2 de fevereiro de 2023

Como acessar a Twitch e curtir as lives mais bombadas

Quer acompanhar os maiores streamers? Veja aqui as maneiras mais fáceis de assistir às suas lives preferidas 

Atualmente, um dos entretenimentos preferidos dos jovens é acompanhar lives dos seus streamers preferidos. A praticidade, o conteúdo livre e a identificação com o streamer tornaram essas transmissões ao vivo super populares.

Com o crescimento exponencial dessas transmissões e o desenvolvimento da tecnologia, assistir a esses streamers deixou de ser apenas uma atividade exclusiva dos usuários de computador voltada para games. Hoje em dia, existem aplicativos para celulares e até mesmo uma TV Smart que suporta essas plataformas.

Portanto, se você quer saber um pouco mais sobre essas lives, quais são os maiores streamers do mundo e do Brasil e como assisti-los da maneira mais confortável possível, leia o artigo abaixo.

O que são lives?

Primeiramente, antes de entrar no assunto do que são e como se tornaram tão populares, vamos entender o que significa a palavra “live” que tem origem do idioma inglês.

Ao traduzir essa palavra, podemos ver que ela significa “viver”, porém, ao assistir a alguns programas internacionais, pode-se perceber ao canto da tela a estampa “LIVE”, que significa ao vivo.

Portanto, as lives são programas ao vivo em que geralmente o criador de conteúdo transmite ao vivo uma entrevista, conversa com seu público, joga online ou faz as famosas reações de vídeos de outros criadores de conteúdo.

Existem diversas plataformas em que esses criadores de conteúdo transmitem os seus programas. Normalmente, programas de entrevistas e debates são feitos no YouTube, enquanto conteúdo voltado para games é geralmente reproduzido na Twitch.  Além dessas plataformas, existem outras um pouco menos utilizadas, como o Facebook Gaming, Nimo TV e também o Trovo.

Quais são as maiores plataformas de lives?

Como mencionamos anteriormente, hoje em dia as lives estão bombando e, com isso, o número de plataformas cresce com a quantidade do público e dos criadores de conteúdo.

Algumas dessas plataformas são maiores que outras e possuem mais ferramentas, porém cada criador de conteúdo e o seu público possuem suas preferências.

Um dos gêneros de mais destaque no cenário das lives e que possui mais espectadores é o dos games. 

Geralmente, os streamers de jogos utilizam mais a Twitch TV. Alguns dos maiores nomes nesse cenário são Yoda, Jukes,  Cellbit e Gaules. 

Para se ter uma ideia do tamanho e da importância da Twitch TV, até mesmo o Neymar, o craque da Seleção Brasileira, costuma fazer lives de games na plataforma.

Além da Twitch, ainda podemos citar o YouTube Gaming e Facebook Gaming que são bastante utilizados pelos streamers de jogos.

Quais são as lives que mais bombam no Brasil?

Podemos dizer que o Brasil é um dos países mais fortes no que se diz a criação de conteúdo e público consumidor de lives, portanto, alguns nomes que vamos listar aqui bateram recordes mundiais. 

Um deles é o Casimiro, que recentemente bateu o recorde mundial de pessoas assistindo simultaneamente uma live no YouTube ao transmitir ao vivo o jogo entre Brasil x Sérvia pela Copa do Mundo.

O streamer, que já é um fenômeno aqui no Brasil, conseguiu juntar quase 3,5 milhões de pessoas ao vivo, ultrapassando a final da Taça Rio entre Flamengo x Fluminense e também a apresentação ao vivo de Marília Mendonça em 2020.

Além do Casimiro, outro criador de conteúdo ao vivo que possui bastante destaque no cenário é o Alanzoka, que possui mais de 6 milhões de seguidores em sua Twitch.

O gamer transmite inúmeros jogos e calcula-se que tenha somado cerca de 9 milhões de reais através das suas lives.

Outros nomes que merecem destaque são o Nobru, o Coringa, a Babi e o DavyJones. Todos possuem um conteúdo voltado para games.

Como acessar as maiores lives?

Conforme falamos durante o texto, existem diversas plataformas para assistir às suas lives e streamers preferidos.

Sendo assim, a Twitch TV e o YouTube, que são as duas maiores plataformas nesse sentido, são as que possuem as melhores ferramentas tanto de acessibilidade quanto em qualidade.

Portanto, assistir nas duas plataformas é bem fácil. Você pode utilizar seu smartphone para fazer o download dos respectivos aplicativos, assim poderá assistir quando quiser e onde estiver.

Outra forma bastante comum de assistir ou pelo menos ouvir essas transmissões ao vivo é pelo computador. Muitas pessoas fazem isso enquanto estão fazendo outras tarefas ou até mesmo organizando estudos.

Por fim, temos a Smart TV, que de forma similar ao smartphone, basta fazer o download dos aplicativos. Dessa forma, você pode assistir as suas lives preferidas no sofá da sua casa como se fosse ver um filme.