25 de abril de 2024

Conheça resultados da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2022, feita em parceria por Instituto Akatu e GlobeScan

Entre as descobertas do estudo estão: mudanças de comportamento do consumidor, fatores que influenciam as decisões de compra e ações empresariais que valorizam

O Instituto Akatu e a GlobeScan divulgam os resultados da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2022: Um estudo global de percepções do consumidor. O estudo é realizado anualmente desde 2019, e em 2022 foi a campo em 31 países, contando com mil entrevistados no Brasil, todos maiores de 18 anos.

Suas descobertas ajudam as empresas a se tornarem, cada vez mais, aliadas dos consumidores na adoção de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis e auxiliam na construção de uma relação de confiança e de compromisso com seus stakeholders.

“A pesquisa de 2022 ressalta ainda mais o que as edições anteriores apontavam: que é fundamental empresas e marcas comunicarem com clareza suas ações de sustentabilidade e os atributos de seus produtos mais sustentáveis. Aquelas que investirem nisso serão vistas como aliadas do consumidor, o que pode representar um ganho de reputação e uma valorização como impulsionadoras de práticas mais sustentáveis”, analisa Helio Mattar, presidente executivo do conselho do Instituto Akatu.

“A recorrência desta pesquisa nos últimos quatro anos com uma análise aprofundada exclusiva revela a consistência do pensamento dos consumidores brasileiros quanto à adoção de comportamentos mais saudáveis e sustentáveis. O interesse está evidente e cabe aos demais atores que compõem o mercado prover as condições para que essas intenções se transformem em ações e novas práticas de consumo”, aponta Álvaro Almeida, diretor da GlobeScan para a América Latina.

Tarcila Ursini, conselheira de administração e especialista em sustentabilidade nos negócios, destaca as oportunidades para as empresas diante do aumento da consciência do consumidor brasileiro apontado na pesquisa: “no campo das empresas existem oportunidades de negócios gigantescas, para que elas comuniquem melhor e estimulem o consumidor a praticar a sustentabilidade”, analisa.

CEO do Pacto Global Brasil, Carlo Pereira, segue a mesma linha: “chama a atenção a percepção dos brasileiros diante dos problemas globais e a expectativa em cima das empresas, que são convocadas a ajudar nessa transição para uma sociedade mais saudável e sustentável. Existe muito espaço para empresas e lideranças empresariais atuarem nesse sentido.”

Além da colaboração entre o Instituto Akatu e a GlobeScan para o desenvolvimento da pesquisa, ela contou com o patrocínio de: Ambev, Asics, Globo, Mercado Livre, PepsiCo, Tetra Pak e Vedacit.

Confira alguns resultados:

Atitudes de uma vida saudável e sustentável

→ 81% dos brasileiros afirmam que o que é bom para um indivíduo nem sempre é bom para o meio ambiente (aumento de 4 p.p. em relação à 2021); contra 46% na média mundial

→ 84% dos brasileiros declaram desejar reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza (demonstrando estabilidade: 86%, em 2021); contra 73% da média mundial

→55% dos brasileiros se dizem dispostos a pagar mais por produtos ou marcas mais sustentáveis (queda de 5 p.p. em relação à 2021); em paridade com os 57% da média dos países

Desempenho das instituições em ajudar a ter estilos de vida mais ecológicos

→ As instituições melhor avaliadas são as ONGs/grupos ativistas: 60% dos brasileiros declaram que estão se saindo “muito bem/bem” em ajudar as pessoas a viverem de forma mais ecológica, em comparação com as grandes empresas (43%) e os governos (30%)

Influenciadores de uma vida mais ecológica

→ Cerca de 30% dos brasileiros afirmam que os maiores influenciadores de um estilo de

vida mais ecológico são membros da família, mídia tradicional (TV, rádio e notícias)

e mídia social; em quarto lugar estão as empresas e as marcas (26%)

Fatores que influenciam a decisão de compra

→ Entre 43 e 55% dos brasileiros afirmam que o fato de um produto ser ecologicamente

correto influencia “muito” a sua decisão de compra em diferentes segmentos, especialmente produtos de cuidado pessoal (55%) e de limpeza (51%)

→ 56% dos brasileiros dizem que suas decisões de compra são muito influenciadas por marcas que impulsionam a agricultura sustentável e que desenvolvem programas de uso eficiente de água; 54% por marcas que desenvolvem programas de reciclagem/reúso de embalagens e que proporcionam ajuda humanitária

Alimentação para uma vida saudável e sustentável

→ 6 em cada 10 brasileiros declaram “sempre/a maior parte do tempo” comer comida saudável, não tendo havido mudança desde 2019

→ 6 em cada 10 brasileiros se dizem dispostas a pagar mais por alimentos saudáveis e

sustentáveis

Mudanças feitas na vida para privilegiar a economia, o meio ambiente e a sociedade

→ 34% dos brasileiros declaram ter realizado mudanças no último ano para serem mais saudáveis, melhorando o bem-estar e a saúde física e mental (aumento de 4 p.p. em relação à 2021)

→ 25% dos brasileiros declaram ter realizado mudanças no último ano para serem mais ecologicamente corretos, buscando reduzir o impacto no meio ambiente e no clima (aumento de 4 p.p. em relação à 2021)

Percepção sobre seriedade dos problemas globais

→ Seguindo o mesmo padrão dos anos anteriores, os problemas ambientais predominam como os mais sérios para os brasileiros, sendo 8 dos 11 principais problemas apontados, com destaque para poluição da água e esgotamento dos recursos naturais

Conheça todos os resultados públicos aqui.

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo — modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade: Site

Sobre a GlobeScan

Consultoria global de insights que trabalha na intersecção de propósito de marca, sustentabilidade e confiança. Atua com empresas, ONGs e organizações multilaterais para fornecer insights que orientam a tomada de decisões e criam estratégias que contribuem para um mundo sustentável e equitativo. Com mais de 35 anos de experiência, tem escritórios na Cidade do Cabo, Hong Kong, Mumbai, Londres, Paris, São Francisco, São Paulo e Toronto. É membro do UN Global Compact e certificada como B Corp desde 2017.

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