2 de fevereiro de 2023

Qual a diferença entre score e rating?

No artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre o mundo das finanças. Se você mora no Brasil, provavelmente viu o grande “boom” que o mundo das finanças deu entre 2015-2022 e cada vez mais os jovens brasileiros estão querendo aprender sobre finanças. Se você é brasileiro, provavelmente já ouviu falar sobre score, Serasa, SPC Brasil e etc, correto? Mas, você de fato sabe o que é o score bancário a fundo e rating?

No artigo de hoje iremos explicar com exatidão o que são cada uma dessas siglas que as pessoas tanto falam e qual é a sua importância. Pois, você sabendo isso e possuindo uma visão empreendedora, você poderá fazer uma renda extra ou quem sabe rios de dinheiro.

Score Bancário

O Score bancário, basicamente é a sua pontuação nos birôs de créditos, tais como Serasa, SPC, boa vista (existem outras) mas as mais famosas são essas. Sua pontuação de 0 a 1000 pontos e basicamente serve como “termômetro”. Em cima do seu score bancário é possível saber se sua saúde financeira anda boa ou ruim. Digamos que você precisa de um empréstimo bancário, financiamento ou melhores cartões de crédito e você solicita isso em alguma instituição financeira (Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil), a primeira coisa que essas instituições irão fazer é consultar seu score no Serasa, SPC ou boa vista, e, basicamente em cima disso irão ver se é possível a liberação de crédito para seu CPF.

Agora, você entende a importância de ter uma saúde financeira boa? Imagina que você precisa de capital de giro para “salvar” sua empresa e vai ate o banco e não é aprovado? Imagina você precisar comprar um carro para trabalhar e é reprovado no financiamento? Imagina você precisar de um empréstimo rápido para fazer uma cirurgia e ser negado? Tudo isso começa a partir do seu score, então é muito importante você manter seu score sempre alto ou no mínimo razoável. Caso queira aprender mais sobre como aumentar o score existem centenas de sites e vídeos que ensinam isso.

Rating Bancário

Agora que você sabe a importância do score, iremos aprender o que é o rating bancário. Acredito eu, que 99% da população brasileira sabe o que é score bancário mas não sabe o que é rating. Muitas pessoas acabam ficando “loucas” da vida, quando vão ate o banco e são negadas em algum empréstimo, seja lá qual for, financiamento, cheque especial, cartão de crédito e etc. A revista exame elaborou uma pesquisa apontando que 90% das pessoas mesmo com um score alto acabam sendo negadas em algum empréstimo, pois, acreditam que o score alto já é o suficiente.

É aqui que o rating bancário entra em ação, ter um score alto no Serasa, boa vista, SPC é apenas uma das coisas que as instituições financeiras analisam. Um dos principais pontos é o RATING bancário. Basicamente o rating bancário serve como “score interno”. O Serasa, Boa Vista, Spc servem como “score externo”. Todos os bancos trabalham com rating bancário, pois, na maioria das vezes você ate tem um score alto no Serasa, mas tem um score baixo (rating baixo) na instituição.

Mas porque isso acontece? Acontece pois você não tem relacionamento bancário com a instituição, basicamente, você não da lucro para o banco. Apenas tem uma conta bancaria aberta, mas não possui nenhum dos serviços oferecidos por eles, como por exemplo: titulo de capitalização, consorcio, pix cadastrados, e assim por diante. Existem inúmeros serviços que o banco oferece para você e que você não utiliza, logo, você não da lucro para o banco, e assim, seu score interno ou rating bancário é baixo. É muito importante ter um equilíbrio em ambas as partes, tanto no score interno quanto no externo.

E você, sabia disso? Compartilhe esse artigo com o maior número de pessoas e vamos transformar a educação financeira o mais popular possível. Espero que tenham gostado desse artigo e nos vemos na próxima.