25 de abril de 2024

Qual a diferença entre uma pesquisa qualitativa e uma quantitativa?

Você já ouviu falar em pesquisa quantitativa e qualitativa? Não sabe o que é e para que ser? Não se preocupe, nós iremos te explicar! Entendo o que são e como podem ser úteis dentro do ambiente de trabalho, pode ser de grande valia para as empresas que buscam desenvolvimento e crescimento.

Um negócio no ramo de bomba centrífuga, ou qualquer outro, que busca a todo momento se manter atualizada as mudanças e a forma como o mercado está se comportando, sabe que para atingir o sucesso muitos estudos precisam ser feitos e ferramentas adotadas para manter sua marca conhecida e com alta visibilidade diante de seus concorrentes e clientes. As pesquisas quantitativas e qualitativas podem ajudar muito para a rentabilidade de sua empresa.

Mas o que é uma pesquisa quantitativa e qualitativa? 

Antes de explicarmos o que cada pesquisa significa e em que pode ajudar o seu negócio, é importante destacarmos que suas finalidades serão focadas em fazer uma avaliação do mercado, para saber como ele tem se comportado e suas mudanças, saber através de análises quais são as suas tendências, fazer um teste para saber quais são as melhores campanhas de marketing para uma marca.

Para uma empresa colocar um item como equipamentos de combate a incêndio à venda, é preciso que qualquer tomada de decisão seja baseada em estratégias de negócio, na área do marketing, e desenvolvimento de produtos, com embasamento em dados que sejam verídicos e concretos para que dessa forma, sejam conquistados os objetivos esperados.

Quando falamos em pesquisa quantitativa, estamos cotando uma busca que deve ser feita através da utilização de números, cálculos e métricas (interpretação de uma medida ou conjunto de medidas). Desta forma, podemos concluir que toda informação coletada é transformada em dados numéricos ou percentuais.

Esse tipo de pesquisa, pode render para uma empresa, informações e respostas que sejam de certa forma, mais objetivas. Por exemplo, se sua marca quer identificar qual número de clientes possui e qual o produto seu é mais comprado ou serviço mais procurado, através da pesquisa quantitativa conseguiria descobrir essa informação através de números.

Agora, quando falamos em pesquisa qualitativa, nos deparamos com uma metodologia que não mostra números concretos, mas sim uma narrativa, ou seja, as informações são transformadas e enviadas através do formato de palavras. Deste modo, é possível dizer que os resultados dessa pesquisa são obtidos a partir de entrevistas.

Saber o comportamento e preferência de seus consumidores, é um dos objetivos da pesquisa qualitativa, o que faz sua abordagem ser muito mais aprofundada.

Formas de realizar pesquisas qualitativas e quantitativas

Se seu negócio quer investir nestes tipos de pesquisa, algumas ferramentas podem ser utilizadas e que poderão te auxiliar. Falando da quantitativa, para ela são usados questionários e formulários que são transformados em pesquisas.

A qualitativa pode ser feita através de pesquisas que usem variados tipos de ferramentas, como entrevistas, questionários, observações por parte da pessoa que está realizando a pesquisa, diários entre outros.

A diferença de cada uma é a sua forma de abordagem, mas os resultados também são diferentes, por isso é importante saber a fundo como cada uma funciona para identificar qual se encaixa melhor na necessidade de seu negócio.

Empresas de diferentes segmentos, aquelas que vendem insumos para limpeza, prestem serviços em quadro de distribuição, ou qualquer outro negócio, podem investir nessas pesquisas para aumentar o nível de satisfação de seus clientes e identificar os seus comportamentos, para direcionar corretamente as suas estratégias de marketing.

 Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.