21 de junho de 2024

Procedimentos estéticos: conheça os cuidados para durar mais tempo

Manter-se hidratado, usar protetor solar e criar uma rotina de cuidados com a pele são algumas das dicas

Os procedimentos estéticos têm ganhado cada vez mais espaço na última década. Botox, bichectomia, preenchimento labial e massagens modeladoras são algumas das infinidades de opções no mercado que atendem a todas as necessidades e regiões do corpo. 

Tão importante quanto escolher o procedimento correto e um profissional responsável é manter os cuidados após a realização para atingir e prolongar o resultado esperado. Alguns deles podem ser básicos, como hidratar os lábios com lip balm ou passar protetor solar antes de sair de casa. Para conferir essas e outras dicas, é só continuar a leitura! 

Por que os cuidados pós-procedimentos estéticos são importantes?

Essa é uma questão que pode surgir, principalmente para quem nunca se submeteu a nenhum procedimento. Se eles são tão eficazes, por que é necessário manter uma rotina de cuidados que vai além do consultório esteticista? 

Para responder a essa pergunta, é importante se lembrar que o organismo funciona de forma integrada, ou seja, diferentes fatores podem influenciar no comportamento do corpo e em sua aparência. 

Com isso em mente, é válido saber que os procedimentos estéticos isolados apresentam resultado, porém ele pode ser intensificado e prolongado com cuidados que colaboram com o bom funcionamento do organismo. 

Como saber quais cuidados são indicados?

Não existe uma receita única para cuidar dos procedimentos estéticos após a sua realização, tendo em vista a quantidade de opções diferentes disponíveis no mercado. 

Para fazer a manutenção de forma correta, o indicado é buscar os cuidados específicos para o procedimento escolhido antes de procurar o esteticista. Dessa forma, é possível entender se realmente vale a pena e se os cuidados necessários cabem na rotina. Conversar com o profissional e buscar indicações para o período pós-procedimento também é essencial. 

Cuidados para inserir na rotina

Mesmo que os cuidados possam variar de acordo com o procedimento estético, alguns hábitos podem ajudar na saúde e na aparência da pele. Confira abaixo os principais. 

Manter a hidratação

Quando o assunto é hidratação, podemos compreender o hábito de duas maneiras: uma hidratação por meio do uso de produtos dermocosméticos ou da ingestão de água. Independentemente do procedimento feito, os dois hábitos são importantes.

Ingerir ao menos dois litros de água por dia é essencial para manter o bom funcionamento do organismo e, por consequência, a saúde da pele. A hidratação concentrada em áreas específicas, como o rosto ou a boca, funcionam como um complemento para potencializar o cuidado. 

Se alimentar de forma balanceada

A alimentação também é muito importante para o funcionamento do corpo. Por isso, manter uma rotina de refeições equilibradas é importante para a manutenção dos procedimentos estéticos. 

O consumo de vitaminas e oxidantes ajuda no combate ao envelhecimento. Enquanto a ingestão de frutas, verduras e legumes fornecem energia sem alterar drasticamente o peso, colaborando para procedimentos estéticos que envolvem a eliminação e a redução de gorduras localizadas.

Usar protetor solar 

O protetor solar é um forte aliado da saúde e da beleza. O produto protege a pele contra a ação dos raios UV, que podem causar desde o envelhecimento precoce até doenças mais graves. 

Apesar do nome, é importante lembrar que o protetor não deve ser usado apenas nos dias de sol quente. O ideal é que ele faça parte da rotina de skincare e seja aplicado diariamente após a limpeza e hidratação da pele. 

Repetir o procedimento quando necessário

Alguns procedimentos estéticos, como o botox e o preenchimento, demandam manutenção. Isto é, é necessário voltar ao esteticista para realizar novamente o serviço de tempos em tempos. Portanto, é importante se informar com o profissional escolhido e agendar os retornos para obter o resultado desejado por mais tempo.