8 de dezembro de 2022

Cuidados Gerais Em Uma Viagem Internacional

Viajar é tudo de bom, eu mesmo adoro e conto muito das minhas aventuras no meu ‘blog’ e como são minhas viagens. Entretanto, viajar exige alguns cuidados como em uma viagem que fiz um roteiro de 26 dias a Tailândia e me aventurei por aquele país precisei ter alguns cuidados e falaremos deles adiante.

Uma dica muito importante é pesquisada a voltagem da energia no país de destino. A maioria dos objetos atualmente é bivolt, mas convêm verificar. E ainda verificar o tipo de tomada. É muito desagradável não conseguir carregar seus objetos por estes problemas. 

E comprar adaptadores por lá poderá sair mais caro. Mas se não der tempo de verificar leve, cabos USB, como o nome diz, são universais. Uma boa bateria externa já ajuda demais, sempre tenha uma carregada com você.

Sempre, que possível tenha seu chip com internet 4g. Não fique dependendo do Wi-fi. Você pode ter vários problemas se precisar dele e a pessoa não te passar a senha.

Para saber se o seu telefone funcionará no país de destino é preciso saber a marca e o tipo de banda que ele usa. No entanto, você provavelmente não terá problema. Pois, a maioria dos telefones hoje em dia, já vem em versão global.

Não quero dar um conselho ruim a ninguém. Mas pense também no quesito de remédios. É bom ter um remédio para uma dor de cabeça ou no corpo, para combater uma diarreia ou mal-estar por alimentação essas coisas do tipo. Mas tome cuidado com a automedicação e o risco de os medicamentos serem proibidos no país de destino. 

O clima também é uma preocupação relevante. Não vá levar roupas de banho para a Bolívia que não tem praias, e os rios, e lagos são gelados. Não vá levar jaqueta de frio de neve para San Andrés. Pesquise sobre o clima do local de destino e faça as malas. O ideal é deixar roupas que podem usar em diferentes ocasiões.

Quanto a documentação quando estiver chegando mais próximo à viagem faça uma checagem de toda a documentação. Não adianta planejar e executar e não conferir. Então confira regularmente toda a sua documentação.

CUIDADOS ESPECÍFICOS EM VIAGENS INTERNACIONAIS

Aqui vou lembrar que toda viagem é única, tem as próprias facilidades e as próprias dificuldades. Dessa forma é bom você analisar o local específico e ver o que pode ser um problema local para sua viagem.

Um exemplo seria uma alergia a algum alimento ou ingrediente por lá. Verificar o significado de alguns costumes e se alguma roupa, joia ou tatuagem é tido como desrespeitoso ou imoral naque destino. 

Quanto aos costumes ainda é bom salientar que mudam bastante de país para país. Um exemplo é que na Argentina é comum, homens se cumprimentarem beijando no rosto e no nosso país não é costume. Não é que isso seja horrível ou coisa do tipo, apenas não faz parte do nosso costume.

No mais em qualquer dificuldade é bom lembrar que normalmente os locais são bem atenciosos com os estrangeiros, principalmente em países mais pobres. Então caso tenha qualquer dificuldade pode ter certeza que com simpatia, educação e respeito você não terá maiores problemas.