Avalie os critérios necessários para escolher a melhor opção na sua empresa.
As soluções de pagamento já fazem parte da experiência do cliente no dia a dia. Se a sua empresa tem um sistema de pagamento confiável, seguro e fácil de usar, são altas as chances de que você consiga fechar a maior parte das vendas e aumentar os seus lucros.
Escolher sistemas seguros, adotar a melhor maquininha de cartão de crédito ou ter um site fácil de usar são formas de potencializar os bons resultados financeiros da sua empresa. Caso queira identificar e adotar as melhores soluções para o seu negócio, hoje vamos mostrar a você cinco maneiras de fazer isso da forma correta.
Conheça o seu público
Não adianta querer disponibilizar o Pix como pagamento em uma região onde a maioria das pessoas não tem smartphone. Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é conhecer o tipo de cliente que frequenta a sua loja e qual a solução que esses clientes consideram mais conveniente.
Se você atende um público jovem, pode dar preferência a meios de pagamento on-line (com links de pagamento) e também a serviços de pagamento por aproximação. No entanto, se o seu público é mais idoso, considere a ideia de utilizar a clássica maquininha de cartão com uma interface intuitiva e fácil de visualizar.
Proteja-se contra fraudes
A segurança é um dos aspectos mais importantes ao escolher um sistema de pagamento. Ela deve valer tanto para o seu cliente, protegendo as transações, quanto para a sua empresa, visando combater o risco de fraudes.
Nesse sentido, dê prioridade a soluções de pagamento com proteção contra fraudes, sobretudo caso a sua empresa tenha um site. Opte, assim, por certificados de combate a ataques de phishing e ferramentas de segurança que impeçam o roubo de informações sensíveis dos clientes.
Quanto aos meios físicos, você pode se prevenir de golpes tomando algumas atitudes. Por exemplo, ao escolher maquininhas que ofereçam proteção contra roubo de dados e chargeback, que é o estorno fraudulento das compras.
Maquininhas múltiplas
Costumamos associar as maquininhas de pagamento com cartões de crédito e de débito, mas elas não possuem apenas essas modalidades de pagamento. Atualmente, é possível utilizar uma maquininha para fazer as suas vendas via Pix por meio de QR Code com a mesma facilidade que as no cartão.
Além disso, as compras via Pix não correm o risco de sofrer fraudes com chargeback, o que mantém a sua empresa protegida contra golpes. E suas interfaces são mais seguras e intuitivas do que ter um QR Code ou a chave-Pix impressas. Por isso, escolha maquininhas que tenham várias formas de pagamento, para que, assim, você consiga aumentar as suas vendas.
Verifique os custos
Sim, você tem que arcar com valores pelo uso de pagamentos digitais, mesmo que alguns deles consigam “disfarçar” essas taxas. Os principais custos desses meios de pagamento geralmente incidem de duas formas:
- taxas de transação: podem ser fixas ou virem como um percentual sobre o valor de cada venda realizada;
- custos de aluguel: algumas empresas cobram um valor mensal para disponibilizar maquininhas de cartão, como uma espécie de taxa de aluguel;
- taxas de antecipação: essas taxas são cobradas em compras feitas a prazo, caso você queira antecipar o valor das parcelas. Em troca da antecipação, a empresa cobra um percentual sobre o valor a antecipar.
Em muitos casos, você pode negociar os custos e reduzir essas taxas caso a sua loja tenha um grande volume de vendas mensal. Há também as empresas que isentam alguns desses custos, mas que podem diluir o valor nas taxas cobradas.
Caso você esteja na dúvida, consulte pelo menos três operadoras e peça todos os detalhes sobre as taxas cobradas. Isso vai ajudá-lo a ter uma base de quais são os preços cobrados e, assim, facilitar a escolha da melhor alternativa.
Expansão e mobilidade
Por fim, você com certeza deseja ver o seu negócio crescendo, certo? No entanto, ao mesmo tempo, não quer escolher um sistema de pagamento que vai deixá-lo na mão, travando ou impedindo de processar pagamentos em momentos de pico.
Se você planeja expandir o seu negócio ou trabalha com múltiplas formas de atendimento, precisa levar isso em conta na escolha de uma solução de pagamento adequada. Por exemplo, caso tenha um negócio físico, mas também faça atendimentos em domicílio, pode investir em um sistema que tenha link de pagamentos ou em uma maquininha que ofereça conexão 3G.
Dessa forma, você pode ter um aumento no volume de transações ao conseguir fazer vendas em domicílio ou fora da empresa. E, se a sua empresa tem filiais, vale a pena investir em um sistema integrado que facilite a inclusão de novas lojas.