6 de dezembro de 2022

Como se sentir menos cansado e aproveitar a vida

Como superar o cansaço e o mal-estar constantes? Como se sentir bem em seu próprio corpo e aproveitar a vida novamente? Livre-se dos fatores que tiram energia, introduza novos hábitos no seu dia a dia. .

O ritmo de vida atual, as fronteiras indefinidas entre o trabalho e a vida familiar, o estresse causado por eventos cotidianos, trabalho e uma pandemia recente não facilitam. Tudo isso afeta nosso humor diário. O cansaço constante também ocorre devido a fatores temporários, como infecções recorrentes .

Portanto, é necessário distinguir entre fadiga permanente e crônica, que pode durar muitas semanas ou até meses, da fadiga temporária e esporádica, causada, por exemplo, por excesso de trabalho ou falta temporária de sono. No entanto, vale a pena fazer algumas mudanças na vida para tornar isso melhor, para encontrar alegria nas atividades cotidianas.

Saiba como aumentar a imunidade

Basta praticar esportes de forma moderada algumas vezes por semana. Não há necessidade de passar muitas horas na academia todos os dias. Ainda mais, se você faz um trabalho mental, vale a pena focar em atividades ao ar livre. Já 30-40 minutos de atividade moderada, como correr, patinar, nadar, andar de bicicleta, tem um efeito positivo na saúde e no corpo. 

Além de perder quilos desnecessários, fortalecer músculos e articulações, a atividade física bem escolhida tem um efeito benéfico no bem-estar do cérebro e na criação de novas conexões nervosas.

Praticando atividade física regularmente, você verá como seu condicionamento físico melhora (resistência e força muscular, equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade) saúde (aumento da imunidade, diminuição da pressão arterial, redução do risco de ataque cardíaco, aumento da densidade óssea, o que previne a osteoporose), bem-estar (maior autoconfiança, aparência mais jovem, energia todos os dias, sono relaxante, alívio das tensões cotidianas, corpo (perda de quilos extras, construção muscular, redução da gordura corporal, corpo firme).

Não comer demais, é o suficiente para saciar a fome, não vale a pena exagerar. Use porções menores, beba um copo de água 15 minutos antes das refeições.

Você tem que deixar a mesa cheia, mas não muito cheia. Além da quantidade de alimentos, você deve prestar atenção à sua qualidade.

Se você sentir uma queda de energia após uma refeição, isso significa que teve que haver um aumento repentino e alto de energia antes – está associado ao consumo de produtos altamente processados ​​​​com alto índice glicêmico, muitas vezes enriquecidos por, infelizmente,  gorduras trans. 

Coma devagar, porque a sensação de saciedade não aparece imediatamente, o cérebro percebe com certo atraso. 

Também não é permitido passar fome, porque o corpo, e principalmente o cérebro, precisa de glicose – energia das refeições consumidas

Tradicionalmente, além dos legumes e frutas da estação (os congelados também são bons), procure tornar a sua alimentação diária variada e rica nas chamadas gorduras boas (ácidos graxos poliinsaturados ômega-3).

 Eles mostram um alto efeito anti-inflamatório e diminuem o nível de triglicerídeos.

Suas fontes naturais podem ser encontradas, entre outras, em óleos vegetais (linhaça, noz). Consuma nozes, amêndoas, bem como peixes de mar como linguado, bacalhau, salmão, arenque e marisco.

Importância do Sono

Cuidar do relógio biológico, sono saudável, atividade física, refeições saudáveis, não fumar (ainda que existam pessoas trocando os cigarros convencionais pelos eletrônicos, como vaporesso luxe, por exemplo), são os alicerces de uma vida saudável e feliz. 

A negligência nessas áreas pode levar a uma série de doenças autoimunes, diabetes e resistência à insulina. 

Noites sem dormir também fazem mal para o intestino, que por sua vez reduz a imunidade. Evite telas, especialmente a exposição à luz azul, antes de ir para a cama. Isso leva a distúrbios da secreção de melatonina, problemas para adormecer e regeneração do cérebro e do corpo.

Esses e outros cuidados, farão com que a sua qualidade de vida seja muito melhor!