8 de dezembro de 2022

Mercado de beleza e cosméticos: crescimento e tendências do setor

O mercado de beleza e cosméticos vem crescendo constantemente e a tendência é que esse crescimento só aumente cada vez mais. Mas o que impulsiona esse crescimento no mercado global? Como está essa mudança hoje e como será amanhã?

Neste artigo, veremos quais são algumas das maiores tendências globais do mercado de cosméticos: como diferentes gerações estão comprando produtos cosméticos, a crescente demanda por produtos cosméticos mais saudáveis ​​e como isso afeta o crescimento do mercado de cosméticos.

Estamos mergulhando na mudança para as vendas online e como isso pode afetar aquelas pessoas que sempre foram acostumadas a comprar seus produtos de beleza em lojas físicas.

E os influenciadores que criam suas próprias marcas e produtos cosméticos: isso é uma ameaça real para as grandes marcas de cosméticos?

Este artigo cobre tudo o que você precisa saber sobre o mercado de beleza, suas falhas, seus destaques e sua fluidez porque cada dia mais esse mercado só tende a crescer.

Estatísticas da indústria de beleza

O mercado global de beleza está atualmente avaliado em muitos bilhões. A receita na indústria de beleza e cuidados pessoais, está em grande crescente na atualidade em todo o mundo e esses valores mostram como esse mercado esta em grande evolução.

O mercado está projetado para alavancar a uma taxa de crescimento anual composta de 4,76% entre 2022 e 2026.

Até 2023, 25,4% da receita total do mercado será obtida por meio da Internet sobre as vendas na indústria de beleza e cuidados pessoais.

Os números são impressionantes, e têm sido ao longo dos anos. A pandemia apenas desacelerou temporariamente as vendas, já que todos mostraram um pouco menos a cara, mas também provou a flexibilidade do mercado, adaptando-se aos novos padrões de higiene com as compras online.

Principais insights sobre o mercado global de cosméticos

Há muita coisa acontecendo na indústria de cosméticos. Vejamos os fatores de crescimento mais importantes, a crescente conscientização do consumidor em relação à sustentabilidade e outras oportunidades de crescimento.

Informações do produto

Antes de mergulharmos nas tendências, vamos deixar claro de que tipo de produtos estamos falando.

O mercado de beleza e cuidados pessoais é definido como bens de consumo para cosméticos e cuidados com o corpo.

Cosméticos de beleza para o rosto, lábios, produtos para a pele, fragrâncias e itens de higiene pessoal, como cuidados com os cabelos, desodorantes e produtos de barbear estão incluídos nos produtos mais comprados pelos consumidores em todo mundo.

Tratamentos de beleza, como cabeleireiros, estão excluídos por serem serviços prestados por profissionais da área.

Cosméticos

O segmento cosmético inclui rosto, lábios, olhos, unhas e cosméticos naturais, que são usados ​​para diversas finalidades. Pense em maquiagem como batom e rímel, mas também esmalte de unhas.

Cuidados com a pele

Os cuidados com a pele incluem produtos cosméticos concebidos, para o cuidado e proteção da pele. Cremes e loções para rosto e corpo estão incluídos, da cabeça aos pés.

O protetor solar é um grande sucesso no segmento de cuidados com a pele. Em geral, tudo nesse segmento serve para cuidar da pele, não para decorá-la. 

Também não se enquadram nessa categoria produtos de tratamento de pele com foco na saúde, como cremes para tratamento de acne. Atualmente, muitas pessoas com problemas de pele, buscam tratamentos dermatológicos com profissionais especializados, pois nenhum tipo de produto proporciona o resultado que elas esperam.

Cuidado pessoal

O segmento de higiene pessoal abrange todos os produtos destinados à higiene de uma pessoa como: shampoo, gel de banho, produtos de banho, desodorantes, higiene oral e produtos de barbear. 

Cosméticos para a pele, como loções, produtos de limpeza facial e serviços de cuidados com o corpo, não estão incluídos.

Fatores determinantes do mercado de beleza

O que está impulsionando esses números de crescimento enormes e consistentes?

Por um lado, os produtos estão se tornando mais acessíveis aos compradores em diferentes segmentos e aqui estão algumas razões pelo grande crescimento:

O impacto dos influenciadores

Já comprou um produto recomendado por um influenciador de beleza? É provável que sim, assim como muitos outros consumidores que optaram por um produto cosmético, depois que um influenciador chegou até eles por meio da mídia social.

Quem pensou que o negócio de ser um influenciador de beleza não iria durar, estava errado e isso serve para todos os nichos, se um influenciador fazer uma propaganda para divulgar os serviços de um advogado, por exemplo, não importa o tipo de serviço, pequenas causas, tributário ou usucapião, não importa, sua demanda vai aumentar.

De micro influenciadores a grandes nomes, os influenciadores têm um enorme impacto na indústria. Eles estão mais próximos dos compradores do que a maioria das marcas e, portanto, uma crítica boa ou ruim pode fazer uma grande diferença.

Ainda mais para aqueles influenciadores que têm milhões de seguidores.

Mas não são apenas as avaliações que os influenciadores estão trazendo para o mercado. Eles também colaboram com marcas criando linhas especiais com seus nomes.

E ao combinar com os influenciadores certos, os produtos costumam esgotar em minutos. 

Influenciadores com muitos seguidores são os responsáveis ​​por ajudar as marcas a esgotarem o estoque rapidamente. Dando dicas de maquiagem e falando sobre suas vantagens. 

Alguns influenciadores dão um passo adiante e lançam suas próprias linhas de cosméticos, colocando seu nome e divulgando em suas redes sociais, como: YouTube, Facebook e Instagram, levando as pessoas à loucura, e esgotando seus produtos e estoques. 

As vendas espetaculares dessas marcas mostram que elas são uma verdadeira concorrência para as marcas de beleza estabelecidas.

Compras online impulsionam o crescimento do mercado

Antes de 2020, mostrar maquiagem era algo que muitas pessoas faziam sem pensar duas vezes. 

Mas depois da pandemia, e especialmente durante os bloqueios, as marcas tiveram que encontrar maneiras de vender seus produtos sem toque, e muitas vezes até à distância.

Chegam AR e IA, que ajudam as pessoas a escolher os produtos certos para elas, sem ter que compartilhar uma amostra com o resto da loja.

Isso foi enorme, não apenas para manter as marcas à tona durante a pandemia, mas também pela grande mudança que causou na forma como as marcas de beleza vendem seus produtos. 

Vender online agora é um fator muito maior e espera-se que continue crescendo.