5 de julho de 2022

O que é mundo geek?

Não é de hoje que o mundo geek está ganhando espaço, afinal, quando um computador ou celular é lançado, ou até mesmo um game, muitas pessoas já estão ansiosas, aguardando dias antes do lançamento.

A mesma situação se aplica ao lançamento de livros, que costumam se esgotar em pouco tempo, e na maioria das vezes, esses produtos são adquiridos por pessoas fascinadas por tecnologia e que acompanham várias áreas do entretenimento.

Elas gostam de obras literárias, filmes, tecnologias, séries, dentre outras áreas do entretenimento, inclusive, existem até eventos especiais pensando nelas. Essas pessoas pertencem ao mundo geek e não conseguem se separar dele.

Na verdade, se você parar para pensar, vai perceber que todo mundo é um pouco geek, afinal de contas, sempre existe alguma coisa dentro deste universo que nos atrai, seja a tecnologia, as produções cinematográficas ou qualquer outro.

A diferença é que quem realmente pertence a esse mundo está sempre bem-informado sobre tudo o que acontece nele, e seu gosto está presente em sua aparência e até mesmo na decoração de um ou mais cômodos de seu lar.

Pensando nisso, neste artigo, vamos abordar o que é esse mundo, explicar de uma vez por todas se ser geek é ser nerd, além de dar algumas dicas para decorar a sua casa com esse tema.

Entenda o universo geek

Anos atrás, quando alguém se interessava muito por tecnologia, computadores e outros assuntos do tipo, era conhecido como nerd. Atualmente é chamado de geek, porque também se interessa por outros assuntos, como:

  • Ficção científica;
  • Livros de fantasia;
  • RPG;
  • Games diversos.

Antigamente, os nerds passavam muito tempo pesquisando sobre tendências tecnológicas e não tinham uma vida social adequada.

Contudo, a tecnologia evoluiu muito e está presente no dia a dia das pessoas e empresas, como uma de pintura residencial interna. O surgimento de novas tecnologias deu acesso ao conhecimento “nerd” para outras pessoas.

Os recursos tecnológicos estão disponíveis para todos, e os nerds ganharam mais voz e espaço e passaram a interagir com as pessoas em geral, ampliando o seu convívio.

Assim sendo, podemos concluir que geek é uma definição dada a esse público, o que também é muito conhecido por blogs, fóruns e redes sociais.

Esse estilo de vida está em alta, por isso é possível encontrar muitas novidades do entretenimento de modo geral para satisfazer os pertencentes a este universo. Também existem diferentes tipos de geeks.

Os mais comuns são os fãs de computadores, por isso, eles precisam sempre das melhores máquinas do mercado, com bons recursos gráficos e processamento de última geração.

Eles compram os melhores celulares para ter acesso a funcionalidades exclusivas e avançadas. Para decorar o ambiente onde fica o computador, podem usar papel de parede personalizado 3d.

Outro exemplo clássico são os fãs de games, compostos por pessoas que entendem tudo sobre o assunto e até mesmo usam camisetas com temas de personagens de jogos famosos no dia a dia, como Super Mario e Sonic.

Os geeks fãs de ficção e fantasia são aqueles que frequentam eventos sobre filmes famosos, como Star Wars, Senhor dos Anéis e Harry Potter. Esses eventos também falam sobre animes, séries e outros assuntos do tipo.

Falar nisso, também existem os geeks fãs de animes e mangás, que chegam a andar caracterizados como os seus personagens preferidos nos eventos de cosplay (costume play ou encenação à fantasia).

Uma nova modalidade geek, mas que está ganhando espaço, são os fãs de séries, que acompanham os últimos capítulos das produções mais famosas da televisão e das plataformas de streaming.

Não podemos encerrar essa lista sem falar sobre os fãs de heavy metal e rock, que costumam andar de preto, vestindo camiseta de artistas, e quando essas bandas lançam um novo álbum são os primeiros a comprar.

Como você pode observar, o mundo geek engloba questões que todas as pessoas têm um pouco de interesse, por isso, podemos dizer que todo mundo é um pouco geek, mas não confunda o conceito com nerd.

Geek e nerd são a mesma coisa?

Geek e nerd são totalmente diferentes, mas muitos acreditam se tratar da mesma coisa. É como comparar uma persiana painel para quarto com uma cortina de cetim. Apesar de cumprirem a mesma função, são diferentes.

Os geeks podem ser considerados como entusiastas e muito ligados a coisas modernas. Os nerds, por sua vez, são intelectuais e procuram adquirir conhecimento sobre uma área ou tema específico.

Existe até mesmo uma pesquisa sobre o assunto, realizada por Blurr Settles, para mostrar palavras que mais acompanham os termos nerd e geek.

Para realizá-la, dados do Twitter foram analisados em relação às duas palavras, e usou 2,6 milhões de tweets feitos entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013.

Como conclusão, o pesquisador observou que o termo geek está mais relacionado a coisas, enquanto o nerd está mais próximo de ideias.

Por exemplo, a palavra algodão doce com personagens estaria mais voltada aos geeks do que aos nerds, tanto é que as palavras encontradas na pesquisa foram coleções, quadrinhos e cosplay.

Para os nerds, as palavras encontradas foram seminário, biologia, física, dentre outras. Isso deixa claro que, embora sejam muito parecidos, geek e nerd não são a mesma coisa.

Dicas de decoração geek

Deixando de lado as questões técnicas dos termos, o fato é que o universo geek está tão na moda que muitas pessoas querem usá-lo até na decoração de casa.

A decoração reflete muito sobre nossa personalidade, então, por que não inseri-la no universo dos games, quadrinhos e tecnologia?

Esse tipo de décor faz referências a super-heróis, sagas conhecidas, filmes clássicos, dentre outras produções do tipo, além de que não serve apenas para as crianças, mas também para jovens e adultos.

Com os elementos certos e uma boa limpeza e higienização de ar condicionado split, é possível criar uma decoração madura e com muita personalidade. Algumas dicas para a criação desse tipo de ambiente são:

1 – Almofadas personalizadas

As almofadas são itens que fazem toda a diferença na decoração, e dentro do estilo geek não seria diferente.

É possível encontrar esse elemento com referências a diferentes séries e filmes, e eles podem ser incorporados em todos os espaços, como sala e quarto, para trazer mais personalidade e carisma aos locais.

2 – Home office temático

Quem trabalha em casa pode aproveitar a liberdade de criar um ambiente personalizado com tudo o que gosta.

Uma dica é inserir prateleiras para colocar objetos e miniaturas de personagens que você gosta. Não é necessário se apegar a um único tema, pelo contrário, quanto mais você variar os personagens, mais alegre e harmonioso o espaço ficará.

Inclusive, quem paga por aluguel escritório compartilhado pode aproveitar essa ideia para deixar o ambiente com a sua cara.

3 – Quarto de bebê geek

O quarto do bebê também pode ser geek, e uma dica para fazer isso sem gastar muito é criar um cantinho para decorar com grandes obras do cinema, como E.T, filmes do Tim Burton e até alguns quadrinhos de super-heróis.

Para preservar a tranquilidade e delicadeza que esse ambiente precisa ter, aposte no uso de exemplares de livros infantis para misturar com os temas geeks.

4 – Prateleiras diferentes

As prateleiras são ótimas porque não ocupam espaço, aproveitam bem a parede e podem assumir formatos divertidos.

Você pode comprar ou mandar fazer uma prateleira com um formato do famoso personagem de games Pac-Man.

Se for colocá-la em um quarto infantil, uma dica muito importante é instalar tela de segurança na janela, caso a prateleira fique muito próxima do local. Assim, a criança pode pegar os objetos na prateleira, sem correr riscos.

5 – Iluminação jedi

Um dos maiores ícones da cultura pop é a saga Star Wars, mostrando-se como um dos mais usados em decorações geeks. Uma ideia de decoração inteligente é investir em uma iluminação com o formato do sabre de luz azul e vermelho.

Para completar, coloque algumas prateleiras ou estantes com miniaturas dos personagens mais marcantes, como o Darth Vader.

6 – Papel de parede

Não poderíamos encerrar sem uma das dicas mais importantes: o papel de parede. Se você preferir, pode também colar adesivos personalizados na parede com imagens de seus personagens preferidos.

Essa opção é tão versátil que pode ser usada até mesmo no banheiro, e quem quiser criar uma referência forte ao universo geek, pode explorá-la em todas as paredes do cômodo.

Considerações finais

O universo geek está em alta e faz parte da vida de muitas pessoas. Inseri-lo na decoração é uma forma de personalizar a casa e até o ambiente de trabalho, o que torna tudo mais agradável e do jeito que você gosta.

Com as dicas que demos aqui, é possível criar a decoração perfeita e definir sua personalidade geek com a presença dos seus temas favoritos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →