2 de fevereiro de 2023

Trend Micro oferece suporte ao data lake de código aberto da AWS

A tecnologia inovadora permite acesso direto das organizações aos próprios dados e informações sobre ameaças

A Trend Micro, líder mundial em soluções de cibersegurança, é a parceira da inovadora tecnologia de data lake de segurança lançada pela Amazon Web Services (AWS) e batizada de Amazon Security Lake. As organizações têm lutado para fazer a análise dos registros de eventos – conhecidos como logs – em diferentes locais na nuvem e em ambientes on-premise. A Trend Micro contribui gerando dados que ajudam as equipes a aumentar a visibilidade das ameaças para minimizar o risco de segurança, os custos e a complexidade.

Para Mike Milner, vice-presidente de Tecnologia de Cloud da Trend Micro, “a ferramenta é um marco porque alivia os desafios críticos da operação de segurança na nuvem, capacitando e maximizando a eficiência das equipes no gerenciamento de dados em escala”. Isso porque o Amazon Security Lake centraliza, automaticamente, os dados de segurança de uma organização, de diferentes locais e ferramentas, em um data lake específico, na própria conta AWS do cliente.

Os dados de segurança do Amazon Security Lake podem ser usados para alimentar ferramentas de análise de dados de terceiros, para detecção de ataques, investigação e resposta a incidentes. Ele oferece suporte ao padrão Open Cybersecurity Schema Framework (OCSF)* para normalização e ingestão contínuas dos dados de ameaças.

“Com o Amazon Security Lake, analistas e engenheiros podem agora criar e usar facilmente um data lake centralizado, gerando a visibilidade dos logs necessária para aprimorar a proteção de workloads, aplicações e dados críticos”, destacou Rod Wallace, gerente geral do Amazon Security Lake.  “Ele oferece novas e importantes oportunidades para otimizar as principais tarefas de segurança. Estamos muito satisfeitos por ter a Trend Micro a bordo desse projeto desde o início”, acrescentou.

MJ DiBerardino, CEO da Cloudnexa, disse estar entusiasmado com o fato de a AWS e a Trend Micro permitirem que eles tenham posse dos próprios dados de segurança. “É um grande salto e um progresso. Nenhuma organização é 100% à prova de violações hoje, o que nos coloca uma tremenda pressão para melhorar a nossa capacidade de detecção e investigação de ameaças. As políticas de retenção de dados de 90 dias dos fornecedores é um grande obstáculo para esses esforços”, ressalta.

*O OCSF é a primeira iniciativa de código aberto desse tipo, que oferece uma taxonomia simplificada e independente de fornecedor, para ajudar todas as equipes de segurança a obter uma ingestão e análise de dados melhores e mais rápidas, sem tarefas de normalização iniciais demoradas.

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro, líder global em cibersegurança, ajuda a tornar o mundo mais seguro quando o assunto é troca de informações digitais. Com décadas de experiência em segurança da informação, pesquisa global de ameaças e inovação contínua, a Trend Micro protege centenas de milhares de organizações e milhões de indivíduos com soluções para redes, dispositivos, sistemas em nuvem e endpoints.

As plataformas da Trend Micro oferecem uma gama poderosa de técnicas avançadas de defesa contra ameaças otimizadas para ambientes Google, Microsoft e Amazon, possibilitando respostas mais rápidas e efetivas aos riscos cibernéticos. Com 7.000 colaboradores em 65 países, a Trend Micro permite que as organizações protejam e simplifiquem o seu mundo conectado.

Site:  https://www.trendmicro.com
Twitter: @TrendmicroBR