2 de fevereiro de 2023

4 serviços essenciais para pequenos e grandes reparos

Entenda os benefícios de contratar um serviço especializado. Saber o que está fazendo evita prejuízos

De tempos em tempos todo imóvel precisa de reparos. Isso inclui desde pequenas obras para instalar um ar-condicionado ou renovar a cor das paredes até processos um pouco mais complexos, como derrubar paredes e consertar vazamentos ou problemas elétricos. Algo é certo: seu imóvel vai precisar de cuidados em algum momento.

Para economizar e também pela satisfação de conseguir executar os reparos, muita gente tem aderido ao movimento do it yourself. Essa pode ser uma boa ideia, mas exige equipamentos adequados e conhecimento básico sobre o que se pretende fazer. Caso esse não seja o seu caso, melhor contratar um profissional.

Pagar por um bom serviço de pintura, por exemplo, é recomendado se as superfícies vão precisar de outros reparos, como tapar buracos. Se estamos falando de processos mais complexos, como mexer na fiação ou na estrutura do imóvel, é ainda mais importante contar com alguém que saiba o que está fazendo.

Fizemos uma lista com alguns dos serviços mais importantes que você pode precisar por aí e os motivos pelos quais você precisa ter cuidado antes de colocar a mão na massa sem entender direito do assunto.

Pintor

Pintar uma parede não é uma tarefa tão complexa, mas precisa ser feita com cuidado para que o resultado fique satisfatório. Não basta ter um bom pincel ou trincha, você também vai precisar de uma lona, fita adesiva, uma bandeja de pintura, etc. Por isso, é melhor não tentar improvisar.

Se as paredes estão desgastadas, com buracos e infiltrações, contratar um pintor experiente é ainda mais recomendado. Algumas imperfeições precisam ser tratadas com mais técnica para que a intervenção não fique aparente na pintura. Um buraco mal tampado pode causar problemas num futuro próximo.

Eletricista

A eletricidade pode causar acidentes domésticos graves, além de prejuízos materiais, queimando eletrodomésticos e outros eletrônicos. Por isso, a manutenção da rede deve ser levada a sério e qualquer sinal de que algo pode estar errado deve ser olhado com atenção.

Trocar um chuveiro ou trocar uma lâmpada você até pode fazer (com cuidado e respeitando as normas técnicas), mas para outros reparos, chame um profissional. Ele vai saber avaliar a origem do problema, evitando que ele se agrave. Além disso, vai saber a melhor forma de realizar a intervenção com segurança.

Encanador

As infiltrações e vazamentos podem se tornar problemas graves, que comprometem a estrutura do imóvel. Por isso, ao menor sinal, você deve chamar um encanador quanto antes. Isso é necessário para que ele descubra a raiz do problema.

Além de garantir a integridade do seu imóvel, você ainda evita o desperdício de água, que provavelmente está acontecendo em algum lugar. Em poucos meses, a economia na conta já pode pagar o serviço do profissional.

“Faz tudo”

O famoso “faz tudo” é um profissional que, como o nome sugere, pode desempenhar diversas funções. Desde instalar uma prateleira e pendurar quadros nas paredes até montar móveis ou fazer algumas intervenções nas estruturas hidráulica e elétrica.

Antes de contratar um, verifique se ele tem experiência porque é justamente por isso que você precisa dele. Até mesmo atividades que parecem simples, como fazer um buraco na parede, pedem conhecimento para que você não acabe furando um cano ou fio elétrico. Um profissional vai fazer essa avaliação antes.

Esse tipo de serviço também pode ser contratado para instalar eletrônicos, como ar-condicionado ou ventilador de teto. Não é recomendado tentar fazer isso sozinho, a não ser que você tenha alguma experiência na área ou, pelo menos, assista a um bom tutorial.