8 de outubro de 2024

Como a tecnologia tem melhorado o marketing?

A tecnologia transformou o marketing, tornando as campanhas mais personalizadas para cada um e criando grande interação e direcionamento para os profissionais. 

E não é apenas essa interface entre marcas e pessoas que foi transformada. Fez com que os sistemas nos quais as empresas são construídas, agregassem valor às compras e aumentassem os resultados. Isso vale para nichos maiores como os de refrigerante ou para aqueles com menor expressão, como os de etiqueta acrílica.

Quer saber melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Números e mais sobre o tema!

Nos últimos tempos, 47% dos profissionais de marketing voltaram seu foco na criatividade, para impulsionar suas estratégias. Agora, em 2022, para 56% dos profissionais de marketing, a criatividade e a tecnologia desempenham um papel igual na determinação de onde e como eles se envolvem com seus clientes. 

Sem contar que 30% priorizaram a tecnologia sobre a criatividade.

Para entender melhor por que isso está acontecendo, precisamos apenas observar onde as pessoas obtêm suas informações, seus modos de entretenimento e suas preferências de compras.

  • Conectividade: Existem cerca de 4 bilhões de usuários conectados, isso significa 50,8% da população mundial. Nos próximos três anos, China e Índia adicionarão mais usuários de internet do que existe hoje nos EUA, por exemplo.
  • Dispositivos móveis: Mais de 5 bilhões de pessoas possuem dispositivos móveis e mais da metade dessas conexões são smartphones. Pode-se prever que US$ 93 bilhões serão gastos em anúncios desta vertente, ou seja, US$ 20 bilhões a mais do que será gasto em TV.
  • E-Commerce: Espera-se que mais de 2,14 bilhões de pessoas em todo o mundo compram bens e serviços online em 2022.
  • Entretenimento: Um terço da atividade online é gasta assistindo a vídeos online, com meio bilhão de pessoas assistindo a vídeos no YouTube todos os dias, sejam de seu clipe musical favorito ou um tutorial sobre detergente concentrado.

O que os profissionais de marketing precisam das marcas

Também podemos analisar o que os profissionais de marketing querem das marcas para ver por que novas tecnologias como chatbots estão crescendo em usabilidade. Desta forma, vale perceber que a tecnologia é menos um dispositivo de transmissão e mais uma ferramenta para propagar a comunicação.

  • Personalização em escala: estudos mostraram que cerca de  93% das empresas com estratégias avançadas de personalização faturaram mais do que outras que não contam com esta ferramenta nos últimos anos.
  • Marketing Experiencial: Comparado ao marketing digital, as iniciativas experienciais, que criam vínculos emocionais entre consumidores e marcas, podem ter um retorno de investimento dez vezes maior, criando uma fidelidade mensurável. É como se soubesse, de antemão, que sua marca de manutenção predial, fosse ter sucesso, antes de qualquer fechamento de contrato.

Com tudo isso citado, fica fácil perceber os ganhos que este setor obteve após os avanços tecnológicos. Agora, pense como isso estará daqui há dez ou quinze anos? Por isso, comece a fazer estas mudanças agora, para que esteja cada vez mais preparado e atualizado.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.