7 de julho de 2022

Como tirar segunda via do RG pela internet? – Aprenda em apenas 7 passos

Como tirar segunda via do RG pela internet? Qual o processo necessário a se realizar para conseguir ter acesso a uma nova via de nosso registro geral? O número do RG muda quando atualizamos o documento? É necessário comparecer pessoalmente a algum lugar para conseguir atualizar esse documento tão importante? Consigo tirar com a internet do Televendas Americanet?

São muitas as dúvidas que surgem quando decidimos atualizar nossa documentação pessoal. O RG, particularmente, é o documento que mais atualizamos em nossas vidas, visto que é necessário um novo a cada 10 anos, sendo que muitos locais não aceitam o documento com mais do que 5 anos desde a última atualização.

Um exemplo: o redator que vos escreve, por exemplo, tem o mesmo RG desde os 13 anos, já possuindo 24 anos na data em que escreveu este texto. Não consigo usar meu RG para mais nada, usando a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, em seu lugar. De qualquer forma, é de suma importância atualizar a identidade (faça o que eu digo, não o que eu faço).

No conteúdo de hoje, vamos responder a sua dúvida principal: como tirar segunda via do RG pela internet. Além disso, responderemos outras dúvidas sobre o assunto, além de ensinar todo o procedimento que é necessário realizar para conseguir atualizar esse documento tão importante em nosso cotidiano. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

Tem como tirar a segunda via do RG pela internet?

E tem como fazer a segunda via do RG pela internet? Na verdade, não. Todo o processo de agendamento, como veremos no decorrer do conteúdo, é feito pela internet. Porém, a apresentação de documentos, bem como a retirada da nova identidade e a foto são realizadas no local físico.

Portanto, se alguém lhe disse que tem como tirar o RG somente pela internet, essa pessoa estava errada. Como mencionado, o processo de agendamento é feito pela internet, mas finalizado pessoalmente. Continue lendo conosco para saber onde o RG é retirado.

Onde o RG é retirado?

Depende muito do estado ou da cidade em que você mora. Por exemplo, a grande maioria das cidades e estados brasileiros optam que seja o setor de IGP – Instituto Geral de Perícias que realize o processo de confecção da identidade, independentemente de sua idade.

Alguns outros locais determinam que seja a Polícia Civil, que nada mais é do que o órgão geral que também administra o IGP. De toda forma, o agendamento é realizado no site oficial desse último órgão público. Você verá que é um procedimento simples, que pode ser realizado tanto através de um smartphone quanto de um PC. Continue lendo conosco para saber mais sobre o assunto!

Onde a foto é feita?

Antigamente, era necessário comparecer ao Instituo Geral de Perícias, o IGP, ou então a Polícia Civil, já com uma foto 3 por 4. Essa foto deveria ser feita em local adequado, com fundo branco, boa iluminação, sem efeitos, muito nítida e enquadramento de acordo com o estabelecimento por Lei.

Portanto, a grande maioria das pessoas se dirigia até um estúdio de fotos da cidade, que já possuía uma pequena cabine para que aquela foto fosse tirada. Porém, devido a grande quantidade de fotos mal feitas, isso mudou: atualmente, até mesmo a foto é feita no IGP, sem a necessidade de levar uma em mãos.

Assim, se você está pensando em levar uma foto 3 por 4 atualizada junto com seus documentos, saiba que não precisa. Assim que você comparecer conforme data marcada, o próprio IGP irá tirar a foto e arquivá-la.

Homens, atenção: não se pode tirar foto de carteira de identidade com barba, mesmo que você sempre use em seu cotidiano. É necessário comparecer ao dia da foto com a cara limpa, assim como também acontece na hora de fazer a foto da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH.

Como agendar a segunda via do RG?

Já sabemos que não tem como tirar a segunda via do RG pela internet, mas sim agendar sua retirada. Bem, para fazer isso, não é necessário comparecer até o Instituo Geral de Perícias da sua cidade ou da cidade mais próxima, mas sim agendar a sua ida até o órgão pública. Para isso, faça o seguinte:

  1. Entre no site oficial do IGP de seu estado;
  2. Clique na opção agendar atendimento para identidade;
  3. Em seguida, selecione a cidade de referência;
  4. Analise toda a documentação necessária a ser levada na data;
  5. Marque o dia de acordo com a disponibilidade;
  6. Compareça ao local no dia com todos os documentos que foram solicitados;
  7. E pronto.

Produzimos um pequeno guia mais “genérico” e não muito específico porque o passo a passo pode mudar de acordo com o site do IGP de seu estado, mas, no geral, os comandos são os mesmos, somente podem estar em locais diferentes em cada site. Até a próxima!

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →