2 de fevereiro de 2023

Veja as melhores estratégias para potencializar as vendas no e-commerce

Você já deve ter reparado o quanto que fazer compras online se tornou popular, sendo que o acesso a e-commerce e aplicativos é parte comum da rotina de muitas pessoas atualmente. 

Inclusive, muitos dizem preferir comprar na internet, devido à agilidade e praticidade no processo.

Nos dias de hoje, é praticamente impossível ver um grande comércio que não realize vendas online. Cada vez mais empresas abrem suas lojas na internet, os chamados e-commerces, para se manterem competitivas. 

Consequentemente, o cenário se torna mais competitivo a cada dia, fazendo com que as lojas precisem se destacar no meio das concorrentes.

Dito isso, veja as melhores estratégias para vencer a concorrência acirrada, conquistando a preferência dos clientes e potencializando as suas vendas no e-commerce.

Utilize com eficiência as redes sociais

As redes sociais, atualmente, são algumas das principais plataformas de marketing do mundo. As pessoas estão online o tempo todo, vendo fotos, vídeos e postagens diversas. Logo, ter a sua empresa ativa nas redes sociais é essencial.

Tenha em mente que você precisa adaptar as suas propagandas de acordo com o público-alvo do seu e-commerce. 

Planeje a sua estratégia e adeque a linguagem e a identidade visual das publicidades de acordo com o seu nicho de potenciais clientes.

Ademais, hoje, investir nos anúncios pagos, disponíveis nas principais redes sociais, também é necessário para o seu devido crescimento.

Por fim, também é válido destacar que as redes sociais funcionam não apenas para fazer propaganda, mas para se comunicar com os clientes e se aproximar verdadeiramente deles. 

Por isso, é importante ter pessoas responsáveis e extremamente dedicadas na administração dessas plataformas, assim como no atendimento por meio delas.

Tenha a melhor página de produtos possível

Mais do que focar os investimentos apenas para a divulgação dos produtos de seu site, é crucial ter páginas de qualidade e um site atrativo e funcional. Ou seja, que ele seja o melhor possível. 

Lembre-se: a sua página precisa conquistar o cliente em todos os aspectos.

Por isso, alguns recursos essenciais que seu site precisa ter são:

  • Identidade visual adequada;
  • Layout agradável, intuitivo e funcional;
  • Produtos descritos de maneira simples e completa;
  • Fotos de qualidade dos itens à venda;
  • Área de pesquisa de itens, que funcione de forma eficiente;
  • Diferentes formas de pagamento disponíveis;
  • Preços competitivos;
  • Área dedicada para feedback dos produtos, com avaliações de clientes.

Cada um desses itens é essencial e irão garantir que o seu site agrade os consumidores. 

Ademais, é imprescindível que tudo na página funcione bem. O site precisa ser veloz e as suas funcionalidades não devem apresentar falhas.

Adapte-se aos mecanismos de busca

Você provavelmente já ouviu falar em SEO. O termo é uma sigla, que define o “Search Engine Optimization”, ou “Otimização para motores de busca”, em tradução.

Em resumo, você quer que o site da sua loja seja encontrado quando as pessoas pesquisarem pelos produtos vendidos nas plataformas de busca online.

Para isso, é fundamental utilizar as diversas técnicas de SEO disponíveis, revisando e adaptando o seu site constantemente, conforme os padrões se alterarem.

Considerando essa adaptação aos mecanismos de busca, algo muito valioso é ter um blog integrado ao seu e-commerce. 

Neste canal podem ser feitas constantes postagens sobre os produtos e serviços vendidos, bem como demais temas de interesse do público e que se relacionem ao seu negócio, aplicando as técnicas de SEO.

Então, as postagens do blog são vinculadas às páginas de venda dos produtos, atraindo ainda mais clientes e direcionando-os para a compra de forma mais dinâmica e efetiva.

Não se esqueça do “pós-venda”

É essencial que você não esqueça de todo o processo do pós-venda, para fidelizar os seus clientes e construir uma boa reputação para a sua marca. 

Para isso, disponibilize atendimento a fim de sanar qualquer dúvida do comprador sobre prazo de entrega, devoluções e trocas.

O atendimento feito de maneira eficiente e atenciosa faz com que o cliente volte a comprar na sua loja, além de indicá-la a conhecidos.

Integre seu e-commerce a um Marketplace

Outro recurso que potencializará as suas vendas é disponibilizar o seu comércio em um Marketplace. 

Um Marketplace é, basicamente, um espaço virtual no qual diversas lojas disponibilizam seus produtos.

Contudo, dentro dessa estratégia, é importante escolher bem em quais plataformas você irá disponibilizar sua marca, tendo em vista todos os outros pontos mostrados até aqui – como presença do seu público e reforço da sua identidade de marca.

Faça remarketing

O chamado remarketing é uma estratégia de marketing digital que faz com que os seus anúncios apareçam para clientes que demonstraram interesse nos produtos, pesquisando e acessando opções similares.

Normalmente, ele é feito via anúncios em redes sociais e e-mails. 

Por isso, de modo a atrair novas compras e manter os clientes ativos, invista no processo de “fazer marketing novamente para a mesma pessoa”, outra definição usada para o termo.

Aproxime-se dos seus clientes sempre que possível

Por fim, temos uma das estratégias mais importantes, que é refletida em outras aqui listadas. 

Para se destacar no comércio virtual é fundamental que a sua loja tenha diferenciais valiosos. E, um dos principais diferenciais nos dias de hoje é a proximidade entre empresa e clientes.

Manter o contato em diversos canais, o chamado Omnichannel, de maneira eficaz, gera sentimento de confiança nos compradores. 

Por isso, procure sempre oferecer um atendimento humanizado, que ouça os seus clientes e atenda às suas necessidades.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.