8 de dezembro de 2022

Conheça as Profissões que Estão em Alta no Mercado de Tecnologia

Saiba algumas das principais profissões dentro de um dos mercados mais promissores do mundo.

Além de transformar o cenário nas mais diversas áreas, a tecnologia vem se mostrando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Atualmente, não tem como pensar em inovação sem pensar nos avanços tecnológicos. No campo profissional não poderia ser diferente, visto que muitas profissões foram aparecendo no mercado por causa da tecnologia.

É por isso que o segmento da Tecnologia da Informação (TI) ocupa uma fatia considerável do mercado, pois além de ter uma oferta grande de serviços, frequentemente presta suporte e consultoria a muitos setores, como o industrial, o comercial, o varejista, o corporativo etc.

Segundo o levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), em 2020, o Brasil ficou em nono lugar entre os principais mercados de TI no mundo, movimentando US$50,7 bilhões. Por essa razão, listamos algumas das atividades desse setor que você deve conhecer.

  • Desenvolvedor de Jogos Digitais

O mercado de jogos vem crescendo cada vez mais, principalmente por causa dos avanços da tecnologia que acabam resultando na entrada de novos profissionais nessa área. Com isso, a profissão de desenvolvedor de jogos está em alta.

Para se inserir nessa área é necessário fazer a capacitação para se tornar um profissional. O curso é bastante prático e possui uma duração menor se comparada com outras graduações. Além da criação de games, o profissional desse ramo também pode atuar com o desenvolvimento desses jogos para outras plataformas, como por exemplo para sites de casino online.

Sem dúvida, é uma área que torna possível transformar o gosto pelos videogames numa profissão bastante lucrativa.

  • Engenharia de Dados

A primeira carreira dessa nossa seleção é a de engenheiro de dados. Quem segue a área se torna responsável direto pelo processo de coleta de dados dos mais diferentes sistemas, aplicativos, programas, plataformas e afins que pessoas físicas e jurídicas usam no dia a dia.

A partir daí, o profissional repassa essas informações para um servidor central para que esses dados sejam investigados, analisados e mensurados por colegas de TI para que as organizações possam alterar e fazer manutenções nos produtos e serviços que ofertam.

  • Segurança da Informação

Uma terceira alternativa entre as profissões em alta em 2021 é a de Segurança da Informação. Esse é um campo voltado para modelar a infraestrutura digital das companhias e garantir que informações internas e externas sejam transmitidas e recebidas de forma segura e confidencial entre elas e os clientes, fornecedores, parceiros comerciais e afins.

  • Gestão de Negócios de IA

Com pós-graduação em Inteligência Artificial, o gestor de negócios de IA promove e adota estratégias para melhorar o alcance, o engajamento e a performance das empresas na internet por meio de recursos tecnológicos automatizados. É um segmento que tem ganhado muito espaço no mercado, principalmente nos setores industriais, de transporte e logísticos, por permitir que desde linhas de produção até serviços presenciais se tornem menos dispendiosos, geridos por dados e fiquem integrados a outros setores organizacionais

O mercado para quem se interessa por tecnologia é cada vez mais receptivo. Basta saber escolher a área que você possui maior afinidade, se dedicar e estudar bastante, que a sua inserção no mercado de trabalho não será um problema. Bons estudos.