7 de julho de 2022

Crie um jardim de inverno na cozinha e agregue charme e leveza

Confira as principais dicas para montar um belo jardim de inverno na sua cozinha!

Os jardins de inverno são uma ótima opção para criar uma decoração mais bonita e sofisticada, com um toque especial da natureza. Eles surgiram em países mais frios, onde no inverno o clima não ficava favorável para ter plantas no jardim, fazendo com que as pessoas colocassem elas em casa.

O cômodo onde os jardins de inverno trazem um charme a mais é na cozinha. Geralmente quando este cômodo é feito só nos preocupamos em ter bons eletrodomésticos e móveis de cozinha planejado, mas ter jardins de inverno neste local da casa pode ser muito interessante e uma forma mais fácil de ter por perto plantas utilizadas nos alimentos do cotidiano, como temperos e saladas.

Neste artigo, vamos mostrar todas as dicas e informações para você montar um jardim de inverno e deixar a sua cozinha mais estilosa!

Vantagens de ter um jardim de inverno na cozinha

Estar em contato maior com a natureza e ter uma decoração diferente e bonita não são os únicos benefícios que um jardim de inverno proporciona. A seguir você conhece outras vantagens desse tipo de decoração!

Melhora a qualidade do ar

Com um jardim de inverno você consegue melhorar a qualidade do ar que circula no ambiente, pois o seu processo de fotossíntese contribui para que o ar fique mais purificado, ajudando a refrescar o ambiente no calor e a prevenir gripes e alergias no inverno

Você pode plantar os seus alimentos

Dependendo do local em que ele será feito e da iluminação que recebe, você pode cultivar no seu jardim alguns alimentos para serem utilizados na cozinha. Você pode plantar temperos como cebolinha e salsinha, ou uma alface e couve para fazer saladas!

Investimento baixo para montar

Se você quer valorizar o seu imóvel para uma futura venda, você pode investir na criação de um jardim de inverno por ele ser uma opção mais barata que deixa o ambiente bonito e harmonioso!

Tipos de Jardim de inverno

Ao montar um jardim de inverno o primeiro ponto a ser definido é o tipo de jardim que você vai criar. Atualmente, existem três características que devem ser analisadas para você criar um jardim de inverno bonito para a sua cozinha.

Jardins Horizontais

Esse tipo de jardim de inverno é o mais comum que existe. Nele as plantas são dispostas em uma parte do chão no ambiente da casa, criando toda uma área mais verde que muitas vezes é utilizada como um local de relaxamento, onde as pessoas colocam mesas e cadeiras para poder ficar no meio da natureza e aproveitá-la melhor!

Jardins Verticais

Essa é uma ótima opção de jardim de inverno para quem tem pouco espaço em casa. Com ele você cria um jardim em uma parede da sua casa, onde você pode colocar as plantas em vasinhos e pendurá-los na parede criando assim uma decoração bonita e harmoniosa para o ambiente

Com ou sem paredes

Geralmente, os jardins de inverno com parede possuem paredes feitas de vidro, onde os moradores conseguem ver o jardim e apreciar a sua beleza. E os que não possuem parede são ótimos porque se integram facilmente ao ambiente e ajudam a fazer parecer que o cômodo é maior.

Dicas para montar um jardim de inverno

Na hora de montar o seu jardim de inverno é importante se atentar a alguns fatores que devem ser analisados para criar um jardim bem bonito! Abaixo você conhece mais sobre esses fatores e o que é importante de se considerar em cada um deles.

Defina o estilo de decoração do jardim

Você provavelmente já tem um estilo de decoração definido na sua casa, mas na hora de montar o jardim é importante se atentar às peças que vão compor ele para ver se combina com o restante do ambiente, para assim criar algo harmonioso que fique com um resultado bonito.

Utilize peças de madeira

A madeira é o material que mais combina com qualquer tipo de jardim, então quando for criar o seu jardim de inverno considere a utilização desta importante peça para criar uma decoração mais natural e aconchegante. Você pode apostar em móveis de madeira como mesas e cadeiras, ou colocar um piso de madeira.

Escolha as melhores plantas

Para fazer a escolha certa, verifique o tipo de incidência solar a que as plantas precisam ficar expostas. Existem três tipos de plantas para isso:

  • Sol pleno: são as plantas que precisam de pelo menos quatro horas diárias de sol. Nesse tipo temos as hortênsias, begônias, gerânio e babosa;
  • Meia-sombra: este tipo precisa de uma luminosidade considerável que não seja entre os horários de pico das 10 às 16 horas. Plantas desse tipo são as orquídeas, antúrios, jasmins e violetas;
  • Sombra: essas são as plantas que não precisam de muita luz solar, e podem ficar no mínimo duas horas expostas. Elas são os lírios, jiboias, singônios e espada de São Jorge.

Realize a manutenção

Após terminar de montar o jardim de inverno, o trabalho não acaba. Ainda é necessário realizar a manutenção do jardim para cultivá-lo e fazer com que fique bonito sempre! Para isso é importante regar as plantas diariamente, oferecer luz solar e limpar as folhas do jardim com frequência.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →