8 de dezembro de 2022

5 coisas para se atentar quando começar a construir uma casa

Cada vez mais as pessoas preferem o conforto e o espaço que uma casa oferece ao invés de um bloco de apartamentos, e a maioria dos que fazem esta escolha são famílias com crianças, que procuram um quintal espaçoso, onde os mais pequenos possam brincar.

Embora existam empresas que vendem casas chave na mão, muitos optam por construir uma casa de raiz, de forma a garantir que esta fique compartimentada exatamente como querem e que o espaço seja o mais bem organizado possível.

No entanto, a construção de um edifício é um projeto ambicioso, mas especialmente caro. Custa não apenas dinheiro, mas também esforço e muito tempo; portanto, se você planeja construir sua própria casa, é bom saber a partir de agora o que pretende e o que deve esperar:

Será como ter um segundo emprego

Nas primeiras etapas, as de cavar e despejar a fundação, bem como levantar o esqueleto da casa não serão muito necessárias, principalmente se você colocar no papel um planta de casa com 3 quartos, e a equipe de trabalhadores que você contratou sabe muito bem o que fez.

Mas quando a construção chegar ao próximo estágio, as coisas mudarão completamente. Antes de tudo, você terá que ter seu orçamento pronto, pois tirará dinheiro do bolso quase todos os dias. Os materiais que você comprará inicialmente provavelmente não serão suficientes.

Os trabalhadores ligarão para você quase diariamente para informar a quantidade e os materiais de que ainda precisam. Precisamente por causa desse esforço, é aconselhável não começar a construir uma casa em um período já estressante ou de transição.

Se você mudou de emprego, seu primeiro filho nasceu, ou se seu relacionamento com seu parceiro de vida está em um momento difícil, então você pode querer adiar o projeto em grande escala para sua nova casa por um tempo.

Contrate a equipe certa

Se você não tem experiência em construir uma casa, contratar uma equipe séria de trabalhadores talvez seja a coisa mais importante que você precisará fazer.

É essencial que você trabalhe com pessoas de confiança, cujos conselhos você possa confiar e que farão recomendações bem informadas. Você trabalhará de perto com eles a longo prazo, por isso é extremamente importante que você confie em seus conselhos.

Além desse aspecto, você também deve levar em consideração o fato de ter algum dinheiro à sua disposição que não deseja ver jogado pela janela. Por isso, quando procura uma equipa de construção, não hesite em consultar o portfólio da empresa com a qual pretende trabalhar.

Assim, pode saber antecipadamente detalhes sobre a respectiva empresa: o volume de negócios com que opera, o lucro, o número de funcionários, se possui experiência em casas de 5 quartos moderna ou se tem faturas não pagas a outros fornecedores. Todos esses dados podem ajudá-lo a formar uma opinião sobre a seriedade das pessoas com quem você vai trabalhar.

Considere contratar um designer de interiores

Se você não tem nenhuma inclinação para o design de interiores, o arranjo da casa pode lhe dar sérias dores de cabeça e custar mais do que você estimou inicialmente.

Para quem não sabe escolher um estilo de arranjo, procurar, selecionar e combinar móveis e decorações, arrumar uma casa do zero pode ser uma tarefa impossível. Em vez disso, um designer de interiores pode não apenas personalizar sua casa ao seu gosto, mas também economizar algumas despesas desnecessárias sem perceber.

Em geral, o preço de um designer de interiores é personalizado para cada cliente, dependendo do tamanho dos projetos prontos e do tamanho da casa. Você pode tentar obter algumas ofertas de empresas de design de interiores e depois ver se é lucrativo para você investir em tal serviço.

Pense em como são os quartos desde o início

Embora sua casa ainda esteja em construção, é bom saber desde o início como você gostaria que fossem os cômodos.

Isso é extremamente importante para determinar como vai ser o seu projeto e onde você vai construir as janelas, quais espaços você precisa e não pode faltar, onde você vai colocar os móveis, onde você vai precisar de mais luz, natural etc.

Todos esses aspectos também são importantes para estabelecer o circuito da rede sanitária e elétrica, e quanto mais você souber com antecedência como deve ser a casa, menos corre o risco de ter gastos imprevistos no final.

Prepare-se para alocar um orçamento maior do que o esperado

O orçamento que você tem para construir sua casa deve ser flexível. Ao decidir construir, é importante certificar-se de que você tem todo o dinheiro que precisa e que não está contando com fundos que ainda não recebeu.

Também seria uma boa ideia reservar uma quantia substancial para situações imprevistas, para que você não precise parar de construir até conseguir o dinheiro.

Não confie apenas nas estimativas da construtora, mas tente descobrir alguns valores de seu conhecimento que passaram ao comprar projeto de casa com 3 quartos ou dos vizinhos, para que você tenha uma visão geral dos custos envolvidos na construção do seu próprio caso.