7 de julho de 2022

Como o crochê pode ajudar prematuros a sobreviver na UTI

Lidar e saber cuidar de bebês prematuros exige muita responsabilidade e é um processo muito delicado. Tanto para os papais e mamães, quanto para os profissionais da saúde que estão envolvidos.

Um bebê já demanda a necessidade de muito cuidado, sendo necessário seguir certos “protocolos” a respeito da alimentação, banho, trocas de roupinhas e fraldas e assim por diante. E quando o caso são as necessidades de um bebê prematuro, todos esses cuidados devem ser dobrados. 

O tempo que um bebê prematuro passa na UTI é crucial para que ele possa ir para casa forte e saudável. Apenas remédios não é o suficiente, é preciso que o bebê se sinta seguro, confortável e amado desde esses primeiros dias de vida. 

A presença dos pais em uma UTI nem sempre é permitida, e todos sabem como é importante que o bebê sinta a presença deles, principalmente a presença da mãe. A presença da figura materna ajuda o bebê a se acalmar e a ficar significativamente mais seguro e confortável no ambiente em que está. 

Mas como a presença das mamães nem sempre é permitida dentro de uma UTI neonatal, principalmente durante todo o tempo, existe um projeto que foi desenvolvido na Dinamarca no ano de 2013 que vem mostrando ser de grande ajuda para esses bebezinhos. 

Este projeto se chama Projeto Octo e tem como objetivo deixar um polvo totalmente feito de crochê dentro da incubadora com o bebê para fazê-lo sentir-se mais seguro e confortável, além de ajudar a melhorar a saúde do bebê de forma significativa, mesmo sem a presença da mãe o tempo todo. 

Mas como esse projeto funciona e por que a presença de um polvo de crochê ajuda os bebês? É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo, para que você entenda exatamente como um simples polvo de crochê pode ser benéfico para a saúde de um bebezinho prematuro. 

Como o polvo de crochê ajuda a melhorar a saúde dos bebês prematuros na UTI?

Difícil de imaginar como um simples polvo de crochê pode ser capaz de ajudar tanto assim pequenos bebezinhos prematuros, não é verdade? Mas na verdade, é bem simples de entender como esse projeto funciona. 

Os tentáculos do polvo remetem o bebê ao cordão umbilical, o que os faz ficar mais tranquilos e se sentir muito mais seguros quando os abraçam, como se ainda estivessem na barriga da mãe. 

A ajuda do polvo de crochê é completamente terapêutica, visto que quando os bebês se sentem mais seguros, eles conseguem se desenvolver melhor, o que faz com que a saúde deles melhore muito e de forma muito mais rápida.

Além disso, todos os bebês têm o reflexo de agarrar tudo que vêem pela frente, e ter os tentáculos do polvo de crochê para agarrar evita que eles puxem a sonda e os demais dispositivos que possam haver na incubadora, o que evita que eles sejam manipulados o tempo todo. 

Mas qualquer polvo de crochê ajuda?

Na verdade não é bem assim que funciona. Existem alguns requisitos que o polvo de crochê precisa se encaixar para ser permitido pelo hospital a ficar dentro da incubadora com o bebê. 

Primeiramente, o polvo não deve e não pode ser muito grande e seus tentáculos não podem ultrapassar os 22 centímetros. Ele deve ser confeccionado 100% em algodão, para que possa ser esterilizado e lavado com frequência. 

A parte da cabeça do polvo deve ser toda preenchida com fibra acrílica lavável até 60°C. A manta acrílica não pode e não deve ser utilizada. 

Os olhinhos, a boquinha e demais detalhes que possam haver no polvo não devem ser pregados ou feitos de algum material duro. É preciso fazer tudo bordado apenas com linha de algodão.

Se o polvo de crochê seguir todas essas recomendações ele estará apto para ficar com um bebe prematuro dentro da incubadora de uma UTI neonatal, além de poder permanecer na vida do bebezinho quando ele for para casa também, pois o ajudará a dormir melhor. 

Existe uma receita polvo amigurumi que é perfeita para os bebês que estão nessas condições. Além de ser muito simples de fazer, irá ajudar o bebê a se sentir muito melhor em um período muito mais curto de tempo.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →