8 de junho de 2024

Plataformas de organização para otimizar dentro da sua empresa

Cada vez mais, as empresas têm a necessidade de otimizar o tempo na realização das suas demandas e fluxos, fazendo com que as tarefas do dia a dia sejam mais eficientes e práticas. Para isso, cada vez mais as plataformas de organização se mostram necessárias.

Isso tem sido possível por meio do uso de ferramentas tecnológicas, as plataformas de organização, pois elas permitem automatizar as tarefas, trazer uma visão mais clara das pendências, acompanhar projetos e estoque, além de reduzir a perda de dinheiro. 

Mais ainda, a otimização das atividades dentro de um negócio, seja uma empresa de instalações elétricas, loja de artigos para decoração ou um consultor de móveis planejados, tais ferramentas favorecem a tomada de decisão estratégica por parte da equipe gestora. 

Outra vantagem é que essa técnica pode ser utilizada por empresas de pequeno, médio e de grande porte, trazendo um diferencial competitivo diante dos concorrentes – como pode ser percebido – independentemente do segmento de negócio.

Diante disso, neste artigo você entenderá como essas plataformas podem ajudar o seu negócio, assim como os principais modelos e ferramentas empregadas. Confira a seguir! 

Os benefícios da otimização para o seu negócio 

Abordamos de forma mais resumida na introdução os benefícios das ferramentas. Contudo, é preciso dizer que as plataformas de organização ainda podem contribuir com diferentes aspectos de uma organização.

A otimização faz parte de um conjunto de ações que permitem qualificar as atividades e agilizar os fluxos de forma inteligente.

Mais do que permitir uma organização mais fluida, o uso de ferramentas deve ter como finalidade ganhar tempo e direcionar as ações de forma inteligente. 

Ou seja, você consegue realizar a atividade com mais agilidade, eficiência e otimização dos recursos.

Por isso, as plataformas que serão implementadas na empresa devem ser analisadas com muito cuidado, considerando as áreas de implementação, as atividades a serem otimizadas e quais melhorias são esperadas, de modo a obter benefícios como:

  • Auxilia a tomada de decisão – com inteligência e embasamento;
  • Favorece o planejamento estratégico da empresa;
  • Qualifica a otimização dos processos internos e externos;
  • Possibilita o aumento do número de vendas;
  • Reduz gastos desnecessários;
  • Permite um fluxo de trabalho mais eficiente. 

Ainda, a possibilidade de ter dados precisos e integrados para a equipe gestora, sem dúvidas, representa um excelente benefício para as empresas. 

É importante ressaltar também que os gestores conseguem ter soluções personalizadas e direcionadas para cada ação da empresa, já que fica mais fácil realizar um mapeamento do negócio. 

Além disso, o fluxo de trabalho e a distribuição de demandas entre os setores também fica mais fácil e assertivo. 

Ou seja, muitos ganhos podem ser sentidos, desde que as ferramentas mais adequadas para seu negócio e demanda sejam aplicadas.

A partir desses benefícios, é essencial que os gestores conheçam algumas ferramentas que podem contribuir com esse processo, sendo utilizadas em ambiente físico ou online para desfrutar dessas vantagens. 

Conheça 4 ferramentas de organização para empresas

Após conhecer os benefícios de utilizar ferramentas de otimização para seu negócio, é importante identificar opções que podem contribuir com o processo de organização.

Por isso, abaixo, apresentaremos 4 ferramentas de organização que podem ser aplicadas em sua empresa, seja ela de projetos de instalações elétricas prediais, logística e entregas ou uma loja de eletrônicos.

1. Conta Azul

Esse é um software de gestão que pode ser utilizado, sobretudo, por pequenas empresas para a gestão financeira. 

Por meio dela, é possível controlar as vendas e o estoque do negócio. Além disso, o aplicativo permite realizar a emissão de boletos e notas fiscais, analisar contratos, recibos e ter relatórios facilitados sobre a situação da empresa.

Com isso, os gestores conseguem ter uma visão ampla de como está funcionando o negócio e quais ajustes precisam ser feitos para a melhora da empresa. 

2. Trello 

A segunda ferramenta que merece destaque é o Trello, que permite criar várias etapas e estabelecer envolvidos em projetos, direcionado para a realização de um serviço ou atividade da empresa – gerenciando as etapas com mais clareza.

É muito importante que a equipe, assim como os gestores, estejam atentos em relação ao número de atividades, de demandas e as formas de resolver esses problemas. 

Essa ferramenta é gratuita e permite que a equipe gerencie os projetos, entendendo os links, prazos, comentários, além de delegar cada atividade específica. 

3. Vexpenses

Esse aplicativo é direcionado para a otimização do tempo dos gestores, levando em conta a análise de cada colaborador e os investimentos feitos.

O grande foco desse aplicativo é reduzir os gastos com despesas corporativas, analisando as notas fiscais que foram emitidas por cada colaborador. 

Com isso, é possível ter um maior controle dos gastos da empresa e alinhar prioridades de gastos com os profissionais.

4. TagPlus 

Esse aplicativo é direcionado para as vendas online, levando em conta atividades de emissão de boletos, pagamentos de notas fiscais, controle do fluxo de caixa, assim como do estoque e a verificação dos pagamentos de clientes e fornecedores. 

Tudo isso pode contar com a emissão de um relatório em PDF, que contribui para a visualização de dados pela gestão, facilitando a tomada de decisão. 

Conclusão

Tendo em vista a diversidade de ferramentas e funções existentes, bem como todos os impactos proporcionados, vale a pena fazer uma avaliação sobre quais são as melhores plataformas para a organização do seu negócio e verificar os benefícios dessa ação na prática.