseguir passar pelo processo de renovação.

Como renovar carteira de habilitação: prazo e valores

Por fim, resta saber quanto tempo leva para renovar a habilitação e qual o prazo para realizar todo o procedimento.

No geral, o valor e prazo variam de estado para estado. No entanto, é importante considerar os valores tanto da renovação quanto dos exames necessários.

Uma forma de consultar ambos, prazos e valores, é acessar o site do Detran do seu Estado e verificar quanto tempo leva e quanto custa para renovar. Lembre-se de iniciar o processo o quanto antes.

Para as Carteiras Nacionais de Habilitação com vencimento a partir de janeiro deste ano, o prazo para renovar após o vencimento é de 30 dias.

Conclusão

Você já sabe tudo que precisa sobre como renovar carteira de motorista. Agora basta consultar a data de vencimento da sua carteira e realizar os procedimentos que listamos antes.

Lembre-se de realizar o agendamento o quanto antes e não se esqueça de efetuar o pagamento das guias. Os exames médicos e toxicológicos, quando necessário, também devem ser agendados bem cedo.

Dessa forma, você garante que terá sua nova habilitação e poderá dirigir sem o risco de levar alguma multa.