2 de fevereiro de 2023

Aproveitamento de resíduos: Como usar para fabricar tijolos ecológicos

Se você estiver vendo muitos resíduos ao caminhar pela sua área local ou ao fazer uma coleta de lixo, talvez seja hora de assumir o controle e, enquanto trabalha na redução da quantidade de lixo ou resíduos que sua comunidade produz, criar alguns tijolos ecológicos podem ajudar muito o nosso planeta.

O que são tijolos ecológicos?

Tijolos ecológicos são blocos de construção feitos de plásticos não recicláveis ou outros tipos de resíduos, que podem ser usados ​​para criar todos os tipos de estruturas, de paredes de banheiro a prédios inteiros!

Eles podem ser feitos enchendo uma garrafa plástica vazia de bebidas com resíduos não biodegradáveis, como isopor e sacolas plásticas ou utilizando máquinas especiais especializadas na criação de tijolos ecológicos.

Por que devo fazer um tijolo ecológico?

A criação de tijolos ecológicos utiliza todo o material que de outra forma seria desperdiçado, sendo usado para criar um objeto altamente útil e duradouro, que pode ser usado para criar diversos tipos de estruturas e ainda ajudar o nosso meio ambiente.

Esses tijolos são de custo zero e podem ser fabricados em qualquer lugar do mundo, o que significa que as pessoas nos países em desenvolvimento, podem fabricá-los por conta própria, sem depender dos outros, e usá-los para construir as estruturas de que precisam em suas comunidades.

As comunidades que se envolvem na fabricação de tijolos ecológicos têm muito menos lixo do que antes de começarem, então é uma ótima maneira de limpar uma área e proteger nosso planeta.

Como fazer um tijolo ecológico

Os tijolos ecológicos da Ecomaquinas são muito simples de fazer. Em primeiro lugar, dependendo do seu projeto, você pode querer adquirir vários tipos de resíduos, sendo o mais utilizado garrafas plásticas.

Eles podem ser do tamanho que você quiser. 

Para criar tijolos ecológicos de plástico siga os passos abaixo:

Use uma garrafa limpa e seca. Isso é importante porque qualquer matéria orgânica deixada dentro da garrafa pode enfraquecer o tijolo e, portanto, a integridade da estrutura que você cria.

Recolha o seu material de enchimento. Devem ser plásticos não recicláveis, ​​limpos e secos. 

Certifique-se de preencher todas as formas incomuns no fundo da garrafa, enchendo-as com plásticos pequenos e macios primeiro, pois as aberturas de ar também enfraqueceram o tijolo. 

Pique qualquer material plástico duro grande em pedaços menores para que você possa colocá-los na garrafa, mas também para que eles ajudem a preencher as lacunas de ar no interior. 

Não encha sua garrafa com nada além de plástico não reciclável limpo e seco.

Misture plásticos duros e macios ao encher sua garrafa para evitar lacunas de ar e pressione os resíduos para dentro com um palito enquanto você vai, para que você possa colocar mais dentro.

Você está mirando em um tijolo sólido, se você conseguir apertá-lo, não estará cheio o suficiente!

Quão limpo é o seu lixo. Um passo vital no processo de fabricação de tijolos ecológicos é limpar o lixo que você está compactando nas garrafas.

Não pode haver umidade ou comida em nada, caso contrário os gases podem se acumular e explodir a garrafa, tornando sua estrutura instável.

Há certas considerações a serem seguidas, ao pensar em qual material preencher entre os tijolos, como o que está mais disponível para você ou como ele se moldará às garrafas.

Claro que os tijolos ecológicos não são a solução definitiva para a poluição. Afinal, é muito melhor nunca consumir plástico do que consumi-lo (mesmo que você o esteja reciclando em estruturas legais).

Mas entendemos que às vezes é quase impossível evitar a produção de lixo não reciclável, por isso recomendamos ser criativo para evitar resíduos em aterros sanitários.

Além dos tijolos, existem diversas formas para você reciclar e assim colaborar com o meio ambiente. 

Pneus, garrafas, papelão você pode criar vários objetos para sua casa ou jardim. Hoje em dia na internet existem diversos modelos de objetos e coisas que você pode criar com esses e outros materiais recicláveis.