24 de abril de 2024

Live nas redes sociais: Vale a pena para o seu negócio?

Redes sociais são meios de comunicação e interação que vieram para ficar. No Brasil, os instrumentos de mídias sociais são verdadeiros fenômenos.

Para ter ideia da magnitude, um estudo feito pela Hootsuite e WeAreSocial, publicado no Brasil na Rede Jornal Contábil, aponta que o Brasil é o 3º país que mais faz uso de redes sociais no mundo, com aproximadamente 150 milhões de usuários.

Esses são números muito relevantes quando falamos em marketing digital, uma vez que esse número de usuários pode representar também, uma série de benefícios para empresas, como por exemplo:

  • Aumento no número de clientes;
  • Reconhecimento da marca na internet;
  • Aumento do tráfego orgânico no site;
  • Análise e estudo comportamental do consumidor;

Entre as inúmeras ferramentas disponíveis na rede social para executar marketing, existem as populares lives. 

Sabemos que leitores do setor comercial e industrial, como por exemplo, empresas que fabricam bobina de papel, nos acompanha e resolvemos publicar esse artigo para falar se vale a pena ou não para seu negócio, executar lives em redes sociais. 

Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!

O que é uma live em rede social?

Antes de discutirmos se vale a pena ou não fazer lives em rede social, é necessário entendermos o que é uma live e qual a finalidade.

A live é uma ferramenta de rede social que está ganhando muita relevância. É comum vermos youtubers fazendo lives de longas horas, seja promovendo um debate ou mesmo apresentando algum tipo de entretenimento aos seus seguidores, como por exemplo, jogos para computador.

As principais redes sociais utilizadas para fazer lives são:

  • Youtube;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitch.

Cada rede social tem uma política definida para apresentação de lives. Algumas permitem lives ininterruptas, outras cedem o espaço por um determinado tempo, enquanto algumas acabam colocando publicidade obrigatória no decorrer da live. 

Vantagens de lives nas redes sociais

Para uma empresa de rótulos adesivos, por exemplo, a exposição através das lives em redes sociais pode representar um excelente custo-benefício.

Isso porque as redes sociais não cobram por exposição, e uma vez que você tem um certo número de seguidores, pode criar conteúdo relevante para mantê-los entretidos e até mesmo incentivar o compartilhamento, para assim aumentar seu engajamento na rede social. 

Vale ressaltar também que as lives mostram que determinado perfil é ativo nas redes sociais, o que é uma política de ranqueamento do SEO da Google, que serve para direcionar o internauta que tem interesse no produto/conteúdo até o perfil da empresa.

Desvantagens de lives em redes sociais

Se por um lado a exposição é vantajosa, por outro lado, manter o conteúdo relevante por muito tempo pode ser um problema para as empresas.

Uma live falando sobre manutenção de elevadores, por exemplo, precisa ser bem planejada, ter um roteiro idealizado, slides e montagens preparados, e isso determina tempo para preparação.

Se a empresa apresenta a live de qualquer maneira, sem um roteiro e script definido, pode até diminuir a credibilidade do cliente pela empresa.

Conclusão

Levando em consideração pontos positivos e negativos para uma empresa fazer lives em redes sociais, acreditamos que vale a pena sim ser feito, mas dentro de um cronograma e no momento certo, quando a empresa tem assuntos relevantes para tratar com seu público-alvo (seguidores).

Em outras palavras, fazer live para apresentar um novo produto, mostrar promoções exclusivas, ou por exemplo, preparar o público para as promoções da Black Friday.

Esperamos que nosso artigo tenha sido útil. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para outras dicas de marketing e gestão de empresas.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.