23 de abril de 2024

Startup uCondo cria plataforma de gestão financeira e de relacionamento entre moradores de condomínios

Por meio de um aplicativo, moradores, síndicos e administradoras de condomínios podem fazer gestão financeira, ter mais transparência, reduzir inadimplência e melhorar o convívio entre os moradores

Com menos de segundos e alguns cliques, receber encomendas, agendar reuniões e realizar gestão financeira de condomínios fica mais fácil, transparente e rápido com a uCondo. Fundada em 2015, em Curitiba (PR), a empresa oferece uma plataforma de administração de condomínios completa, permitindo que as pessoas tenham mais controle financeiro, previsibilidade, transparência, reduzam a  inadimplência e melhorem a comunicação e o convívio entre os moradores, com processos para todas as necessidades de funcionamento.

Em 2022, registrou número recorde de novos usuários, atingindo 3 mil condomínios e mais de 240 mil moradores. As expectativas para 2023 são as melhores, uma vez que atua em um mercado promissor: são mais de 500 mil condomínios no Brasil e 65 mil administradoras.

A plataforma consegue, seja via telefone ou computador, simplificar e otimizar o dia a dia de administradoras e também de quem mora em prédios ou outros tipos de condomínios. Ela conecta todos em um só lugar, a exemplo de moradores, síndicos, administradoras, porteiros e bancos. Além de mais praticidade e eficiência nos processos, gera economia real com isenção da maioria das taxas bancárias, geração de boletos e folha de pagamento de colaboradores, entre outros.

“A uCondo traz a solução inovadora para o setor, com preço que cabe no bolso e uma jornada completa de comunicação e gestão financeira condominial. Pensamos em cada necessidade de toda essa cadeia e criamos soluções eficazes, de fácil compreensão em uma plataforma intuitiva”, afirma  Marcus Nobre, CEO da uCondo. Ele também destaca que, a plataforma foi desenvolvida para ser usada com tranquilidade por todos, incluindo adolescentes e pessoas idosas, tendo informações objetivas e acessíveis, com a melhor usabilidade do mercado.

Como facilitar a rotina dos moradores de um condomínio?

Com as funcionalidades disponíveis na uCondo, fica muito mais prático fazer a gestão completa de condomínios e facilitar o dia a dia dos moradores:

  1. Gestão financeira: é possível controlar o financeiro, disponibilizar o pagamento das taxas do condomínio, automatizar o controle de consumos, acompanhar o fluxo de caixa e quem ainda não pagou as contas, enviar lembretes de pagamentos para os moradores e ainda controlar os pagamentos de profissionais e fornecedores.

  2. Economia: redução de taxas de emissão, registro, cancelamento e segunda via de boletos (a cobrança acontece apenas quando o boleto é compensado), além de valores cobrados para manutenção da conta bancária.

  3. Transparência: as pessoas podem receber relatórios com prestações de contas atualizados em tempo real e conferir o balancete.

  4. Redução da inadimplência: gestão automática com lembretes e avisos; balancetes em tempo real para prestação de contas do síndico; automatização de envio de boletos e PIX; plano de contas automático;

  5. Comunicação simplificada: os canais de conversas estão reunidos em um só lugar e a comunicação é otimizada, seja no envio de avisos, atualização de regras de convivência, abertura de chamados entre moradores, síndicos e administradoras; além do primeiro marketplace de condomínios do Brasil com cupons de descontos exclusivos; entre outros.

  6. Melhora no convívio entre os moradores: fazer reservas de uso de espaços comuns, reclamações, votar em enquetes, falar com o síndico, liberar acessos na portaria, autorizar o recebimento de entregas, receber avisos e comunicações também são funções disponíveis pela uCondo. Todas contribuem para uma integração condominial e para o bem-estar, melhorando o convívio entre os moradores do condomínio, uma vez que as pessoas se tornam incluídas nos processo de administração.

“Nos últimos anos, a digitalização dos condomínios vem avançando e trazendo mais qualidade de vida e agilidade nos processos. Avaliamos que as burocracias administrativas podem causar estresse e má gestão, como aumento de inadimplência e falta de transparência. Assim, vimos o potencial inovador em ter uma plataforma que reunisse todas essas tarefas, onde todos podem acompanhar em tempo real o que está sendo feito”, destaca o CEO da uCondo, startup que busca sempre evoluir, avaliando as sugestões dos usuários e acompanhando as tendências do mercado e possibilidade de melhorias de qualidade de vida.

Muitas tarefas consideradas comuns podem ser complexas quando envolvem dezenas ou, por vezes, centenas de pessoas. Elas passam a ser mais simples e são realizadas com um clique, com rapidez na resposta e resultados. “Com a uCondo, em poucos segundos, os boletos são cadastrados automaticamente no Banco Central e gerados para pagamento. O administrador pode gerar esses boletos e enviar, dentro da própria plataforma, ao morador”, exemplifica Nobre.

Plataforma oferece canal para denúncias sensíveis de forma sigilosa

A plataforma uCondo conta, também, com canais de denúncias sensíveis, tudo de forma sigilosa. Em casos de violências, principalmente doméstica, ainda muitos condomínios não sabem como ajudar as vítimas e implantar canais de denúncias que protejam as vítimas e denunciantes. Dessa forma, moradores e vizinhos ficam com medo de denunciar e serem alvos de retaliações, por exemplo, ou expor as vítimas. “Pensamos muito nesse tema e desenvolvemos um canal, onde as pessoas podem reportar as situações com segurança, tendo proteção a si e às vítimas”, reforça Leonardo Mack, COO da uCondo.

Criada com o propósito de oferecer mais qualidade de vida para as pessoas que moram em condomínios, solucionando problemas e promovendo melhor convivência, a startup já foi acelerada pelo Oxigênio, LIGA, Porto Seguro, Plug&Play, pelo programa Scale UP, da Endeavor e faz parte do Órbi Conecta, o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais.

Vagas abertas para quem quer trabalhar na uCondo 

Em expansão, a startup avança na contratação de profissionais, especialmente da área de tecnologia, com abertura de 20 vagas até o fim do ano e com expectativa de mais de 100 para o primeiro semestre de 2023. Todas as posições são CLT, remoto, com benefícios e equipamentos oferecidos pela empresa. Para acompanhar as oportunidades abertas, acesse a página de vagas do site da uCondo. Hoje, a empresa conta com 40 colaboradores.

Sobre a uCondo – Fundada em 2015, por Marcus Nobre (CEO), Leonardo Mack (COO), Juliano Corso (CTO) e Ivan Benkendorf (PM), em Curitiba (PR), a uCondo é  uma plataforma de administração de condomínios e se destaca no mercado por trazer uma solução inovadora para o setor e que cabe no bolso: um sistema e  um aplicativo que oferecem uma jornada completa de comunicação e gestão financeira condominial.

Conecta síndicos, administradoras, moradores, porteiros e bancos em um único lugar. Atualmente, a startup reúne cerca de 3 mil condomínios e mais de 240 mil moradores. Foi acelerada pelo Oxigênio, LIGA, Porto Seguro, Plug&Play, pelo programa Scale-Up Endeavor, e faz parte do Órbi Conecta, o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais.