6 de dezembro de 2022

Quais os documentos que você pode ter de forma digital, e como fazer?

A tecnologia avança rapidamente e se insere em todos os níveis de nossa vida. Até há pouco tempo, tínhamos que carregar vários documentos e era preciso usar um porta documentos personalizados. Agora, boa parte dos documentos estão disponíveis para uso na versão digital.

Os documentos digitais têm as suas vantagens, como otimização de espaço, redução de danos e até a diminuição de necessidade de uma segunda via. Em caso de roubo do celular, por exemplo, você não precisa pagar pela segunda via, pois o documento continua na plataforma.

Neste post você vai saber quais os documentos que você pode ter de forma digital, e como obtê-los.

Documentos que você pode usar de forma digital

Nós precisamos de vários documentos diferentes durante a vida e cada um é utilizado em uma determinada situação e eles precisam estar sempre em nosso poder. 

Graças a tecnologia, hoje é possível ter documentos digitais que possuem o mesmo valor jurídico em todo o país. São eles:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Título de Eleitor;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Documentos do Exército.
  • RG.

Como mencionamos antes, esses documentos já possuem valor jurídico, por isso você pode optar pela versão digital, embora possa utilizar a versão física e um porta documentos personalizados.

Para usar os documentos, você deve acessar o aplicativo correspondente, que exige algum tipo de validação, como informar senha ou reconhecimento facial, por exemplo.

Os aplicativos, por sua vez, devem ser baixados através da loja de aplicativos do seu aparelho.

1. Carteira de trabalho

Para emitir a sua Carteira de Trabalho Digital acesse o aplicativo CTPS Digital. A plataforma registra os mesmos dados que constam na versão impressa e também permite solicitar a segunda via da carteira física em caso de perda. No entanto, fique atento pois ela não pode ser usada para fins de identificação civil.

2. Título de eleitor

O título de eleitor na versão digital deve ser solicitado através do aplicativo app e-Título. A plataforma, exige que o usuário responda a algumas perguntas pessoais e informe dados como CPF e nome da mãe. 

No aplicativo também é possível emitir a certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, consultar os locais de votação, dados do eleitor e número de inscrição e se cadastrar como mesário voluntário. 

Além disso, após cadastrar a biometria, a versão digital dispensa a necessidade de apresentar um documento oficial com foto quando for votar. 

3. CRLV e CNH

No aplicativo Carteira Digital de Trânsito ficam armazenados sua carteira de motorista e o documento do veículo, além de exibir as infrações do motorista. 

4. CPF

O CPF digital está disponível no aplicativo CPF digital da Receita Federal. O app agrega vários serviços ao CPF e até exibe uma cópia da CNH.

Para emitir o documento virtual, é preciso validar a biometria digital, por isso, apenas quem tem CNH pode utilizá-lo. Também é necessário fazer uma prova de vida, para o sensor confirmar a identidade.

5. Documentos do Exército

O Exército Brasileiro que o cidadão pode acessar através do aplicativo gov.br:

  • Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) – para todo cidadão maior de 18 anos do sexo masculino; 
  • Certificado de Reservista (CR)  – para brasileiros que prestaram o serviço militar obrigatório nas forças armadas; 
  • Certificado de Alistamento Militar (CAM) –  para jovens maior de 18 anos do sexo masculino.

Assim, ao acessar o aplicativo gov.br, siga as orientações para acessar cada uma dos documentos.

6. RG

A emissão do novo modelo está ocorrendo de forma gradativa nos diversos estados brasileiros.

Após instalar o aplicativo e acessá-lo, será preciso configurá-lo realizando reconhecimento facial e criar uma senha de acesso.

Vale ressaltar que o modelo que já está em uso é a mesma versão do documento físico. A emissão do novo modelo de RG começa no dia 26 de julho, começando pelo Rio Grande do Sul e segue gradativamente até março de 2023.

Conclusão

Vimos neste artigo quais os documentos que você pode ter de forma digital, e como fazer para obtê-los. Todos estão disponíveis na loja de aplicativos do seu smartphone e possuem o mesmo valor jurídico de suas versões físicas.

Vale ressaltar que as versões físicas continuam valendo, então, você ainda precisa de um porta documentos personalizados.

Os documentos em formato digital trazem praticidade e facilidade ao nosso dia a dia, além de reduzir risco de perda e até gastos com segunda via, por exemplo.

Sendo assim, fique tranquilo quanto a validade desses documentos e aproveite as facilidades de ter um documento digital