6 de dezembro de 2024

Como fazer uma pesquisa de mercado qualitativa?

A pesquisa de mercado qualitativa é um método baseado em perguntas que dependem fortemente dos seguintes dados: grupos de foco, entrevistas aprofundadas e outros. É altamente validada e, geralmente, composta de 6 a 10 entrevistados.

Isso permite a redução de custos, enquanto permite a discussão e a análise de temas livres para empresas de automóveis ou de equipamentos de combate a incêndio. Normalmente, a discussão é direcionada a critério do entrevistador ou pesquisador de mercado.

Quer saber melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Um método econômico

É sempre melhor ter mais cabeças pensantes do que apenas uma. Ao buscar ideias e competências em um grupo de entrevistados, a qualidade dos dados obtidos é muito superior. 

Ela é usada com mais frequência em campanhas políticas, para entenderem a percepção do eleitor sobre candidatos, entrevistando líderes empresariais e aprofundando tópicos de interesse, estudos de perfil psicológico e assim por diante.

Cria-se uma espécie de fios e cabos elétricos muito bem instalados e com baixa porcentagem de risco.

É um método relativamente mais barato para entender 2 fatores críticos em detalhes, ou seja, “o que” os entrevistados pensam e sentem sobre um determinado tópico e “por que” isso ocorre.

Métodos para pesquisas de mercado

Para realizar pesquisas de mercado qualitativas geralmente, um desses métodos de pesquisa de mercado é usado:

  • Grupos focais: Como o nome sugere, um grupo de pessoas composto geralmente de 6 a 10 membros é reunido para discutir um determinado produto e suas estratégias de mercado. 

Normalmente, especialistas nesse campo específico farão parte do conjunto. Eles terão um moderador que estimulará a discussão entre os membros para obter opiniões. 

  • Entrevistas em profundidade: Geralmente é uma entrevista individual realizada com um grupo de pessoas, pessoalmente ou por telefone. O moderador faz perguntas abertas que ajudam a coletar melhor os dados.
  • Métodos de pesquisa inovadoras: Nesse método, o pesquisador pode clicar em fotografias da pessoa que está respondendo às perguntas ou até mesmo gravar seus vídeos. 

Observar essas fotografias ou vídeos mais tarde informaria ao pesquisador sobre suas respostas e reações a várias situações. Pense como isso seria útil para uma empresa de quadro de distribuição entender os clientes e dar vazão a novas e eficazes ideias

  • Observações: As observações estão se tornando um método de pesquisa cada vez mais usado no nicho de mercado qualitativo. Isso faz com que o pesquisador observe de longe e realmente veja como um consumidor reage a um produto real e à experiência de compra. 

Vale ressaltar que irá reduzir o escopo de ser desonesto com feedback ou até mesmo esquecer a experiência de compra em um estágio posterior.

  • Imersão no estilo de vida: um método mais recente de conduzir pesquisa é participar de um evento social ou familiar em que o usuário está e coletar um feedback. Isso ajuda, pois quando estão em um ambiente confortável, dá maior vazão para serem eles mesmos. 

Essa é uma ótima maneira de coletar feedback sincero em um ambiente confortável.

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 Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.