20 de maio de 2024

Soluções da Agora Tecnologia garantem segurança nas escolas

Controles de acesso e de frequência, sistema de monitoramento no transporte escolar e câmeras inteligentes de videomonitoramento estão entre as tecnologias oferecidas pela empresa para tornar o ambiente escolar mais seguro

Os episódios de violência registrados recentemente em escolas no Brasil têm provocado uma série de discussões sobre a importância de oferecer um ambiente tranquilo para toda a comunidade escolar.

Para garantir mais segurança dentro e fora da sala de aula, a Agora Tecnologia, líder em distribuição de soluções do setor de telecomunicações de marcas como Hikvision, Holowits, Huawei e Motorola, oferece equipamentos e sistemas conectados com diversas plataformas que controlam desde a frequência do aluno até o acesso de visitantes ao ambiente escolar, câmeras inteligentes de videomonitoramento, sistema de rastreamento no transporte escolar e detectores de metais.

Para garantir mais segurança dentro da sala de aula, uma das medidas eficazes é a instalação de equipamentos que têm o objetivo de controlar a frequência dos estudantes. Além de registrar a entrada e a saída, o dispositivo também aponta se o aluno permaneceu ou não na sala de aula.

“Quando falamos em segurança eletrônica no ambiente escolar, três pilares devem estar muito conectados: pessoas, sistemas e processos. Não adianta ter tecnologia avançada e equipamentos com muitos recursos se os usuários não souberem como agir”, explica Severino Sanches, CEO da Agora Tecnologia.

Já as tecnologias de controle de acesso são responsáveis por identificar quem está entrando no ambiente escolar e só liberam o acesso após autenticação facial. Dessa forma, o visitante não autorizado será impedido de acessar as dependências da instituição de ensino.

As informações coletadas podem, por exemplo, alimentar outro sistema de segurança, como frequência e saúde, uma vez que alguns equipamentos aferem, inclusive, a temperatura corporal.

Ainda como alternativas para controle de acesso existem os bloqueios de segurança, como cancelas, catracas e torniquetes – equipamento similar a uma porta giratória, fechado do teto ao solo, evitando entrada indevida.

Outra solução que pode ser implementada nas escolas são as câmeras de videomonitoramento que utilizam inteligência artificial para análise de imagens.

Trata-se de um dispositivo ativo que identifica situação de risco e possui um algoritmo capaz de saber se tal cena exibida é um padrão esperado ou não. É possível gerar uma notificação diretamente para a central de segurança.

“A câmera de videomonitoramento deixou de ser um sistema passivo, que as pessoas só olhavam a imagem gravada depois que algo tinha acontecido. Agora, esse tipo de equipamento possui recursos de inteligência artificial, reunindo dados e informações suficientes para agir em tempo real”, destaca Sanches.

Alunos, professores e funcionários também podem ser monitorados antes mesmo de chegarem à escola por meio de um sistema de câmeras instalado no transporte escolar. Ao entrar no veículo é possível registrar a presença no transporte e ao mesmo tempo rastrear de todo o trajeto.

Tecnologia avançada

Mais sofisticados, os alarmes também são recursos que podem ser instalados para garantir ambientes mais seguros. Em formato de totem, o dispositivo é equipado com um botão de emergência, que, ao ser acionado, abre um canal de áudio direcionado para uma central de segurança, e a pessoa pode falar em tempo real que está em perigo.

O equipamento também conta com uma câmera de alta resolução, permitindo que o operador, localizado na central de segurança, veja com nitidez o que acontece no ambiente e aja com rapidez na tomada de medidas necessárias. O dispositivo pode ser instalado em sala de aula, corredores e até em pontos estratégicos que permitem acionar a central de monitoramento.

Sobre a Agora Tecnologia

No mercado há 29 anos, a Agora Tecnologia é líder em distribuição de soluções de Tecnologia e Comunicação. Oferece as soluções mais inovadoras do mercado, contribuindo por um mundo mais conectado, sendo referência em Conectividade, Enterprise & Commercial, Segurança Eletrônica, Radiocomunicação, Cloud, Telemetria e Automação, Engenharia e Projetos.

Com um time de especialistas certificados, é o maior distribuidor enterprise de HUAWEI da América Latina, líder em radiocomunicação pela Motorola Solutions, distribuidor autorizado da Hikvision e uma das cinco empresas do setor que mais crescem no Brasil.

Um dos diferenciais é a operação logística, com centros de distribuição em Barueri (SP), Serra (ES), Shenzhen (China) e Miami (Estados Unidos), e mais de 15 fabricantes de tecnologia parceiros ao redor do mundo.