28 de fevereiro de 2024

Desenvolvimento infantil no 5º ano de vida

Qual deve ser o desenvolvimento físico adequado de uma criança de 5 anos?

As habilidades mais típicas são: alto nível de coordenação motora, alta mobilidade, andar na trave de equilíbrio, correr, pular, subir escadas, balançar em um balanço, realizar ginástica complexa, tentar patinar ou andar de patins, andar de bicicleta com quatro ou duas rodas, quicando e pegando bolas, vestir e despir de forma independente, desabotoar zíper e botões de fechamento, amarrar sapatos, além de não ter problemas para realizar atividades simples de higiene. 

Assim, você pode ver que uma criança de cinco anos pode ter um grande problema em ficar sentada por muito tempo em um lugar (manifesta-se por mudanças frequentes de posição). Eles são pequenos cientistas, gostam de descobrir o mundo, e por isso que, mesmo que você conheça muito bem o seu filho, alguns cuidados ainda são essenciais, como colocar redes de segurança para janelas, por exemplo.

E o desenvolvimento intelectual de uma criança de cinco anos?

 O que a criança deve ser capaz de fazer então? Nesta lista, os mais citados são: alta curiosidade cognitiva, fome de conhecimento, curiosidade, linguagem clara e compreensível, constantemente fazendo perguntas difíceis, construindo frases cada vez mais complexas, mostrando interesse em aprender a ler e escrever e conhecimento de cerca de 2000 palavras.

Acrescenta-se a capacidade de contar histórias curtas e longas, a capacidade de lembrar endereços e números de telefone, o desejo de estar em um grupo de colegas, distinguir o bem do mal, mostrar uma forte necessidade de independência, uma abordagem atenciosa para com os outros, vontade de cooperar com os outros, bem como um controle cada vez melhor sobre as emoções.

Criar uma criança de 5 anos

Como criar uma criança de cinco anos? Existem muitas opções disponíveis, e as soluções mais comuns são: dar a possibilidade de escolha, incentivar maior independência e criar espaço para ela, apoiar a criatividade, incentivar a cooperação com os pares, focar na atividade física conjunta, enviar feedback e envolver-se no desempenho de deveres domésticos básicos que ajudam a construir um senso de responsabilidade. 

É de suma importância dedicar a máxima atenção à criança e garantir sua segurança, não para fazê-la ou cortar suas asas, mas para deixá-la aprender algo novo. A criança vai gostar dessa abordagem porque gosta de adquirir e testar as habilidades adquiridas, também fica feliz quando alguém percebe isso, expressando elogios e palavras de agradecimento.

Como apoiar o desenvolvimento de uma criança de 5 anos?

Como passar o tempo com uma criança de cinco anos para lhe garantir muita diversão e estimular seu desenvolvimento ao mesmo tempo? Em primeiro lugar, recomenda-se focar todas as atividades físicas e trabalhos de destreza que requerem precisão. Uma criança de 5 anos certamente se interessará por atividades esportivas, caminhadas ao ar livre, jogos em equipe ou rotinas de dança descomplicadas. 

Desenhar, pintar, recortar, colar ou modelar com plasticina ou massa de sal também trará muita alegria, estimulando a imaginação. Lembre-se sempre de combinar o tipo de brincadeira com os interesses, necessidades, predisposições e humor da criança. Também é importante lembrar que uma criança de cinco anos gosta de variedade e mudança, então experimente e procure novas ideias.