13 de abril de 2024

Saiba como decorar um apartamento pequeno e aproveitar todo o espaço

Entenda como otimizar cada centímetro do seu apê ou quitinete

Você mora em um apartamento pequeno e sofre para decorar e fazer o espaço render? Então, você está no lugar certo! Aqui vamos mostrar como morar em quitinete e apostar em uma decoração funcional e do seu jeito, para deixar o cantinho com a sua cara.

Em um espaço pequeno, é preciso apostar em móveis funcionais, em uma decoração minimalista e em truques que ampliam o espaço e o tornam mais elegante. Separamos diversas dicas de como decorar o seu apê pequeno ou sua quitinete, aproveitando bem o espaço e criando um ambiente bem decorado. Confira abaixo.

Menos é mais! 

Decorar um apartamento pequeno é um grande desafio, por isso uma boa dica é se valer da máxima menos é mais! Mas calma, isso não significa que você deve apostar em uma decoração minimalista, e sim que você deve ser mais criterioso ao fazer escolhas para a decoração do ambiente. 

Por isso, uma boa dica é se desfazer de móveis e objetos de decoração que sejam desnecessários ou não combinem com o seu estilo de decoração. A dica para escolher os itens a se desfazer é considerar a sua utilização no ambiente. Se você tem uma cadeira que não usa, por exemplo, se desfaça dela. Assim, se o objeto ou móvel estiver apenas ocupando espaço, venda ou doe!

Elimine paredes e integre ambientes

A integração de ambientes é uma das principais tendências para apartamentos pequenos. Muitas quitinetes e apês podem ser adaptados para o estilo loft, com um espaço com o menor número possível de paredes. Desse modo, ambientes como sala, quarto, cozinha e varanda podem ser integrados. 

O simples fato de eliminar paredes no ambiente traz uma percepção de amplitude. É possível compor ambientes de forma integrada, apostando em outras formas de dividir os espaços por meio de divisórias, móveis e bancadas. Assim, você ganha espaço e pode dividir os ambientes com inteligência para facilitar o seu dia a dia em casa. 

Aposte em móveis funcionais 

Os móveis funcionais são excelentes para pequenos espaços. Com certeza, você já deve ter assistido a algum vídeo ou artigo sobre sofás que viram camas, bancos que viram mesas, entre outros. Os móveis com mais de uma utilidade vão otimizar o espaço em quitinetes e pequenos apartamentos. 

Hoje em dia, é possível encontrar móveis funcionais que combinam com a sua decoração e que, além de funcionalidade, entregam conforto para a sua casa.  Com isso, é possível ganhar mais espaço no ambiente, sem perder a facilidade de realizar suas tarefas no dia a dia. 

Se você tem um sofá-cama, por exemplo, você pode usá-lo para assistir TV e dormir. Se você tem um banco que vira mesa, pode ter um espaço de descanso, de leitura e uma mesa de jantar ao mesmo tempo. Os móveis funcionais otimizam bastante a integração de ambientes e permitem que casas pequenas ganhem mais espaço. 

Abuse das prateleiras em paredes 

Em ambientes pequenos, ocupar todo o espaço com móveis não é a melhor escolha. Geralmente, ter vários armários multiuso para guardar utensílios do dia a dia não é uma boa ideia porque isso acaba gastando bastante espaço e diminuindo o tamanho dos ambientes. 

Dessa maneira, usar prateleiras e móveis suspensos nas paredes é uma excelente ideia para deixar o ambiente mais amplo e bem decorado. Em locais como cozinha, varanda e banheiro, as prateleiras e os móveis suspensos vão ajudar não só na otimização do espaço, mas também na limpeza dos ambientes — e, claro, todos os objetos ficam mais visíveis e de fácil acesso para usar sempre que preciso. 

Com as nossas dicas, você pode aproveitar milímetro por milímetro do seu pequeno apartamento ou quitinete. Avalie a composição do seu imóvel e pense em como você pode otimizar o espaço e apostar numa decoração que deixe os ambientes do jeito que você sempre quis.